O que significa Pomba Gira?

A palavra Pomba Gira é utilizada para denominar uma entidade espiritual pertencente aos rituais da religião da Umbanda.

Ela também é conhecida como Bombogira, Pombogira ou Pombajira.

Na década de 60, as entidades da Umbanda começaram receber personificações.  

As mulheres nesse período ganharam força dentro das reuniões espíritas, com muito mais força nos rituais de matriz africana. 

Foi exatamente nesse momento que surgiu a entidade Pomba Gira. Os primeiros contatos foram através de médiuns trabalhadoras do sexo feminino, mais tarde isso mudou e os homens também passaram a manifestá-la.

A entidade Pomba Gira é caracterizada por uma mulher, geralmente seminua. As cores de suas poucas vestimentas costumam ser o preto e o vermelho, mas existem também algumas que vestem outras cores.

A sensualidade costuma ser a marca principal dessa entidade que aprecia objetos relacionados ao universo feminino, como pulseiras, colares, perfumes, vestidos, joias, rosas entre outros objetos.

Assim como algumas entidades masculinas, também utiliza a bebida alcoólica e o cigarro como pontos de força em suas manifestações.

Nos rituais de incorporação, as gargalhadas bem estridentes são sua marca registrada. Tudo faz parte de sua manifestação ritualística.

A invocação de manifestação dessa entidade, geralmente é relacionada a questões conjugais, como separação, divórcio, manter o casamento, fidelidade entre outras.

Algumas pessoas também costumam fazer invocação para que essa entidade ajude a resolver questões profissionais e financeiras, tudo depende do que cada pessoa esteja enfrentando no momento.