Expressões em inglês

Bullying é o ato de violência contra pessoas indefesas. Confira!

O que significa bullying

Bullying é um termo muito utilizado na língua inglesa para descrever atos de violência contra pessoas indefesas.

O termo, que surgiu a partir da palavra ‘bully’ e cujo significado tem relação com “valentão”, “brigão” e “encrenqueiro” em português, é normalmente mais comentado em escolas, justamente pela maioria dos casos de bullying serem praticados nesse ambiente.

No nosso país, o termo é utilizado para caracterizar atos de zombar, bater, ridicularizar, humilhar, apelidar de forma maldosa, etc. Não diferentemente de outros países, essas são as principais praticas realizadas por quem comete bullying aqui também no Brasil.

Pessoas que praticam esse ato criminoso são, em sua maioria, crianças, que se aglomeram em grupos de valentões a fim de intimidar, humilhar, agredir e amedrontar suas vítimas.

Apesar de ser mais comum em escolas, o bullying pode ocorrer em qualquer ambiente e em qualquer situação, tais como: clubes, centros de treinamento, rua, escola, no trabalho, etc. Além disso, não é incomum que atos assim aconteçam dentro da própria casa da vítima sendo praticados pelos próprios familiares.

Esses seres que cometem bullying normalmente escolhem as pessoas que por algum motivo não conseguem se defender ou se quer entender o motivo pelo qual estão sendo agredidas. Ou seja, na grande maioria das vezes as vítimas não denunciam ou não reclamam, pois são intimidadas pelo agressor por conta da posição hierárquica dele, por conta do porte físico dele ou pela influência que o criminoso possui.

No Brasil, a justiça já determinou o enquadramento do crime de bullying dentro do Código Penal. Sendo assim, na nossa legislação, esse ato é considerado difamação, injuria e lesão corporal.

Bullying dentro das escola

Como dito acima, um dos ambientes mais comuns e propícios para a prática desse crime, são as escolas. Esse é um problema quase epidêmico ocorrente nos centros de educação do planeta inteiro.

Infelizmente, o bullying dentro das escolas podem acontecer durante anos, desde o jardim de infância até o ensino médio. Sendo que o ato da agressão pode ocorrer de diversas formas e de tal maneira que os responsáveis pelos alunos nem sequer desconfiem.

Como consequência, esse tipo de violência pode atrapalhar o desempenho do aluno no âmbito escolar, profissional e de vida, pois isso pode causar problemas psicológicos irreversíveis, conforme afirmam psicólogos.

Para combater o bullying é muito importante que pais, professores e diretores estejam sempre atento às atitudes dos alunos, pois não é muito difícil identificar os valentões e não é difícil identificar crianças que estão sendo perseguidas.

Atenção e preocupação para com as crianças é imprescindível para acabar com esse tipo de violência.

Consequências do bullying

É importante ressaltar que bullying não acontece apenas com crianças. Faculdades, cursos, trabalhos, igrejas ou quaisquer outros lugares também são ambientes em que essa prática tão covarde acontece. Infelizmente, bullying pode ocorrer com pessoas de todas as idades.

Para identificar pessoas que estão sendo vítimas de bullying, é muito importante estar atento aos sinais. Sendo assim, conheça algumas desses principais sinais ou consequências apresentadas por pessoas que estão sofrendo bullying:

  • Hematomas sem motivos aparentes
  • Dores estomacais
  • Problemas para dormir
  • Transtorno alimentar
  • Ansiedade
  • Dores pelo corpo
  • Dores na cabeça
  • Depressão
  • Pensamentos suicidas
  • Irritabilidade
  • Falta de apetite
  • Medos frequentes
  • Isolamento

Pessoas que estão sendo vítimas de bullying carregam marcas dessa violência pelo resto da vida.

Se você está sofrendo esse tipo de violência, não se cale. Denuncie! E saiba que você não está sozinho.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica