Língua Portuguesa

Significado de persistência, conceitos e exemplos

A atitude constante de nunca desistir e continuar tentando é conhecida como persistência, ela o ajuda a se manter firme e forte em busca de um objetivo, por mais ousado e impossível que pareça.

Nesse texto iremos discorrer sobre o significado dessa palavra, exemplos de persistência e como adotar essa qualidade. Se você quer saber sobre tudo isso, continue lendo esse texto.

O que é persistência?

A palavra persistência se refere à qualidade de continuar, ser firme e ser constante, ou seja, a pessoa persistente é aquela que não desiste, encontra caminhos, soluções e segue tentando até conseguir o que deseja. Persistir é essencial para obter sucesso em relação a tudo e, no momento que se cessam os esforços, o progresso também para, resultando da estagnação desse indivíduo.

Diferente de insistir, persistir se trata da atitude de sempre buscar dar a volta por cima dos obstáculos e imprevistos que surgem, fazer isso através de ideias novas e atuais e nunca ficar estagnado num só método. Mais a frente veremos como a teimosia pode ser fatal para um objetivo.

Vale lembrar que para perseverar na busca de um objetivo é necessário que ele seja fixo, ou seja, é essencial a existência de uma meta a ser completada. Se não, você nunca terá motivação suficiente para continuar, na verdade você provavelmente vai estar fazendo apenas por obrigação.

Exemplos de persistência

Para poder ilustrar melhor o conceito de persistência, decidimos buscar alguns exemplos de pessoas que persistiram, em meio a tantos obstáculos e reprovações, e se tornaram excelentes em suas atividades, recebendo reconhecimento nacional e até mesmo internacional. Entre elas estão:

Walt Disney

O grande cineasta criador de filmes que marcaram a história da animação e a infância de muitas pessoas até hoje nem sempre foi tão aclamado quanto é hoje. Aos 19 anos, assim que voltou da Primeira Guerra Mundial precisou vender desenhos que fazia desde muito jovem, e mal conseguia pagar o aluguel e se alimentar, mesmo morando com amigos.

Mais tarde houveram uma série de fracassos na vida do desenhista: várias declarações de falência de sua empresa de desenhos, falhou em virar ator em Hollywood, além de chegar a ser demitido de um jornal, acusado de falta de criatividade e preguiça. Um tempo depois, em Los Angeles, tentou novamente realizar seu sonho de infância e criar um estúdio em uma garagem, que ficou sem verba 5 anos depois.

Disney passou tanto por fracassos quanto por trapaças, até que veio o seu primeiro sucesso, o famoso Mickey Mouse, seguido de “A branca de neve”. Depois disso, passou a ganhar o reconhecimento que tanto teve persistência para conseguir.

Albert Einstein

O físico considerado um gênio da física, cujo cérebro chegou a ser guardado e estudado depois de sua morte de tão importantes que foram suas contribuições, só começou a falar com 4 anos de idade e aprendeu a ler com 7 anos. Apesar de ter tido um desenvolvimento tardio e ter sido recusado em escolas técnicas, foi ele quem desenvolveu a teoria da relatividade e indicou a existência dos buracos negros.

Lady Gaga

A cantora norte-americana mundialmente famosa, ganhadora de diversos prêmios inclusive o Oscar de melhor canção original em 2019 já passou por várias situações durante sua vida. Uma delas foi ter saído da Universidade de Nova York onde estudava artes para assinar um contrato com uma gravadora que 3 meses depois a abandonou. Por conta disso ela teve que começar tudo de novo.

Vale dizer que isso aconteceu enquanto ela recebia bastante críticas de várias pessoas da cena da cidade. Na época que ela era universitária, foi criado um grupo no Facebook chamado “Stefani Germanotta, você nunca será famosa”, se referindo à cantora pelo nome pessoal dela. Hoje em dia ela é a primeira mulher na história a ganhar o Globo de Ouro, Grammy, Oscar e BAFTA, tudo no mesmo ano.

Persistência x teimosia

As histórias acima descrevem bastante o significado de persistência, pois são exemplos de pessoas que sabiam o que queriam e do que gostavam e buscaram alcançar mesmo em meio a obstáculos e fracassos. Com certeza não dá para ser perfeito e estar sempre com gaz e animação, vão haver tempos onde as energias de enfraquecem e os sonhos se abalam. Mas persistência se trata justamente de jamais perder as esperanças e voltar a tentar.

Porém não adianta tentar da mesma forma que você tentou e fracassou, existe um motivo para algo não ter dado certo e é importante que tenhamos consciência disso. Observar a situação, buscar a opinião de outras pessoas sobre o que você está fazendo, para tentar sempre melhorar e atingir um grau maior de qualidade.

Caso contrário, você estaria apenas insistindo em um método falho, ultrapassado, ou mesmo buscando algo que você não tem tanto interesse assim. Isso se chama teimosia, e é a causa de muita frustração em várias pessoas. Elas precisam rever seus interesses e a forma como elas buscam atingi-los para realmente passar a ver progresso.

Como se manter persistente

Para isso, alguns profissionais experientes desenvolvem passos que podem nos guiar a ter atitudes de persistência diante dos nossos objetivos.  Entre eles, os mais gerais são:

1) Certifique-se de sua motivação

Como foi dito antes, a persistência parte de um princípio de que existe algo a ser perseguido, isso é a nossa motivação, aquilo que sonhamos e mais desejamos na vida. Ela tem a ver com a vocação de cada um, o que cada pessoa gosta e faz de melhor de acordo com seu tipo de inteligência. Você precisa achar a sua e traçar sua motivação para persistir nela.

2) Planejar

Agora que você sabe o que quer, é necessário descrever os passos necessários para chegar lá. Visualize seu futuro e trace suas metas, pesquise sobre pessoas que alcançaram o mesmo objetivo e tente se inspirar nela. É importante fazer isso para ter noção de onde você deve chegar e quando, além de poder monitorar seu crescimento. No entanto, não faça algo muito detalhado nem crie expectativas altas demais para não se frustrar desnecessariamente.

3) Busque ajuda

Por mais que a pessoa mais importante nessa missão seja nós mesmos, pode ser muito bom encontrar alguém para dar uma força, como profissionais de psicologia que vão aliviar e esclarecer as frustrações, além de nos motivar em coisas que achávamos impossíveis de serem feitas.

Outro tipo de ajuda esta em pessoas que acreditem em você e no seu potencial, é um apoio muito importante como o de amigos, família, ou mesmo de alguém que também tem o mesmo desejo que você.