Geral

Bélico: entenda o significado e definição dessa palavra

O que é?

Bélico é uma palavra que deriva do latim bellum ou bellicus, que quer dizer guerra. Trata-se de um adjetivo usado para designar algo referente à guerra ou próprio de guerra. Exemplos: país bélico, poder bélico, material bélico, etc.

Entenda melhor o que significa a palavra bélico

A palavra bélico pode ser utilizada em diferentes ocasiões para referir-se àquilo que pertence ou diz respeito à guerra, como material bélico, assunto bélico, poder bélico, região bélica, entre outros termos.

O cinema bélico, por exemplo, é um gênero específico dentro da ficção cinematográfica que se refere à produções (filmes, séries, minisséries, etc.) com temática de guerra. Estes abordam situações peculiares vividas dentro de uma guerra. O mesmo termo pode ser usado para o caso de videogames, novelas e quadrinhos de guerra.

Guerra, por sua vez, significa um combate, batalha, luta, confronto ou briga entre duas ou mais partes, em decorrência de um acontecimento ou sucessão deste. Geralmente, as ações bélicas são aquelas que possuem relação com a área militar, com movimentação de tropas, estratégias de batalha, armamento pesado, entre outras circunstâncias pertencentes às táticas de um exército.

Podemos dizer também que o termo bélico pode ser utilizado para identificar algo ligado à violência. Neste caso, devemos usar outras variações deste termo, como, por exemplo, com o sufixo oso ou osa (belicioso ou beliciosa).

Ao dizermos que uma pessoa é beliciosa, por exemplo, estamos nos referindo à uma pessoa violenta, conflituosa, agressiva, que busca muita confusão. Outra derivação da palavra bélico é a palavra belicista. Esta diz respeito a uma pessoa que promove a guerra ou mesmo que é a favor desta, isto é, uma pessoa belicista ou com ideias belicistas.

Veja também:

Vikings: significado e história

Os mais diversos tipos de conflitos bélicos

O termo conflito bélico trata-se de um eufemismo, ou seja, usado como uma expressão mais amigável para falar sobre guerra. E este aconteceu por inúmeros motivos ao longo da história da humanidade e deu origem à muita destruição, sofrimento e violência.

Quando falamos em uma guerra civil, por exemplo, estamos falando de conflitos entre habitantes de uma mesma nação. Enquanto isso, quando o motivo do combate se dá por motivos religiosos, chamamos de guerra santa.

Já quando a rivalidade acontece por causas ilegais, dá-se o nome de guerra suja. Por último, guerra preventiva é aquela iniciada por um país com o argumento de que outro está prestes a atacá-lo.

Gostou de saber o significado de bélico? Compartilhe esse artigo!

Até a próxima!