Geral

Estrela: o que é, como surge, quais suas características?

Estrela

Quem nunca olhou para o céu e ficou se perguntando de onde vinha aquela estrela brilhante que os seus olhos focaram? O mundo das estrelas fascina centenas de pessoas há séculos, a curiosidade é tanta inclusive, que existem cientistas que as estudam até hoje. Com tantos equipamentos modernos, é possível saber características mais específicas sobre elas.

O que é uma estrela e como elas surgem?

São através das chamadas nebulosas que as estrelas nascem e se constituem. Aliás, sua maior composição é de partículas sólidas e poeira.

A força da gravidade é o nome que se dá segundo os cientistas para o agrupamento das partículas que se atraem reciprocamente formando uma nuvem ou nebulosa como são chamados esses fenômenos. Essa matéria presente nas nebulosas se agrupam formando então ao que conhecemos como estrelas.

Quando vemos uma estrela não nos damos conta do seu verdadeiro tamanho. Esses astros podem ser gigantescos e a temperatura presente dentro do seu interior elevadíssima. A intensidade dessa temperatura e o aquecimento que existe em seus núcleos são tão altos, que são liberados os excessos em forma de luz e calor. É justamente a presença desse calor e dessa luz que diferencia as estrelas dos planetas, que não possuem luz própria.

A irradiação desse brilho estrelar é feita por todo o espaço até chegar aqui no planeta Terra, na forma de luz como conhecemos. Diferente dos planetas, as estrelas, nascem, evoluem e depois morrem, igual ao nosso Sol, que um dia morrerá.

Quais são as características principais de uma estrela?

A estrela que você no céu hoje, pode nem existir mais sabia? Aqui na Terra, o que vemos dela, pode ser apenas o seu passado, principalmente se essa estrela estiver extremamente longe. Ela pode até ter se transformado em outro corpo celeste inclusive.

O que estamos vendo aqui da Terra é apenas a luz dessas estrelas, essa luz viaja a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo. É uma velocidade muito rápida, mas mesmo assim, a distância da Terra para as estrelas é muito grande, ou seja, até a luz chegar aqui, a estrela pode nem existir mais.

Existem algumas características que são observadas pelos cientistas para que seja possível montar a ficha de uma estrela. Conheça a seguir que características são essas:

1 – Espectroscopia da temperatura

Os astrônomos através desse método conseguem fazer uma classificação mais precisa em relação as características dos espectros de cor de uma estrela. Consequentemente a sua temperatura também, pois uma coisa está ligada a outra. Essa temperatura é medida em Kelvin. Assim que os cientistas descobrem a temperatura de uma estrela, o próximo passo é saber qual a composição química delas.

As estrelas de cor azul geralmente são as mais quentes, pois possuem uma capacidade maior de ionizar o hélio que existe em sua atmosfera.

2 – Espectroscopia da sua rotação

Os cientistas analisam a velocidade com que uma estrela gira para determinar qual o seu valor de rotação. Existem algumas que giram muito rápido, chegando a 200, 300 Km/s, enquanto existem outras que giram muito devagar, cerca de 2 Km/s, como é o caso do nosso Sol. Quando as linhas espectrais forem estreitas, a velocidade será menor, e quanto mais largas, a velocidade será maior.

3 – Qual a distância em relação a Terra

Essa é outra característica observada pelos astrônomos para descrever uma estrela. Os cientistas utilizam a triangulação provocada pelo efeito paralaxe para determinar qual a distância dessa estrela em relação a Terra.

Esse efeito paralaxe nada mais é do que a medição de um objeto visto por diferentes ângulos.

4 – Tamanho e brilho

Os cientistas determinam o tamanho do brilho de uma estrela através da medição do seu raio. Quanto maior ele for, mais brilho ela terá. Esse raio é classificado em cinco tipos diferentes, são eles:

  • I: Supergigante;
  • II: Gigante luminosa;
  • III: Gigante;
  • IV: Subgigante;
  • V: Anã de sequência principal.

5 – Qual a idade da estrela

A estrela como dissemos é diferente dos planetas, pois possuem início, meio e fim. Esse ciclo é dividido em fases, cada uma delas com duração e propriedades específicas. Lembrando que esse caminho de fases não é igual para todas as estrelas, pois tudo vai depender da massa inicial formada.

As principais etapas são:

  • Protoestrela: Essa fase marca o nascimento de uma estrela, onde ocorre o colapso provocado pela nebulosa, onde surge uma nuvem de gás e poeira;
  • Sequência principal: Período longo correspondente a 90% da existência de uma estrela;
  • Anã branca: Fase final das estrelas considerada até oito vezes maiores que o sol;
  • Estrela de nêutrons ou buraco negro: Essa fase já o final de uma estrela, principalmente as que possuem uma massa correspondente a oito vezes maior do que o sol.

Estrela

Por que as estrelas piscam tanto?

Essa é uma das perguntas que mais as pessoas fazem, se a estrela possui luz próprio, porque ela pisca tanto? Essa luz que ela carrega fica oscilando?

Por estarem a muitos quilômetros de distância, esse piscar delas é normal, pois ocorre devido as mudanças que acontecem no ar da atmosfera.

Quais são as 3 maiores estrelas do Universo?

Os estudos e pesquisas em relação as estrelas e todos os corpos celestes são feitos praticamente todos os dias. Foi por causa disso que informações valiosas foram descobertas, como por exemplo, que o Sol é uma estrela de pequeno porte.

Com base nisso, vamos ver a seguir quais são as três maiores estrelas do Universo de acordo com a NASA:

1 – VY Canis Majoris

Esse nome imponente não é dado por acaso, seu diâmetro possui uma marca de nada menos do que 2.100 vezes de diâmetro maior do que o nosso Sol. Isso significa que dentro dela caberiam só três bilhões de planetas Terra. Localizada na constelação de Cão Maior, essa estrela vem se despedindo, pois segundo cientistas está em fase de morte.

2 – WOH Cephei

Essa é a segunda estrela hipergigante de cor vermelha que possui um diâmetro de aproximadamente 2000 vezes maior que o nosso Sol. Localizada aparentemente na Grande Nuvem de Magalhães.

3 – V354 Cephei

Essa é uma estrela supergigante que se localiza na nossa Via Láctea e que possui um diâmetro de 1520 vezes maior do que o nosso Sol.

Como se utiliza a palavra estrela popularmente

A palavra estrela também é utilizada de maneira popular para designar artistas, cantores, jogadores de futebol, entre outros, que se destaquem em algum meio de comunicação.

Comentar