Geral

Aloha: como surgiu a expressão e qual seu significado?

Desembarcando no Havaí, é muito provável que seja recebido com a expressão “Aloha por parte de um nativo local ou até por um turista igual a você que já se acostumou com o termo e o ritmo do lugar. Mas saberia dizer o que significa Aloha?

A reação natural é reproduzir gesto repetindo a expressão, mas do que se trata exatamente e porque virou um dos símbolos dessa região dos EUA? Região, aliás, com características bem particulares e distintas da maioria do povo norte-americano, mal fazendo a gente lembrar que se encontra em solo estadunidense. Isso se deve a várias misturas de culturas, etnias no local. Os havaianos são descendentes dos polinésios e de outros povos.

Veja também – Significado de DLC

Mistura que certamente influenciou o desenvolvimento de uma cultura própria e que é pano de fundo para a explicação de alguns hábitos e da origem de termos como Aloha.

Nesse texto do Definição,Net vamos explicar o significado da expressão aloha e de todos os seus possíveis significados, de todas as suas camadas para que entenda porque é um termo tão caro aos nativos e de ter se tornando um dos símbolos da região, de ter rompido fronteiras.

Para saber sobre o termo Aloha continue na leitura.

Veja os tópicos abaixo.

Confira!

A primeira camada de Aloha

O termo Aloha contém mais de uma camada. A primeira delas, a mais superficial, é a que a utiliza como uma forma de saudação, do estilo daquela que ilustramos no início dessa postagem, ao desembarcar e receber como saudação a palavra Aloha, seja por um nativo local ou por um turista já habituado a atmosfera do ambiente.

O uso de Aloha como emprego de uma saudação inicial (e também de despedida) equivale ao nosso “oi”, “olá”, “tchau” e de fato significa isso mesmo, em uma primeira análise.

Contudo ao se verificar a origem desse termo, percebe-se que não é uma saudação como outra qualquer, que não é pensada ao acaso, existe uma profundidade maior não explorada, não perceptível em uma avaliação simplória, superficial do termo, há uma filosofia embutida, inserida, instalada em suas entranhas.

Para começarmos a explorar esses aspectos mais profundos e com maiores detalhes do Aloha, vale esmiuçar, dissecar, a formação da palavra, de como surgiu e de que elementos reúne para lhe construir significado. Analisando letra por letra, é possível esbarrar em seus principais conceitos.

É o que abordaremos a seguir.

Prossiga na leitura.

Aloha

A formação da palavra Aloha

Verificando o histórico de sua formação, Aloha é a junção de cinco outras palavras havaianas, na verdade das iniciais de 5 palavras desse idioma.

São elas:

  • (A)kahai;
  • (L)okahi;
  • (O)lu Olu;
  • (H)a aha A;
  • (A)honui.

E o que significa cada uma dessas palavras?

É o que veremos a seguir.

Akahai

Essa palavra na língua havaiana tem como significado uma bondade que é expressa com ternura, como afago de mãe, cuidados da esposa, camaradagem entre amigos etc.

Lokahi

É um termo que na língua nativa dos havaianos passa a ideia de uma unidade que é transmitida, repassada, expressa com harmonia.

Olu Olu

É uma palavra cuja significação é bem semelhante, próxima ao de Akanai.

Se esse último trata-se de uma bondade expressa via ternura, o Olu Olu também é um termo pelo qual se tenta transmitir um sentimento, um estado de espírito, nesse caso, de cordialidade. E o gesto, o comportamento condutor e revelador dessa qualidade é o afeto.

HA AHA A

Apesar do nome e da grafia do nome ser bem exótica, tudo que esse termo evoca não está relacionado a qualquer tipo de soberba, muito pelo contrário. HA AHA A significa “humildade”, discrição e que deve ser demonstrada por meio da modéstia.

AHONUI

O termo é empregado para as ocasiões em que se necessita de tempo, persistência, perseverança para se alcançar algo. É o mesmo que “paciência”, contudo é preciso demonstrar essa virtude ao ter perseverança.

Aloha Spirit

Juntando todas as palavras que formam as iniciais de Aloha vemos que ela contém qualidades como:

  • Bondade;
  • Cordialidade;
  • Harmonia;
  • Afeto;
  • Ternura;
  • Humildade;
  • Paciência;
  • Modéstia.

Aloha

Nota-se que são os princípios basilares de um estilo de vida, de uma filosofia de vida. E é exatamente disso que se trata o Aloha, essa é a sua segunda camada mais profunda.

É um estilo de vida que pode ser seguido por qualquer pessoa e em qualquer idade e tem como um de suas principais características, crenças o compartilhamento de boas energias, por isso quando se pronuncia a palavra Aloha o propósito é o de transmitir todas as qualidades positivas que o termo carrega. Também tem como hábito, traço de sua filosofia abençoar tudo e todos que possa representar o que um indivíduo deseja.

O Aloha pode ser compreendido como uma mentalidade constante de aceitação, uma via que fornece condições de resolucionar toda espécie de problema e de alcançar qualquer objetivo.

Tais características, sentimentos, estado de espírito fez com que o movimento recebesse uma classificação, uma nova nomenclatura, o Aloha spirit.

Acredita-se que o Aloha está repleto de energia positiva relacionada ao Poder Universal que posteriormente veio a ser reconhecida pela Mana.

Considerações finais

Aloha é um termo havaiano que contém mais de um significado, mais de uma camada, sendo a mais superficial a que é empregada para servir como uma forma de tratamento, de cumprimento, equivaleria ao nosso “oi”, “olá”, “tchau”.

Porém nota-se que Aloha tem mais de um significado ao se avaliar a fundo a origem dos termos que a compõem, já que é formada pelas iniciais de outras cinco letras havaianas. Essas letras reúnem as seguintes qualidades:

  • Bondade;
  • Cordialidade;
  • Harmonia;
  • Afeto;
  • Ternura;
  • Humildade;
  • Paciência;
  • Modéstia.

São princípios norteadores de um estilo de vida que tem como objetivo orientar a conduta do povo local, uma espécie de filosofia própria capaz de permear relações interpessoais, na qual ficou conhecida como aloha spirit.

Gostou desse conteúdo sobre aloha?

Então curta, compartilhe, avalie, opine.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e faz toda a diferença.

Você pode ter interesse de acompanhar assuntos relacionados ao conferir mais de nosso conteúdo.

Confira aqui!

About the author

yasmin