Geral

Significado de transgênero: entenda o conceito da palavra

O que é?

Transgênero é a definição dada a um indivíduo que se identifica com um gênero diferente do sexo que lhe foi atribuído no momento do nascimento.

Definição:

  • Origem: Do latim trans, que significa “além de”, e do sufixo gênero, que quer dizer “substantivo que identifica e diferencia mulheres e homens”.
  • Sinônimos: Transexual, transgeneridade, transgenerismo.
  • Antônimos: Cisgênero (pessoa que se identifica com o gênero que condiz com o seu sexo biológico).
  • Classe gramatical: Substantivo comum. Torna-se adjetivo quando colocado junto a um substantivo, como por exemplo, “homem transgênero”, “mulher transgênera”, “comunidades transgêneras”.

Entenda melhor o que significa transgênero

Transgênero – ou trans, como também pode-se chamar – é uma pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele que corresponde ao sexo do seu nascimento. Mas, ao contrário do que muita gente pensa e do tabu que circundou o assunto na sociedade atual, a transgeneridade não se trata de um distúrbio psicológico ou uma doença.

Na prática, esse conceito se contrapõe aos conceitos impostos pelas convenções sociais tradicionais, que acredita que só existem dois tipos de gêneros: o feminino e o masculino. Para elas, a identidade de gênero sempre esteve ligada exclusivamente ao sexo biológico das pessoas.

Ou seja, no caso de determinada pessoa que nasceu com um pênis, esta logo deveria ter um comportamento e gostos vinculados ao gênero masculino (homem), tais como jogar futebol, não usar vestidos, brincar com carros, entre outros estereótipos que rodeiam e qualificam o gênero masculino.

O mesmo acontece no caso daqueles indivíduos que nascem com uma vagina, ou seja, do gênero feminino (mulher), que deveriam estar relacionadas e de acordo com estereótipos como brincar de boneca, gostar da cor rosa, usar vestidos, não gostar de futebol, entre outros.

Já um indivíduo transgênero é aquele que, mesmo nascendo com um pênis, por exemplo, não se identifica com o gênero masculino, mas sim com um gênero diferente daquele que é tradicionalmente associado às pessoas com esse sexo biológico. O mesmo acontece no caso de quem nasceu com uma vagina (gênero feminino).

Geralmente, a transgeneridade ou transgenerismo costuma se manifestar nos primeiros anos de vida de uma pessoa. Para os pais, é possível identificar se uma criança é transgênera identificando alguns sinais, como os seus interesses pessoais aos objetos ou comportamentos que são relacionados ao feminino ou masculino. Pode ser um menino que gosta de usar batom, por exemplo, que pode estar demonstrando (ou não) um sinal de transgeneridade.

Por outro lado, a identidade de gênero não necessariamente está vinculada à orientação sexual. Ou seja, um homem transgênero (mulher que se reconhece como do gênero masculino) pode naturalmente ser heterossexual (sentindo atração por mulheres) ou homossexual (caso sinta atração por homens).

Variações de transgênero

Dentro do conceito de transgênero, existem algumas variações de gênero que podem ser inclusas dentro do termo, tais como transexual (referente aquele que indivíduo transgênero que se submete à cirurgia de mudança de sexo), bigênero, genderqueer, crossdresser, pangênero, intersexo, drag queen, entre outros.

E aí? Gostou de saber o significado de transgênero? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que outros amigos também descubram!

Até a próxima…

Leave a Comment