Expressões em inglês

MBA: O que significa e quais suas vantagens

Você já ouvi falar de MBA?O que precisa fazer para conseguir?

Ter uma carreira de sucesso é um dos sonhos de muitas pessoas na atualidade.

Assim, muitos planejam sair do ensino médio e logo entrar na faculdade, depois realizar uma pós ou estudar no exterior.

Mas na verdade, a realidade pode ser bem diferente quando o assunto é correr atrás de uma qualificação, pois o caminho pode ser longo para chegar ao emprego dos sonhos.

Nesta perspectiva, algumas pessoas buscam alternativas diferentes após a conclusão da faculdade.

Portanto é aí que entra as especializações, e também uma nova opção para quem quer se tornar um gestor executivo.

O que significa a sigla?

O MBA é uma sigla de língua inglesa que se classifica como Master in Business Administration, que traduzido para o português significa Mestrado em Administração de Empresas.

É um curso voltado para a área de Gerencia ou da Administração, possuindo o formato Lato Sensu, que significa “sentido amplo” ou “específico”.

Contudo, foi desenvolvido para aprimoramento de conhecimento do mundo corporativo.

Bem como, oferecendo uma formação para executivos, gestores e empreendedores que já possuem qualificações a algum tempo no mercado.

O curso de MBA em Administração, por exemplo, pode abranger áreas como Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Contabilidade.

Atualmente o MBA não está restrito apenas para área da ADM, mas também, pode ser oferecido para áreas de Agronegócio, Marketing, Saúde e Tecnologia da Informação.

No entanto, os MBAs são diretamente ligados a Administração e gestão, por isso, mesmo você escolhendo dar ênfase a essas áreas citadas acima, a grade curricular abordará mais disciplinas voltadas para a administração.

Para que serve?

O MBA serve para o aluno se especializar em uma determinada área de atuação, é um título reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), mas não se pode iguala-lo ao Mestrado e Doutorado.

Quem pode fazer?

Para fazer o MBA, o aluno deve possuir experiência de no mínimo três anos no mercado empresarial, ter um inglês fluente, apresentar um currículo profissional que contemple sua trajetória profissional.

Alguns MBAs possuem um selo que é padrão global determinado pelo Anamba (Associação Nacional de MBA), que possuem exigências para admissão de novos alunos.

Sendo o principal requisito, admitir novos candidatos que irão contribuir, significativamente, com conhecimentos e habilidades para a classe.

Como entrar em um curso?

Para entrar em um curso MBA é preciso passar por uma entrevista inicial para conhecer e verificar o currículo do aluno.

Depois, é feita uma redação teste; seguindo por uma avaliação para averiguar o domínio da língua estrangeira.

Além disso, algumas instituições para o processo de admissão do candidato, aplicam testes de matemática e lógica.

Qual o perfil ideal do aluno para curso?

O perfil ideal do aluno para o curso MBA, é aquele profissional que:

  • Deseja estudar assuntos ligados a profissão;
  • Gosta de fazer pesquisas sobre assuntos relacionados ao tema de seu interesse, mas não possui muito tempo para faz as pesquisas em um nível amplo;
  • Que busca estudar nos intervalos do trabalho;
  • Ambiciona um cargo de gestão e liderança dentro de uma empresa;
  • Para aquela pessoa que se identifica com o inglês e possui domínio da língua.

Qual a duração do curso?

A duração do curso de MBA pode variar de 18 a 24 meses, com uma carga horária em nível padrão do MEC de 360 horas, já em nível global, a duração da carga horária é de 480 horas.

Vale salientar, que o curso também possui a opção de fazer aulas online, mas a carga horária não poderá exceder 20%.

O MBA possui Trabalho de Conclusão de Curso?

Para todo processo de conclusão de curso as instituições de ensino exigem um trabalho final, e no MBA não é diferente.

No MBA é recomendado pela Anamba uma dissertação, feita individualmente, com orientação de um professor que ofereça qualificações específicas para auxiliar o aluno no assunto escolhido.

No entanto, a diferença é que não é preciso que o aluno defenda seu trabalho diante de uma banca avaliativa, somente entregue seu trabalho ao orientador e a instituição.

Como é feito a certificação do curso?

Como o trabalho de conclusão do curso não necessita passar por uma banca avaliativa, a certificação é feita após a entrega do trabalho, conferindo ao aluno, o grau de especialista.

Quanto custa um curso de MBA?

Os valores dos cursos de MBA podem variar de acordo com cada Instituição, alguns podem chegar a ser mais caros que uma pós-graduação.

Em São Paulo, por exemplo, a FIA (Fundação Instituto de Administração) oferece cursos em MBA no valor médio de R$ 30.000,00 a R$ 80.000,00 dependendo da área escolhida.

Onde posso fazer o curso de MBA?

Os cursos de MBA são oferecidos por diversas Instituições, inclusive com nomes renomados no país.

Há também a opção de fazer no exterior, mas lembrando que o grau de certificação no Brasil é de especialização.

O grau de Mestrado e Doutorado, é reconhecido somente no exterior.

MBA é a mesma coisa que mestrado?

O MBA no Brasil não é entendido como um mestrado, como no exterior. Aqui, ele é apenas uma especialização em determina área de atuação.

O título de mestre, somente é reconhecido se você estudar fora do país, em uma escola de nome renomado.

Além disso, estar conhecendo uma cultura diferente, conta para seu currículo profissional.

As Pós-graduações são os cursos que vêm após a graduação (faculdade), possuem formato stricto sensu que é um nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Assim, diferenciando o MBA de uma Pós-graduação de nível de Mestrado (entre outros), para um nível de reconhecimento como especialista de determinada área de atuação.

Quanto recebem um profissional com MBA?

Um profissional qualificado com MBA possui uma grande valorização no mercado, sendo o programa de MBA Executivo o mais bem pago.

Contudo, uma pesquisa feita pelo Conselho de MBA Executivos (Executive MBA Council-EMBAC) da Califórnia e Estados Unidos, apontou que os profissionais com MBA receberam um aumento de salário de 16,8% após a especialização, isso conta para uma valorização positiva para o profissional.

Considerações Finais

O MBA possui muitas vantagens para o profissional que está à procura de uma recolocação profissional, para aquele que está em busca de dar um up para sua carreira e aquele que deseja um cargo de liderança dentro de uma empresa.

Ficou interessado em fazer um curso em MBA?

Compartilhe com seus amigos este artigo.