Tecnologia

Conceito, definição e significado de Gmail

O Gmail é um serviço de webmail desenvolvido pelo Google para uso gratuito de todos os usuários da empresa que possuam uma conta para utilizar seus serviços.

Conheça um pouco mais sobre o Gmail

O serviço de e-mails do Google surgiu como um projeto que um de seus funcionários estava desenvolvendo em seu tempo livre, onde conforme a política da empresa, todos os seus funcionários podem utilizar cerca de 20% do seu tempo para se dedicar a projetos pessoais.

O Gmail foi lançado em abril de 2004, mas durante algum tempo apenas usuários convidados tinham acesso ao serviço. Essa política durou até 2007, quando o Gmail passou a ser disponibilizado para todo o público.

A chegada do serviço de webmail do Google ao mercado fez com que as grandes empresas da época, como o Yahoo! e o MSN, precisassem se mexer para se manterem competitivas, já que o espaço de armazenamento oferecido pelo serviço do Google era muito superior ao dos concorrentes.

Enquanto os serviços citados acima ofereciam 6MB e 2MB, O Gmail oferecia aos usuários 1GB de espaço. Hoje o Gmail possui um espaço de armazenamento de 15GB.

Segurança

Por padrão, o Gmail está configurado com o protocolo HTTPS, que faz com que os usuários tenham mais segurança ao utilizar o serviço.

O Hyper Text Tranfer Protocol Secure permite que a comunicação entre cliente e servidor não seja interceptada por terceiros, como por exemplo em compras online.

Esse protocolo sinalizado através de um cadeado na barra de endereços, por exemplo, mostra que a comunicação entre o cliente e o servidor transcorrerá de forma segura através do uso de criptografia.

Isso torna o Gmail extremamente seguro contra possíveis ações de pessoas e programas mal-intencionados.

Recursos

Quem acredita que o Gmail só pode ser utilizado para o envio de mensagens eletrônicas pode se surpreender com as possibilidades que o serviço oferece aos seus usuários.

Grupos

Esse recurso disponível no Gmail possibilita que os usuários criem grupos de e-mails específicos como forma de facilitar a organização das mensagens no dia a dia.

Dessa forma é possível criar um grupo exclusivo apenas com os contatos da faculdade, e outro apenas com os contatos do trabalho.

Quando um grupo é criado sempre que você for enviar uma mensagem para os seus membros não será necessário ficar excluindo os contatos que não tem interesse no conteúdo da mensagem.

Chamadas telefônicas

Muita gente nem imagina que é possível realizar ligações utilizando o Gmail.

Disponível para os usuários brasileiros desde 2011 o serviço de ligações telefônicas pode ser utilizado diretamente no bate-papo do Gmail.

Para fazer uma ligação é necessário apenas clicar no botão “Chamar telefone”, ou então clicar sobre o número de telefone que constem em algum e-mail que você tenha recebido.

A utilização do serviço está condicionada a compra de créditos que podem ser em moedas como o Dólar e Euro. Por isso é ideal fazer uma consulta sobre os valores das chamadas nacionais e internacionais para não ter problemas durante suas ligações.

Logout remoto

Os usuários mais apressados podem acabar deixando suas contas abertas depois de acessar suas mensagens em lugares diferentes, como computadores de terceiros, por exemplo.

O Gmail oferece a possibilidade de realizar o logout da sua conta remotamente.

Para isso basta ir até a parte inferior da página, e clicar na opção “Última atividade da conta – Detalhes”. Essa ação fará com que um popup se abra, mostrando todas as suas últimas atividades.

Nesse momento você consegue verificar todos os IPs onde utilizou sua conta, e caso realmente tenha deixado sua conta logada em um computador de outra pessoa é preciso encerrar a sessão.

Para encerrar as sessões basta clicar no botão localizado na parte superior do pop-up “Sair de todas as outras sessões da Web do Gmail”.

Extensões

O Google Chrome, navegador desenvolvido pela empresa, possui uma grande variedade de extensões que visam oferecer mais recursos e otimizar a experiência do usuário.

Entre todas essas extensões estão as “Ferramentas de Entrada do Google”.

Essa extensão permite que os usuários utilizem um teclado virtual na tela do próprio computador, onde o usuário consegue digitar mensagens em outros idiomas apenas com o clique do seu mouse, retornando com a mesma facilidade para o idioma de origem.

A instalação das “Ferramentas de Entrada do Google” é muito simples e é possível fazer o download da extensão rapidamente.

Mensagens predeterminadas

Quem costuma responder uma grande quantidade de e-mails com o mesmo conteúdo pode encontrar um grande aliado entre os recursos do Gmail.

O recurso de criação de mensagens predeterminadas pode ser facilmente configurado no próprio Gmail, em sua página de configurações.

Depois de acessar a área de configurações, basta acessar a aba “Labs” e em seguida ative a opção “Respostas predeterminadas”.

Com isso sempre que você for enviar uma nova mensagem a opção de respostas predeterminadas estará disponível, fazendo com que você ganhe tempo e agilidade nesse processo.

Gmail offline

Essa é mais uma extensão para Google Chrome que torna possível que os usuários do serviço de e-mail do Google leiam, respondam e realizem outras atividades na sua conta mesmo sem uma conexão com a internet.

O Gmail Offline fará a sincronização de todo o conteúdo e ações realizadas offline assim que o estiver em uso com uma conexão com a internet.

O download do aplicativo em versão beta pode ser feito gratuitamente por qualquer usuário que tenha uma conta Google.

Principais motivos para usar o Gmail

O Gmail é uma das soluções de e-mail mais utilizadas no mundo todo, e sua utilização oferece várias vantagens, como:

  • Visualização de mensagens agrupadas;
  • Bate-papo em voz e vídeo;
  • Capacidade de armazenamento superior aos concorrentes;
  • Acesso via celular;
  • Pesquisa de mensagens;
  • Organização de mensagens através de estrelas, filtros e marcadores;
  • Prioridade para e-mails importantes;
  • Comunicação segura com os servidores do Google;
  • Acesso gratuito;
  • Bom controle de spam.

Conclusão

Sem dúvida o Gmail surgir para revolucionar os serviços de mensagens eletrônicas disponíveis na época de seu lançamento e melhorar cada vez mais a experiência do usuário.

O sistema está sempre recebendo atualizações com recursos que fazem com que ele seja cada vez mais líder em serviços de troca de mensagens eletrônicas.

Comentar