Língua Portuguesa

Significado de permuta, definição e exemplos

Existem diversos termos na nossa língua que ouvimos falar em diferentes momentos, o que faz com que fiquemos com dúvidas do verdadeiro significado daquela palavra ou mesmo se ela é utilizada de diferentes formas. É o caso da palavra permuta, que gera em dúvida em muitas pessoas. Afinal, o que significa permuta? Qual é a origem dessa palavra? Em que contextos ela é usada? Falaremos sobre essas e mais outras questões no texto de hoje!

Qual é o significado?

Antes de mais nada é necessário falarmos que permuta é uma palavra usada em muitos contextos, o que significa que ela também pode ter muitos significados. Porém, de todas as formas que ela é usada, podemos perceber que os sentidos são parecidos, ou seja, ela pode até ter diferentes significados, mas o sentido é quase sempre o mesmo. Separamos então as três formas mais utilizadas da palavra, que são:

  • Na publicidade
  • Na biologia
  • No mercado imobiliário
  • Em hotéis
  • Na matemática
  • No sentido figurado

Falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas formas de utilizar a palavra de maneira mais profunda para que você possa entender, na prática, como ela pode ser interpretada em diferentes situações.

Na publicidade

Quando falamos na palavra permuta, o seu uso na publicidade é o mais comum. Ela é utilizada para designar uma troca de serviços, espaços ou produtos. A relação é muito parecida com a de uma compra, mas, nesse caso, não se troca alguma coisa por dinheiro e sim por outra coisa.

É comum vermos, por exemplo, sites que trocam serviços ou produtos por espaços publicitários e seu veículo. É claro que para uma permuta ocorrer, os dois lados têm que estar de acordo com a troca e saber que seu produto ou serviço vale o mesmo do que o que está sendo trocado.

Vale também ressaltar que hoje em dia o uso da palavra nesse sentido já ultrapassa a área da publicidade, afetando também outros mercados, principalmente os que envolvem comunicação e trabalhos feitos pontualmente. Um fotógrafo, por exemplo, pode prestar seu serviço por permuta, quando um cliente oferece um produto equivalente aos serviços prestados por ele.

Na biologia

Quando falamos em genética, uma das principais áreas da biologia, a permutação cromossômica é um fenômeno que ocorre entre as nossas células durante a nossa formação, principalmente, que trocam informações genéticas entre si. É como cartas de dois baralhos diferentes fossem embaralhadas, fazendo com que ocorra uma formação única. É a permuta que faz com que com que cada indivíduo tenha suas particularidades e não seja apenas uma espécie de clone de outro ser humano.

No mercado imobiliário

Também não é incomum ouvirmos falar sobre permuta de imóveis, que nada mais é do que uma alternativa para pagar uma casa ou um apartamento. Nessa forma de negociação, você oferece a sua casa em troca de outra, por exemplo. Esse tipo de negociação é legal, juridicamente falando, e pode ser feita direto entre imobiliárias, o que facilita a negociação de uma pessoa ou empresa que deseja adquirir um imóvel.

Em hotéis

Quando falamos em permuta em hotéis, o sentido que a palavra traz é bem parecido com o da publicidade e o do mercado imobiliário. Um hotel pode oferecer uma permuta para um hóspede que seja um influenciador digital em troca de postagens promovendo o local. Isso é algo bastante corriqueiro e comum nesse ramo, ainda que as transformações desse tipo de negociação sofram as devidas alterações com o passar do tempo.

Na matemática

As palavras permutar e permutação também podem ser bastante utilizadas na matemática. Trata-se de um método de contagem de análise combinatória. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de possibilidades que podem ser contadas de determinada maneira a partir das fórmulas aplicadas.

No sentido figurado

Há ainda mais uma forma que a palavra permuta é utilizada, no sentido figurado, que pode ser aplicada a diversas situações do dia a dia. A palavra pode ser utilizada para expressar a troca de informações ou ideias de alguma pessoa ou simplesmente para falar que uma coisa mudou de lugar com outra.

Origem da palavra

Como você já deve ter percebido, a palavra permuta, por mais que possua diferentes colocações dentro da nossa língua, sempre está ligada ao sentido de troca, de intercambio de ou de partilhar alguma coisa.

Esse substantivo tem origem do verbo permutar, que significa exatamente isso: trocar.  Esse verbo, por sua vez, tem origem no latim permūto, que significa literalmente trocar, partilhar ou mudar inteiramente.  Portanto, sabendo de onde essa palavra veio, fica mais fácil entender por que ela é utilizada em tantas situações diferentes, mas com um significado parecido. A reposta está aí!

Exemplos do uso da palavra permuta

Agora que você já entendeu todos os diferentes usos da palavra e também já sabe qual é sua origem, podemos também dar alguns exemplos do seu uso no dia a dia para que fique mais claro como frases podem ser construídas com ela.

O site de um amigo faz aceita permuta com uma agência. – Uso no sentido publicitário.

A permutação de genes é o que possibilita um bebê ser ele mesmo e não outra pessoa. – Uso no sentido genético.

Meu amigo utilizou permutação para chegar a esse resultado. – Uso na matemática.

A imobiliária não vai fazer permuta com a sua casa. – Uso do mercado imobiliário.

O hotel da minha família vai fazer permuta para ganhar mais reconhecimento. –  Uso da palavra em hotéis.

Nós fizemos uma permuta de ideias para que pudéssemos decidir onde vamos almoçar hoje. – Uso no sentido figurado.

Considerações finais

E aí, você sabia que a palavra permuta poderia ser usada de tantas formas diferentes? E sobre a sua origem? Isso não são apenas informações interessantes, mas algo que pode agregar muito em nossas vidas. Ao aprendermos os diferentes significados assim como os diferentes usos das palavras, estamos também avançando nos domínios da língua portuguesa, o que é benéfico em vários sentidos. E o número de palavras e termos que você pode descobrir pode ser muito grande. Qual será o próximo?