Expressões em inglês

O que é fanfic? O que significa? Como o termo é utilizado?

Fanfic

Para fã nenhum colocar defeito, o mundo de fantasia de uma fanfic mistura mais do que curiosidade, ele faz a ficção ser vivida entre diferentes personagens e aguça a imaginação de aficionados por filmes e séries de diferentes temas e autores.

E você, está pronto para viver e reviver toda essa magia?  Prepare a pipoca, pois o universo paralelo da fanfic é o tema deste artigo.

A definição

Abreviação do termo em inglês fan fiction, a palavra fanfic pode ser traduzida pela expressão “ficção de fã”. Isso porque ela remete a histórias imaginadas e criadas pelos seus próprios fãs, com base nos personagens e enredos de obras culturais.

Isso inclui séries, livros, filmes, além de várias personalidades e celebridades do nosso cotidiano. Assim, não existem limites para que autores das fanfics possam criar seus próprios universos paralelos com referências explícitas às histórias verdadeiras, gerando até novas amizades.

Ou seja, uma obra de fanfic são quase que homenagens criadas pelos fãs para readaptar personagens e história para a criação de novos trabalhos, mas contendo sua própria interpretação e visão do enredo.

Dessa forma, essas histórias curiosas criadas sempre têm relacionamento ao universo da ficção original, contribuindo ainda para o surgimento de inúmeros subgêneros, com classificação a partir do sentido que determinado fã pode dar à sua interpretação da história.

Como é normal, cada ficção não costuma ser autorizada pelo seu autor ou proprietário original, mas são populares nas diversas comunidades e páginas divulgadas pela web, incluindo até mesmo suas próprias siglas e termos específicos.

Sua origem

Ainda é difícil determinar o ano e em que momento a primeira fanfic teve sua criação, embora acredita-se que essas primeiras obras tenham origem lá pelos nos Estados Unidos na década de 1970, a partir de um grupo de fãs da série Star Wars. Isso porque esses fãs costumavam publicar revistas editadas por aficionados (os chamados fanzines) relatando histórias da franquia.

Em terras brasileiras, a fanfic ficou famosa com o surgimento da série de filmes da franquia Harry Potter, no ano de 2001.

Fanfic

Termos de um universo fanfic

Para se comunicar com essa turma, é preciso saber alguns dos termos mais difundidos pelos fãs. Confira abaixo quais são.

Cânon

Em relação a uma fanfic, esse termo designa o conteúdo original no qual a obra está baseada, embora muitos fãs costumem apresentar conceitos diferentes sobre a palavra cânon.

Como simples exemplo, os milhares de fãs do bruxinho Harry Potter consideram que seus vários livros publicados são um tipo de cânon, ao mesmo tempo em que outros milhares adicionam dados extras que a autora apresentou sobre seu mundo pela internet e suas várias redes sociais, como o Facebook.

Fanon

Aqui, a propriedade do conteúdo é conter apenas informações que todos os fãs criam com a intenção de trazer complementos aos chamados “cânons”. Para você entender melhor, um “fanon” pode ser uma notícia ou detalhe que acaba sendo distribuído amplamente e chega a se tornar referência para os demais fãs.

Uma das metas do chamado “fanon” é justamente a de complementar contradições e erros detectados num “cânon”, preenchendo lacunas na obra e questionando temas que a obra original não abrangeu.

Universo alternativo

No caso do termo “universo alternativo” dentro de uma fanfic, ele refere-se a um enredo que ocorre numa concepção diferente à do “cânon”, podendo se classificar em quatro formas:

  • Universo alternativo;
  • Linha do tempo alternativa;
  • Todo humano;
  • Realidade alternativa.

Universo alternativo (ou AU)

Com muita imaginação, uma fanfic pode ser criada num universo alternativo se seu criador realizar mudanças significativas na trama, assim como matar seu principal personagem, alterar alianças e motivos entre personagens e até mesmo remover textos de importância.

Linha do tempo alternativa (ou AT)

Esse conceito refere-se à fanfic que ocorre numa época diferente da que a história original existe e até mesmo com a presença de alterações na linha do tempo original.

Todo humano (ou AH)

Aqui, como exemplo, o fanfic transforma os animais da obra original numa história onde eles são descritos como seres.

Realidade alternativa (ou AR)

A base desse fanfic é manter o mesmo mundo dos personagens, mas alterar fatos clássicos. Um exemplo simples é mostrar como seria se o bruxo Harry Potter jamais tivesse estudado na escola de Hogwarts.

Fandom

Entre as inúmeras sociedades relacionadas a uma fanfic, a chamada de fandom denomina as comunidades de fãs que prezam apenas por uma história, aventura, jogo ou personagem, com seus integrantes participando de forma ativa entre si.

Fanfic

Shipping

Este pode ser o objetivo mais visado entre a comunidade dos fandoms. Também conhecido como “shippar”, a atividade significa que todos os integrantes são fãs que torcem para dois personagens ficarem juntos, na obra e até mesmo na vida real. Isso também quer dizer que casais “shippados” podem ser chamados por nomes específicos para ajudar na sua união.

Mary Sue

O termo “Mary Sue” é usado numa fanfic para descrever aquele personagem mais desejado e idealizado dentro de uma obra original. No caso de personagens femininos, ele também é muito utilizado para retratar uma mulher perfeita. Ao ser empregado para o gênero masculino, “Mary Sue” ainda pode ser apelidado pelas variações “Marty Stu” ou “Gary Stu”.

RPF

Uma abreviação de “fanfiction de pessoa real”. Descreve trabalhos semelhantes à fanfiction, mas que são escritos sobre pessoas reais, geralmente celebridades, em vez de personagens fictícios.

TW

Como abreviação simples do termo, um “aviso de gatilho” avisa que a fanfic pode apresentar conteúdos nocivos. Esses avisos ocorrem se o tema ou assunto em questão contém doenças psicológicas, abuso de álcool e drogas e até mesmo excesso de violência.

Onde encontrar uma fanfic

Com um universo tão rico e repleto de fãs, você pode encontrar uma fanfic facilmente, ainda mais através de aplicativos e sites específicos. São várias plataformas onde qualquer pessoa pode ler e postar informações. Confira abaixo alguns nomes conhecidos para você entrar nesse mundo.

  • Wattpad;
  • Nyah! Fanfiction;
  • Luvbook;
  • Spirit.

O sucesso que virou livro

Claro que existe uma lista longa de fanfic que acabou virando livro e ganhou fama pela internet. Veja abaixo se você já é fã ou gostaria de aderir ao grupo de leitores desses que são sucesso certo em publicações.

  • After;
  • A Fada;
  • Sábado à Noite;
  • 50 Tons de Cinza.