Expressões em inglês

Significado de Thug Life: descubra o sentido desse termo em inglês

O que é?

Thug Life significa “vida bandida” ou “vida de bandido”.

Definição:

  • Origem: Do inglês “thug life”, que quer dizer “vida de bandido” ou “vida bandida”.
  • Sinônimos: Vida de bandido.
  • Classe gramatical: Expressão em inglês.

Entenda mais sobre o que significa thug life

thug life

A expressão em inglês foi criada na década de 90 e significa “vida bandida”. Se formos compará-la a uma expressão equivalente aqui no Brasil, o sentido seria semelhante à gíria popular “vida loka”, bastante usada em determinadas regiões do país para especificar um estilo de vida de bandidos brasileiros, especialmente em guetos e ruas da periferia.

Veja também – Significado de SOS

Sendo assim, thug life se refere a uma pessoa com astúcia e atitude, considerada mestre naquilo que faz. Por outro lado, de acordo com o rapper norte-americano Tupac Shakur, o criador deste termo, thug life refere-se a um estilo de vida de indivíduos que enfrentam as adversidades ao longo da vida, mas nunca desistem e lutar pelos seus sonhos e objetivos.

Foi a partir dessa ideologia que o rapper deu início a um movimento social mundialmente conhecido como Thug Life, que era desvinculado de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e tinha como intuito estabelecer um código de respeito e conduta entre as comunidades e os criminosos.

O objetivo principal era reduzir a violência e as mortes banais nas áreas mais pobres ou formadas por favelas nos Estados Unidos. Na iniciativa, os “thugs” (“bandidos”) seguiriam normas sobre o que poderia ou não acontecer nas comunidades, como, por exemplo, sequestros, mortes banais ou venda de crack a crianças e moradores de comunidades, o que diminuiu bastante o número de assassinatos nas áreas mais violentas do território norte-americano, mas acabou gerando ódio por parte do governo estadunidense.

O movimento era formado por um tipo de “mandamento” seguido entre membros de gangues. Foi por esta razão que Tupac foi considerado pelo governo como uma “ameaça à sociedade”, por conseguir diagnosticar problemas sociais e conquistar o apoio da comunidade desfavorecida no país, coisa que o governo não conseguia.

No entanto, mais tarde, a expressão popularizou-se entre mafiosos e gangsters americanos, distorcendo o sentido que defendia Tupac. Nos dias de hoje, o thug life é um termo usado para definir um estilo de vida, o que inclui desde um estilo musical até a moda, dando vida a um estereótipo particular para membros desta “comunidade”.

Entre as principais particularidades do perfil de indivíduos que se auto nomeiam “thuglife” estão, por exemplo, gosto por rap e hip-hop, estilos musicais que salientam a chamada “vida bandida” e as dificuldades encontradas nas favelas e ruas, por exemplo.

Na internet, a frase thug life de origem a vários memes, sendo evidenciada especialmente pela célebre frase do rapper Tupac Shakur ao explicar o termo: “I didn’t choose the thug life, the thug life chose me” (que em tradução para o português quer dizer “Eu não escolhi a vida bandida, a vida bandida que me escolheu”). Desde então, essa expressão é colocada em imagens que mostram pessoas com o estereótipo totalmente oposto ao da thug life.

Além disso, a expressão thug life também foi bastante usada na formação de um grupo composto por Tupac e seus amigos The Rathed R, Macadoshis e Syke, e, ainda, o seu irmão por parte de pai, Mopre. Apesar de ter apenas um disco gravado, intitulado Thug Life Volume 1, lançado em 26 de setembro de 1994, o trabalho do grupo chegou a conquistar o prêmio do Disco de Ouro.

Outra curiosidade interessante é que, mesmo que o termo Thug Life tenha sido traduzido em português como “Vida Bandida”, a sigla em inglês também ganhou um sentido mais profundo no movimento quando as palavras “Thug” e “Life” passaram a ser usadas por suas letras que formavam frases de protesto.

A letra T, por exemplo, é a inicial da palavra “The”, o H é a inicial de “Hate”, o U passou a ser “You” (por conta do som da sua pronúncia), o G ganhou o sentido de “Gave” , o L de “Lil'”, que nada mais é que o diminutivo da palavra “Little”, o I de “Infants”, a letra F de “Fuck” e, por último, o E de “Everyone”. Assim, foi formada a frase: “The Hate U Give Lil’ Infants Fucks Everyone“, que significa: “O ódio que você passa para as crianças fode todo mundo“.

Código T.H.U.G. L.I.F.E.

thug life

O chamado Código Thug Life foi assinado por volta de 1992 por membros rivais dos Bloods e Crips, em um evento realizado por Tupac Shakur que ocorreu na Califórnia e ficou conhecido como Truc Picnic. O acordo foi escrito pelo próprio rapper e pelo seu padrasto Mutulu Shakur, além de ter tido a ajuda de outros membros de gangues, e conta com 26 mandamentos que devem ser seguidos como um tipo de código de ética entre gangsters.

Várias gangues, entre elas as de Compton e Watts, entre outras cidades com índices muito altos de violência, concordaram em assinar o Código Thug Life. A partir desse tratado, notou-se que os bairros dominados por gangues, mas que funcionavam dentro do código, diminuíram os índices de tiroteios em festas, escolas e na inclusão de crianças em crimes, mesmo ainda demonstrando maior mortalidade e violência em outras áreas.

Vários jornalistas e analistas de criminalística defendem que o Código Thug Life tenha sido esquecido entre gangsters, mas o argumento pode ser facilmente derrubado pelo fato de os crimes que vão contra os mandamentos do código ocorrerem apenas em localidades fora de Los Angeles, que é a cidade com o maior número de gangues e, ainda, longe de territórios dominados pelos Bloods e Crips, que são os principais grupos – senão os únicos – adeptos ao acordo.

E aí? Gostou de saber o que significa thug life? Então, compartilhe esse artigo com os seus amigos para que eles também descubram!

Até a próxima…

About the author