Tecnologia

PDF: definição, significado e usos – Veja aqui!

O PDF faz parte da rotina de bilhões de pessoas que recebem diariamente documentos como faturas de cartão de crédito, extratos bancários, livros digitais.

O surgimento desse formato tornou o armazenamento e compartilhamento de informações muito mais rápido e seguro, e rapidamente passou a ser utilizado no mundo todo.

Entenda agora o que é um arquivo PDF, o que significa essa sigla, quais as suas vantagens e como salvar arquivos com essa extensão rapidamente no seu computador.

O que significa a sigla PDF?

PDF é a sigla em inglês para Portable Documento Format, ou Formato Portátil de Documento, em tradução livre para o português.

O que é um arquivo PDF?

O PDF é um tipo de arquivo criado no início dos anos 1990 por John Warnock, fundador da Adobe.

Em 1991 John Warnock iniciou o projeto “The Camelot Project”, que tinha como principal objetivo permitir que qualquer usuário pudesse enviar versões digitais de documentos, possibilitar a captação de documentos de qualquer origem e exibir e imprimi-los em qualquer computador que não fosse o mesmo onde esses arquivos foram criados.

No segundo ano de existência do projeto capitaneado por Warnock, o “The Camelot Project” acabou se tornando o formato que conhecemos hoje, utilizado por pessoas e empresas dos quatro cantos do mundo.

Quais são as vantagens de utilizar arquivos em PDF

Arquivos em PDF possuem várias vantagens quando comparados aos arquivos salvos em outras extensões.

PDF

Flexibilidade e sustentabilidade

Um arquivo com extensão .pdf permite que sejam digitalizados qualquer tipo de documentos e formulários impressos, que podem ser facilmente armazenados e acessados rapidamente, eliminando a necessidade de grandes arquivos físicos.

Isso também faz com que o número de impressões realizadas em todo o mundo seja menor, o que ajuda muito o meio ambiente.

Mais segurança

A segurança é outra grande vantagem da utilização de arquivos em PDF, onde é possível proteger todos os arquivos que julgar necessário.

Com esse recurso qualquer tipo de alteração, edição ou cópia não pode ser realizada, aumentando muito a segurança da informação, tão importante nos dias de hoje.

Agilidade

Como cada vez mais empresas estão substituindo os arquivos impressos por suas versões em PDF, num primeiro momento a necessidade de assinatura de diversos tipos de documentos era vista como uma barreira para a utilização de arquivos em PDF no mundo corporativo.

Hoje a Adobe oferece diversos aplicativos que possibilitam que qualquer tipo de documento salvo com a extensão .pdf seja assinado digitalmente.

Com isso, processos que levavam dias, semanas e até meses para serem finalizados, devido ao tempo necessário para que documentos fossem enviados, assinados e devolvidos, agora podem ser finalizados em minutos.

Padronização internacional

Arquivos em PDF estão dentro das especificações da ISO 32000 para transmissão de documentos eletrônicos.

Cada vez mais empresas adotam padrões especiais de PDF como PDF/X, PDF/A para distribuição de arquivos.

É gratuito

Além de todas as vantagens que já foram mencionadas, o salvamento, a criação e o compartilhamento de arquivos em PDF é grátis.

A Adobe disponibiliza esse serviço de forma totalmente gratuita, o que faz com que não exista nenhuma razão para que tanto usuários comuns quanto grandes empresas passem a adotar a extensão .pdf como padrão para seus arquivos.

Quais os tipos de arquivo PDF?

Além de ser utilizado para armazenar documentos, os arquivos PDF também podem ser utilizados para uso interativo e regular como em mapas, apresentações gráficas, catálogos e livros digitais.

Existem quatro tipos de arquivo PDF:

  • Imagem;
  • Documentos não marcados;
  • Formulários eletrônicos;
  • Documentos tagged.

Como salvar em PDF?

Para salvar um arquivo em formato PDF o processo é bem simples, assim como qualquer outro formato.

Basta seguir esses passos:

  • Clique em “Salvar Como”;
  • No campo abaixo do nome do arquivo, selecione a opção PDF (*.pdf).

E pronto. Você já tem seu arquivo salvo em formato PDF pronto para ser compartilhado como for preciso, com segurança e podendo ser acessado por qualquer pessoa.

PDF

Qual o melhor programa para abrir arquivos em PDF?

Existem vários programas para leitura de arquivos em PDF disponíveis no mercado, a maioria deles totalmente gratuita.

Inclusive o leitor da própria criadora do PDF, o Adobe Reader, que é a melhor opção para instalar no seu computador e acessar tranquilamente seus arquivos a qualquer hora.

Programas como o Foxit Reader, Sumatra PDF Viewer, e Nitro PDF Viewer também podem ser alternativas dependendo do que você precisa acessar.

Qual a diferença entre epub e PDF?

Com crescimento do mercado de livros digitais, diversos leitores chegaram ao mercado para competir com o PDF, oferencendo muito mais opções para os adeptos da leitura digital.

O epub é um software de leitura que vem sendo adotado como padrão por grandes empresas que comercializam livros digitais, como Saraiva e Amazon por ter algumas vantagens em comparação ao arquivo PDF.

Veja as principais diferenças entre o epub e o PDF:

  • Estilo da página: o epub prioriza o texto em si, permitindo que o leitor faça alterações para ajustar o conteúdo as suas necessidades e preferências, como modo noturno e tons mais claros ou mais escuros nas páginas.
  • Fontes e tamanho: enquanto um arquivo PDF não permite qualquer tipo de alteração ou adaptação do seu conteúdo, com o epub é possível ajustar tanto a fonte utilizada quanto o seu tamanho, o que torna a sua leitura muito mais agradável.
  • Flexibilidade: essa é uma grande vantagem do epub em relação ao PDF, pois se trata de um software responsivo, ou seja, que adapta a forma como o conteúdo é exibido de acordo com o dispositivo onde o arquivo está sendo lido. Por isso adeptos dos livros, que costumam ler em smartphones e tablets, preferem esse software.

Mesmo tendo algumas desvantagens em comparação ao epub no que diz respeito a leitura de livros digitais, o PDF não deixa de ser uma excelente opção para consumo de diversos tipos de conteúdo digital.

Considerações finais

O PDF surgiu para revolucionar a forma como arquivos e documentos são armazenados e gerenciados em todas as partes do mundo, seja por grandes corporações ou por usuários domésticos.

Extremamente versátil, gratuito, seguro e padronizado, o PDF nasceu com a missão de facilitar o armazenamento de informações, mas acabou se tornando indispensável para diversas atividades, e não deve encontrar um concorrente tão cedo.

About the author

yasmin