Expressões em inglês

Null: tradução, significados e conceitos

Como mais um dos inúmeros termos que em origem no inglês e que temos que conhecer dentro do cotidiano da tecnologia, a palavra “null” requer muita atenção e prática para eliminar as várias dúvidas que ela carrega. Mas fique tranquilo, por que nosso artigo foi buscar as informações mais pertinentes ao vocábulo e, agora está ao seu alcance.

O termo null

Com origens na língua inglesa, podemos definir o termo “null” para uma série de conceitos, principalmente os ligados à área da informática. Isso porque o termo está comumente relacionado à tecnologia, de forma mais específica nos setores que fazem a programação dos computadores, onde são conceituados por não significarem nem possuírem valor algum.

Nessas linguagens de programação, a palavra “null” tem a função de se referir a um objeto com valor nulo determinado. Vale ainda saber que, em linguagens de programação mais conhecidas, ao invés do uso do null, pode-se aplicar o numeral “0”.

Por que, afinal, quase todos os sistemas operacionais utilizados irão destacar como erro o acesso a certo endereço que possua valor igual a 0. Mas, além da Linguagem C, o vocábulo “null” ainda pode surgir com nomes diferentes nas linguagens de programação como LISP, Pascal e Delphi. Aqui, o termo “null” pode ser empregado como a variante “nil”.

Os significados

Para facilitar seu entendimento sobre a palavra “null” na informática, podemos traduzir o termo para os seguintes significados que você confere abaixo.

Como adjetivo

  • Conjunto de valores não existentes;
  • Zero ou nada;
  • Cancelado;
  • Sem validade;
  • Nulo ou nula.

Como verbo

  • Cancelar;
  • Zerar;
  • Anular;
  • Desclassificar.

Null e a área da informática

Como você já saber, a palavra null é entendido como um dispositivo que apresenta valor zero ou nulo, pois em muitos sistemas operacionais eles representam arquivos que são incapazes de receberem dados e acabam por apagá-los por consequência.

Dessa forma, eles não retornam os mesmos dados enviados para procedimento. Como principais sistemas operacionais onde o vocábulo null está presente, podemos citar os mais conhecidos, que são:

  • DOS;
  • Windows;
  • Linux.

Mas lembre-se de que, em outras áreas relacionadas à ciência da computação, a palavra null também pode indicar valores desconhecidos, a exemplo das bases de dados Visual Basic ou SQL.

O null character

A presença do termo null pode ir além dos campos relacionados à computação, a exemplo do conhecido null character ou “caractere nulo”. Ele é definido como o caractere que tem valor igual ao zero e costuma ocorrer como pequenos erros dentro do sistema, assim como sua representação impressa numa folha pode ser identificada pelos espaços em branco, embora seja gerado de forma automática.

Além do mais, é muito usual o emprego do null para designar a falta de um retorno para determinada operação ou até mesmo a ausência de um valor. Esse comportamento é nocivo para o trabalho na área de informática e muitos programadores o ignoram por isso em várias áreas da linguagem tecnológica.

Mas o grande problema ligado ao conceito de “null” é a possível criação de uma série de códigos maliciosos e mentirosos, pois todo o null presentes nas linguagens podem se passar por todo e qualquer valor que tem base na sua referência, gerando problemas diversos.

O null em SQL

Neste tipo de linguagem, o conceito de null é atribuir um valor zero para determinado célula, campo mesmo um código numa aplicação ou num banco de dados. Isso porque seus atributos nas tabelas de uma base de dados com suporte à linguagem SQL também podem ser designados como um “null”. Assim, ele ainda indica que certo valor da coluna pode ser não aplicável ou desconhecido assim como não pode ser um campo com espaços ou vazio.

Diferença entre null safe e type safe

Null safe

Chamado também de void safety, esta é uma propriedade que visa garantir que certo objeto jamais seja nulo, ou, caso o seja, demanda tratamento adequado para evitar possíveis erros. E tudo isso é usado para evitar o conhecido tema billion-dollar mistake, que pode ser definido como a possibilidade de determinados objetos terem chance de apresentar valores nulos. Afinal, essa propriedade pode violar protocolos de segurança, conferindo o conceito de que uma linguagem apenas é totalmente type safety enquanto ela também tiver as propriedades de null safety.

Type safe

Ainda com relação ao termo null, esta é uma propriedade de todo objeto que já é esperado, assim o compilador responsável consegue calcular se operações podem serem feitas. Claro que não terá um comportamento indefinido caso isso falhe, podendo incidir em provável erro.

O null.dll

Esse arquivo tipo de DLL é um tipo geralmente associado ao Map6, que fora projetado pela Autodesk com base nos sistemas operacionais da Microsoft, como o Windows. Embora seu nome seja o usual null.dll, sua versão mais atualizada é popularmente conhecida como a de 1.0.0.0, além de carregar a baixa classificação de apenas uma estrela e a avaliação de segurança com o infeliz e inseguro registro de unknown.

Mensagens de erro comuns ao null.dll

Entre os vários erros mais que são encontrados e relacionados ao arquivo DDL conhecido pelo nome de “null”, citamos as seguintes mensagens que chegam a apavorar e deixar em pânico os usuários de computadores com o sistema Windows. Confira abaixo.

  • Arquivo null.dll não foi encontrado;
  • Seu arquivo null.dll está ausente;
  • dll com violação de acesso;
  • Não é possível registrar o arquivo null.dll;
  • Não foi possível encontrar o arquivo C:\Windows\System32\\null.dll.
  • Não foi possível dar início ao programa Autodesk Map 6 pois um componente requerido está ausente: o arquivo null.dll. Por favor, reinstale mais uma vez o programa Autodesk Map 6;
  • A aplicação falhou ao tentar ser iniciada porque o arquivo null.dll não foi localizado. Uma reinstalação deste programa pode reparar o problema.

Como você pode perceber, essas mensagens indicando algum erro do DLL null.dll podem surgir mesmo durante a instalação de aplicativos ou programas, assim como se tiver um software com relação ao arquivo DLL descrito neste tópico.dll, seja em meio ao desligamento ou à inicialização do Windows e até mesmo em plena instalação do sistema operacional da Microsoft. Isso significa que acompanhar onde e quando o erro ocorreu é a informação vital para você poder resolver o problema.