Geral

Saudade: significado, definição, conceitos e curiosidades

Você já deve ter dito a palavra saudade a alguém. Provavelmente quis expressar um sentimento que envolvia muita afetividade. Entretanto, essa palavra não é muito bem esclarecida. Aqui te mostraremos seus significados, algumas curiosidades e como você deve utiliza-la.

Significados da palavra

A saudade é uma palavra derivada do latim, de solitas. No latim ela dizia respeito à solidão. No português foi adquirindo outros significados.

Hoje a usamos para nos referirmos a um sentimento que envolve afetividade. Normalmente se alguém vai embora dizemos que teremos saudades. Ou se faz muito tempo que não vemos a pessoa também usamos o termo.

Veja aqui alguns exemplos de aplicação em frases:

  • Estou com saudades da torta que minha mãe faz;
  • Você deixará saudades;
  • Volte logo. Não quero morrer de saudades.

Observe que nesses três exemplos envolvem um sentimento ao mesmo tempo de dor e de alegria. No primeiro refere-se a uma recordação positiva. Mas também a uma dor não poder comer naquele momento a torta.

Veja também – Significado de cleptomaníaco

O segundo e terceiro exemplos referem-se a alguém querido que está indo embora. Por mais que a pessoa ame esse outro, ficará sem ele. E isso levará a um sentimento de tristeza.

Assim, a saudade é um misto de alegria e ao mesmo tempo de tristeza.

Entre os seus sinônimos podemos identificar as seguintes palavras:

  • Lembrança;
  • Mágoa.

E entre seus antônimos as expressões:

  • Desapego;
  • Presença.

Entretanto, mesmo os sinônimos e antônimos são difíceis de serem identificados para tal palavra.

Saudade

Um substantivo abstrato

A palavra saudade é considerada um substantivo feminino e abstrato.

Os estudiosos da gramática da língua portuguesa afirmam que um substantivo abstrato se refere aquilo que não podemos pegar. Assim, os sentimentos seriam abstratos. Só podemos sentir saudades. Não podemos encostar nela.

Em oposição a esse tipo de substantivo estão os de tipo concreto. Estes devem se referir a palavras que nomeiam objetos. Pois esses podemos pegar. Podemos encostar neles.

O medo também seria um exemplo de substantivo abstrato. Assim como a saudade é um sentimento, não é um objeto como um copo no qual podemos encostar fisicamente. É algo abstrato e que nomeamos.

Outras definições de saudade

O sentimento não é a única definição desta palavra.

Mas ela também é usada na botânica. Faz referência a uma planta conhecida também como suspiro. Seu nome científico é Scabiosa atropurpurea, uma linda flor que possui várias cores. A mais comum é roxa, mas também podemos encontrar em tons de rosa, bordô e branco.

Na botânica, o termo saudade também pode designar um conjunto de plantas que sejam coloridas. Não somente esta espécie, mas outras formas também.

Por isso, caso esteja lendo algum texto sobre flores, tenha atenção para não se confundir.

“Matar a saudade”

Quando dizemos a alguém que queremos “matar a saudade”, não estamos falando no ato de tirar a vida.

Mas é uma metáfora. Significa que finalmente alguém que está com saudade verá uma pessoa ou fará algo que não terá mais saudade. Por exemplo:

  • Chegou o feriado! Irei na casa da minha mãe e vou matar a saudade de comer uma deliciosa torta.
  • Chego amanhã, não vejo a hora de matarmos a saudade.

Nos dois casos não haverá qualquer derramamento de sangue. Mas será o término de um sentimento. Será o fim de uma longa espera. E que se converterá em uma imensa alegria a essas pessoas.

Assim, quando escutar alguém usando tal expressão, não se assuste. Mas ela manifesta o tamanho do sentimento de alguém.

Pense em seus sentimentos. Tem vontade de matar alguma saudade?

Onde mais existe a palavra saudade?

O termo saudade pode ser localizado em vários países.

Em uma tradução literal podemos identificar no inglês como miss you. Entretanto, se passamos para as palavras no português ficaria algo como te procuro.

Procurar alguém pode ser entendido como um sentimento semelhante. Mas ainda assim não é a saudade como usada por aqui.

Em japonês pode se usar a palavra koishi. Entretanto também não é igual. Expressa um sentimento de falta e que só pode ser usado com algumas pessoas. Não é como no português que temos saudade de lembranças e objetos.

A palavra também existe em espanhol com soledad.

Mas a expressão está mais próxima de um retorno a casa. Uma vontade de ir para casa.

Saudade

Curiosidades

Ao contrário do que costumamos a escutar, a palavra saudade não é exclusiva do português. Entretanto, somente em português que ela possui esse significado. Ela diz respeito a uma falta, a uma ausência de algo ou alguém que amamos.

No Brasil ainda é uma palavra mais forte do que no português de Portugal e de Angola.

Por ser um termo tão importante, no Brasil comemora-se o dia da Saudade. Todos os anos, em 30 de janeiro os brasileiros recordam esse sentimento.

Nesse dia você pode mandar uma boa mensagem a um amigo que está longe. Ou também recordar daqueles que já morreram. Tente sempre fazer desse sentimento algo positivo. Para que a tristeza não vença e se torne melancolia.

A palavra também é considerada como uma das mais difíceis em se traduzir. Ela possui uma especificidade que não existe em qualquer idioma

Conclusões

A saudade não é um sentimento ruim. É algo que todos provavelmente iremos sentir. Basta estar vivo e ter alguém que ame para que isso aconteça.

Não deixe de expressá-la às pessoas que você ama e que estão longe. Você pode até mesmo sentir falta de alguma experiência, de uma comida, de uma recordação. Isso é normal. E também é saudável para sermos pessoas melhores.

Se você quer acabar com ela, telefone para a pessoa. Caso seja impossível. Tente fazer alguma atividade que diminuirá seu sentimento.

Algumas de nossas melhores lembranças não voltarão. Mas podemos fazer algumas atividades que diminuirão a sensação de tristeza. Tentar ficar somente com as recordações boas é uma saída. A saudade nem sempre precisa ser ruim.

Mas pode ser a construção de boas lembranças que te sempre trarão alegria quando você se lembrar.

Não tenha medo de ter saudade. Isso é normal e revela que é uma pessoa de sentimentos.

About the author

yasmin