Expressões em inglês

Old School: qual o significado? A que se aplica?

O conceito Old School ajuda a nos lembrar que o estilo de vida e os costumes que temos hoje não foram sempre assim. Embora todos saibam disso, poucos dão a devida importância ao fato de que alguns costumes antigos ainda exercem considerável influência na atualidade, de modo que quase nada pode ser visto ou propriamente considerado como “antiquado”.

Dessa forma, referências de todos os tipos e que, de um modo ou outro, se dirijam a elementos do passado, independentemente da época específica a que aludem, são denominados com o termo “Old School”.

Veja também – Significado de brainstorming

Pensando nisso, abordamos, ao longo deste artigo, o significado do Old School e alguma de suas principais aplicações. Boa leitura!

Em que consiste o termo “Old School”?

A expressão pode ser traduzida literalmente por “velha escola” ou “antiga escola”. Trata-se, em suma de todas as representações de atitudes, roupas e ideias que se refiram aos tempos idos, à chamada “velha guarda”.

Old School, no idioma inglês, é utilizado principalmente para aludir aos ícones e ídolos da música, da moda ou de quaisquer outras expressões culturais e/ ou artísticas. Confira, a seguir, uma breve lista dos desdobramentos nos mais variados campos de atividade humana.

Moda

Na moda, o significado do termo se encontra nos diferentes tipos de roupas usadas nos tempos antigos e que tenham, de algum modo, marcado as gerações anteriores como símbolos de suas épocas.

Entre os exemplos clássicos de objetos da moda que podem ser considerados Old School destacam-se os tênis All-Star e as calças boca-de-sino.

Originalmente criada na década de 1970, as calças de barras largas e que, devido ao seu formato arredondado que atingia os pés, foram chamadas popularmente de “boca-de-sino”.

Peça obrigatória para os frequentadores de discotecas e bailes da época, o estilo tem sido revisado nos dias atuais, inspirando os estilistas que, adotando um aspecto menos rebelde e mais conservador, criaram os modelos de calças “flare”.

Em relação aos famosos tênis All-Star – que se tornou verdadeira referência, até mesmo, para identificar os fãs do Rock – é imperioso mencionar que eles jamais saíram de moda.

Criados na década de 1920, o projeto inicial contava com linhas leves e simples. Além de ser consideravelmente mais achatado, o protótipo original passou por algumas modificações com o tempo e conquistou a preferência dos consumidores.

Há pesquisas que mostram que cerca de 30 mil pares desse tênis são vendidos semanalmente no mundo.

Old School

Música

O estilo Old School engloba, como não poderia deixar de ser, o universo musical: há incontáveis casas noturnas utilizam como tema algumas das canções mais tocadas no passado e muitos estilos que, embora tenham sido criados antigamente, ainda se fazem presentes na cultura contemporânea. O hip-hop é um interessante exemplo desse fenômeno.

Na época em que o estilo surgiu em meios às comunidades mais carentes dos Estados Unidos na década de 1970, seu objetivo maior era expressar as dificuldades sociais.

Ao adaptar a necessidade de lazer entre tantos problemas, o estilo que tem fortes características Old School serve de inspiração a festivais e artistas como os Racionais MCs, Rappin Hood e Thaíde.

Cinema

O papel de destaque do Old School não se dá, apenas, na moda e na música, mas em todos os tipos de expressões culturais. Em 2003, por exemplo, o estúdio DreamWorks levou aos cinemas uma interessante obra cômica que, apesar do título original (Old School), em nosso país foi rebatizado como “Dias Incríveis”.

O filme aborda, justamente, as confusões geradas por quem tenta viver nos dias atuais quase que exclusivamente com elementos antigos ou, mais propriamente, Old School.

O enredo trata, basicamente, de amigos que, ao se reencontrarem uma cerimônia de casamento, passam a ter uma espécie de “crise de nostalgia” em relação aos seus tempos de faculdade.

O efeito dessa saudade é tal que eles resolvem organizar uma fraternidade a fim de resgatar os doces tempos idos, enfrentando situações verdadeiramente inusitadas e que demonstram diversos itens Old School, incluindo, as músicas que compõem a trilha sonora dessa produção.

Old School

Tatuagens

O conceito de tatuagens Old School já está bem consolidado, à medida que traduz as origens das tatuagens. Porém, como identificá-las? Na prática, é bem simples: também chamadas de “tatuagens tradicionais”, o estilo representado pelo Old School é marcado, literalmente, por contornos fortes em cores sólidas e bastante escuras.

Enquanto os modelos tradicionais estão voltando à moda, é necessário resgatar, também, a figura de Sailor Jerry, o precursor das tatuagens Old School. Muito do que é visto nos dias de hoje a respeito da tatuagem Old School nos remete ao nome desse artista.

Marinheiro estadunidense, ele se encantou, quando jovem, com o universo das tatuagens que, então, afloravam por todo o sudeste asiático. As consequências de seu encantamento renderam misturas esteticamente harmônicas, articulando elementos como o misticismo oriental, a “marginalidade” social típica dos marinheiros e o patriotismo militar.

Não demorou para que, além de bagagens e muitas saudades, o marinheiro desembarcasse, também, um novo estilo na história da arte corporal. Nos anos posteriores, ele criou o próprio estúdio, dando vazão a uma criatividade inesgotável, cujas inspirações, atualmente, remetem aos afrescos vintage.

Ao longo das décadas que se seguiram à popularização das tatuagens Old School, as tatuagens se expandiram, em definitivo, como arte para muitas pessoas, porém, ainda em nichos bem distribuídos pelos assim chamados “errantes”, como os fãs do rock ´n roll.

Tal popularização, contudo, permitiu que a arte corporal se tornasse globalizada, aportando elementos culturais oriundos dos mais distintos rincões do planeta para costas, peitos, pernas e braços de milhões e milhões de pessoas em todo o mundo.

Entre as mais relevantes, é possível destacar as tatuagens tribais e, principalmente, as de inspiração oriental que, cada qual a seu modo, imprimiram marcas indeléveis sobre o “new school” das tatuagens.

Por esse motivo, apresentamos, na sequência, alguns dos desenhos assumidos pelo Old School a partir dos traços de incontáveis tatuagens pelo mundo:

  • Ciganas, aludindo aos andarilhos que popularizariam o Old School;
  • Aves, de corujas a pássaros;
  • Marinheiros e tudo o que remete ao universo náutico, como barcos, navalhas e âncoras;
  • Caveiras etc.

Obviamente, você pode utilizar toda a sua criatividade para explorar e criar ideias, isto é, novos desenhos e traços que sejam absolutamente pessoais. Essas foram, somente, algumas das ideias que contribuíram com a propagação do sucesso da tatuagem Old School.

About the author

yasmin