Língua Portuguesa

Significado de ata: entenda o que quer dizer essa palavra

O que é?

Ata refere-se a um registro escrito sobre todos os assuntos e ocorridos debatidos dentro de uma reunião, assembleia, convenção ou sessão. Trata-se de um documento em formato textual da linguagem escrita, geralmente utilizado dentro do contexto profissional.

Definição:

  • Origem: Derivada do latim “Acta”, que significa “obrascoisas feitas”, e também é o particípio passado de “Agere”, que quer dizer “agirrealizarfazer”.
  • Sinônimos: Registro, súmula, anotação, relatório, resumo, apontamento, resenha, narrativa, relato, narração.
  • Classe gramatical: Substantivo feminino.

Saiba mais sobre o que significa ata

Dentro contexto profissional, ata refere-se a um documento em formato textual da linguagem escrita onde são registrados todos os assuntos, ocorridos e decisões analisados e debatidos dentro de uma reunião, sessão, convenção ou assembleia. O objetivo deste documento é deixar registradas todas as informações que foram apresentadas durante o ato, como se fosse uma espécie de relatório ou resenha.

Veja também:

No entanto, o que diferencia uma ata de uma resenha ou relatório são alguns critérios de “redação técnica”, que devem obedecer a um conjunto de normas de produção no quesito textual. Por isso, se você está procurando como fazer uma ata de reunião, deve ter em mente que:


  1. Não devem ser utilizados parágrafos ou alíneas;
  2. Não usa-se abreviaturas;
  3. Todos os números devem ser escritos por extenso;
  4. O documento não pode conter rasuras ou emendas;
  5. Não se deve usar corretivos;
  6. Verbos devem ser escritos no tempo pretérito perfeito do indicativo.

ata

Obedecendo à todas essas regras, o redator poderá fazer uma ata para a reunião do seu trabalho facilmente. No entanto, pode ser que você esteja em dúvida sobre como proceder em caso de erros durante o texto, já que neste tipo de documento não é possível utilizar corretivos e, tampouco, rasurar ou fazer emendas no texto, certo? Não se preocupe!


Caso você cometa algum erro durante a produção da sua ata, existem algumas regrinhas para corrigi-lo. Uma delas é utilizar partículas retificativas dentro do texto, como no exemplo: “Aos vinte e dois dias do mês de julho, digo, de agosto, de dois mil e dezoito”. Por outro lado, se o referido erro foi cometido e percebido apenas após de lavrada a ata, você só poderá corrigi-lo em forma de errata, como no exemplo: “Onde se lê julholeia-se agosto”.

Fora do contexto profissional, a palavra ata pode ser usada em âmbito informal para identificar uma resenha, crônica ou relato em formato de narrativa acerca de acontecimentos verídicos. Já na natureza, atta (com a letra “T” duplicada) diz respeito às formigas do gênero Atta, que nós conhecemos como saúvas.

Por último, na área de botânica, o termo também é utilizado para referir-se à famosa fruta-de-conde, que nada mais é que uma árvore da família das anonáceas, comumente encontrada em regiões tropicais. As suas raízes e folhas possuem propriedades terapêuticas, e os seus frutos costumam ser consumidos também por suas propriedades laxantes. A mesma palavra também é usada para designar a graviola e o coração-de-boi (fruta).

E aí? Gostou de saber o significado da palavra ata? Compartilhe esse post nas suas redes sociais para que outras pessoas também descubram…

Até a próxima!

About the author