Língua Portuguesa

Preposição: classe gramatical que estabelece relação de dependência entre as palavras. Entenda!

O que é preposição

Preposição é uma das classes gramaticais que possui palavras invariáveis em seus conjuntos e tem como função estabelecer entre essas palavras relações de dependência e/ ou sentido.

Essa classe gramatical é de extrema importância para a construção e coesão dos textos, já que a preposição gera uma relação de subordinação e atua como conectivos para que haja compreensão das orações e frases. Logo, são indispensável, muitas vezes, para que uma mensagem seja passada.

Veja também – Significado de épico

É importante ressaltar que entre o regente (termo que vem antes da preposição) e o regido (termo que aparece depois da preposição), não há sentido individualizado, ou seja, eles obrigatoriamente dependem um do outro. Por exemplo: ‘Apartamento de Maria’, aqui a preposição “de” indica posse e sem ela a palavra “apartamento” e “Maria” seriam apenas duas palavras flutuantes, mas depois que o “de” foi inserido, conseguimos identificar que o apartamento pertence à Maria.

Classificação das preposições

As preposições podem ser classificadas de duas formas:

  • Acidentais= palavras pertencentes a outras classes gramaticais que dependendo da situação fazem papel de preposição, tais como: exceto, segundo, salvo, como, menos, afora, visto, etc.

Exemplo: O diretor foi o segundo a deixar a escola (Numeral)

Agiu segundo o seu coração (preposição)

  • Essenciais: palavras que possuem como única função ser uma preposição, tais como: com, até, contra, desde, de, em, a, após, ante, entre, perante, sem, para, por, trás, sobre, sob

Preposição exemplos

Assim como outras palavras, quando uma preposição está sozinha, ela não apresenta nenhum sentido, mas assim que for inserida em uma frase, ela pode indicar diversas coisas, como companhia, tempo, instrumento, causa, modo, lugar, distancia, finalidade…

Exemplos:

  • Escritório de Lucas (posse)
  • Ele veio com ela (companhia)
  • Logo irei a Nova York (lugar)
  • O ônibus chegará aqui em dez minutos (tempo)
  • Nos esperavam com expectativas (modo)

Preposição e locução prepositiva

Locução prepositiva é o nome que se dá quando duas ou mais palavras juntas representam uma só expressão, por exemplo: de acordo com, perto de, atrás de, ao lado, abaixo de, acima de, até a, por causa de, etc.

Preposição e conjunção

Como dito acima, preposições são palavras que estabelecem relação entre dois termos, explicando e completando o sentido deles.

Conjunções, assim como as preposições, são palavras invariáveis, porém, essas possuem como única função ligar termo de uma oração e/ou ligar duas orações.

A principal diferença entre as duas é que preposições não ligam orações, apenas empregam uma relação de subordinação.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica