Expressões em inglês Geral

Dread: o que é? Como fazer? Confira!

O que é dread

A palavra dread provém do idioma inglês e que traduzida para a nossa linguagem significa “o medo” ou “pavor”. Porém, além desse significado literal, o termo também pode ser usado como uma abreviatura da expressão ‘dreadlocks’ (tranças) que é utilizada para caracterizar um estilo de cabelo baseado em fios emaranhados que lembram a aparência física de uma corda.

Veja também – Significado de lounge

Os dreads se tornaram muito populares no mundo entre as décadas de 60 e 70 por conta da crescente influência do cantor Bob Marley e do surgimento da cultura rastafári. Mas apesar de ter se tornado mais popular durante essa fase, a origem dos dreads está remotamente relacionada a tribos étnicas antigas que viviam em diversas regiões da Etiópia. Além disso, provas físicas encontradas por arqueólogos em escavações no Egito comprovam que os dreads também eram muito populares entre os antigos egípcios. Tanto artefatos antigos com imagens de pessoas usando esse tipo de penteado quanto múmias encontradas com dreads nos cabelos, foram suficientes para comprovar que essa cultura já existe há muito tempo.

Hoje, dreads são utilizados por pessoas mais alternativas como hippies, por pessoas que possuem determinadas religiões que adotam esse tipo de cultura como uma forma de demostrar respeito a Deus, como no rastafarianismo, por exemplo; por questões políticas ou apenas por motivos estéticos.

Apesar de serem usados por pessoas de determinados segmentos ou estilos de vida, dreads podem ser utilizados por qualquer pessoa. Apenas basta ter noção de que é algo que precisa de cuidados, como qualquer tipo de cabelo, e que precisa ser feito por especialistas, para que nenhum problema surja no momento ou no decorrer do tempo.

Existem diversos tipos de dreads, mas os mais comuns são os sintéticos ou de lã, alguns chegam até mesmo a ter um custo extremamente alto, como os utilizados pela atriz Cléo Pires em 2015.

O Hairstylist da atriz, Marcos Baroni, revelou a revista Ego que os dreadlocks utilizados pela atriz demoraram 12h para serem feitos e custou nada mais, nada menos que R$ 4,5 mil.

No entanto, apesar de serem partes de certas culturas e de existirem diversos tipos de dreads com diversos preços, ainda hoje existe muito preconceito para com quem utiliza esse tipo de cabelo. Muitas pessoas acreditam que o uso dos dreads está diretamente associado à falta de higiene ou que apenas usuários de drogas, mais especificamente usuários de maconha, são as principais pessoas que optam por essa aparência nos fios, mas como vimos acima, isso é preconceituoso e incorreto.

dread

Dreads como fazer

Basicamente, dreads são feitos com fios de cabelo embaraçados e que são enrolados várias vezes até formar uma espécie de nó.

É muito importante saber que todo tipo de procedimento precisa ser realizado por profissionais para que nenhum tipo de desastre aconteça, mas caso você apenas tenha interesse em saber como os dreads são feitos, confira a seguir:

  • Primeiro o cabelo é separado por mechas finas e logo em seguida é penteado de forma contrária ao crescimento dos fios.
  • Após feitos os emaranhados, as mechas são enroladas e penteadas no sentido contrário outra vez.
  • Por fim, uma agulha de crochê é utilizada para impedir que os fios se soltem. Dessa forma, o penteado só sairá se cortar o cabelo em sua raiz.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica