Geral História

O que é apropriação cultural? Como saber se estou cometendo esse erro? Entenda!

Apropriação cultural, como a própria palavra já supõe, é o termo referente à toda e qualquer forma que uma cultura adota elementos específicos de uma outra cultura distinta. Por exemplo, ideias, símbolos, artefatos, imagens, sons, objetos, formas ou aspectos comportamentais que, uma vez removidos de seus contextos culturais originais, podem assumir significados totalmente diferentes e até problemáticos.

Um exemplo prático que é facilmente notado no cotidiano é quando uma pessoa branca de dreads é vista como descolada, mas, por outro lado, uma pessoa negra com o mesmo penteado é encarada como “suja”.

Veja também – Quem é Pikachu? Significado e características

Segundo a colunista Stephanie Ribeiro, “Apropriação cultural NÃO É UMA CRÍTICA SOBRE O INDIVÍDUO BRANCO, mas sobre uma estrutura racista nociva que apaga e silencia os demais”.

Por que a apropriação cultural é um problema?

Primeiramente, é preciso entender a história de opressão que os povos que antecederam a chegada dos europeus ao nosso país sofreram. E entender também, que além disso, eles tinham uma cultura, a qual os brancos tentaram ofuscar. Ou seja, se trata de todo um contexto de opressão que eles sofreram e até hoje sofrem, mesmo que “mascarado”.

A apropriação cultural se caracteriza, desse modo, quando membros de uma cultura dominante incorporam elementos de outra cujos integrantes sofreram opressão sistemática daquele mesmo grupo dominante;

apropriação cultural

Esses elementos culturais apropriados podem ser acessórios, trajes típicos, música, dança, símbolos e crenças religiosas, idioma e expressões linguísticas, conhecimento tradicional, arte, culinária e afins, que são adotados sem permissão por uma cultura dominante que explorou ou oprimiu o grupo minoritário — por meio da colonização, do genocídio, da escravidão, como foi explicado — ou por quem não entende o significado cultural do elemento incorporado;

Veja também – Significado de segregação, conceitos e exemplos

O que é e o que não é apropriação cultural

Deve-se tomar cuidado para não confundir apropriação cultural com outros termos semelhantes, porém com conceitos distintos, como o de intercâmbio cultural, que acontece quando pessoas de culturas diferentes compartilham aspectos de sua cultura, porque aqui o elemento de dominação não existe; ou assimilação cultural, que ocorre quando um grupo marginalizado se vê obrigado a incorporar aspectos da cultura dominante para poder sobreviver;

A apropriação cultural é quando, por exemplo, uma pessoa branca decide usar turbante ou tranças, que são aspectos exclusivos da cultura negra. Ou então, apropriar-se, de alguma forma, de um cabelo afro, ou quando tentam apropriar-se de estilos musicais criados pelos negros.

Contudo, o fato de uma pessoa branca usar acessórios ou incorporar elementos que pertencem a outra cultura não a faz uma má pessoa nem uma transgressora, o problema está quando quando expressões culturais, como a música, a arte e a própria moda, de um grupo minoritário são adotadas por um grupo dominante e passam a ser associadas a ele.

O melhor a se fazer, para evitar conflitos desse tipo é antes de incorporar algum aspecto que pertence a outra cultura minimamente distante da sua, se informe a respeito de seu significado e de todos os desafios que os integrantes dessa cultura tiveram e ainda têm que enfrentar na nossa sociedade.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice