Geral

RPG: quais os significados da sigla?

RPG

Se você pensou que este artigo trata sobre role-playing game, a sigla mais famosa de RPG, um jogo no qual os jogadores assumem papel de personagens em mundos fictícios, acertou! Mas não nos limitaremos apenas ao jogo, já que RPG também serve de sigla para designar um assunto completamente diferente e que pode ser de grande ajuda para você que enfrenta problemas de dores musculares devido a má postura e demais fatores.

O RPG em questão é o que se refere à saúde de nosso corpo, um método fisioterapêutico desenvolvido nos anos 1980 e que é usado desde então como procedimento para tratar e evitar lesões no corpo. Posteriormente veio a se descobrir que a técnica é eficiente até para cuidar de questões de âmbito emocional.

Mas o que significa a sigla RPG nesse caso? Quais os benefícios que proporciona ao corpo? Para quais casos é indicada? Como consegue auxiliar pessoas que estão passando por problemas emocionais? Quem é o profissional responsável pela aplicação da técnica e quantas sessões são necessárias para recuperar a boa forma do corpo?

Tire todas essas dúvidas relacionadas sobre esse tipo de RPG prosseguindo na leitura.

Mas primeiro vamos falar um pouquinho mais do jogo!

RPG: o jogo

É um gênero de jogo no qual, como descrito acima, os jogadores assumem papel de personagens imaginários em mundo fictícios – não à toa, é nomeado como role-playing game, que em português seria algo como “jogo de interpretação de papéis”.

A forma mais clássica do RPG é com tabuleiro de mesa onde os jogadores fazem uma atuação literal, falando e se vestindo como o personagem que escolheram interpretar ou que lhes foi incumbido.

A criação de personagens ocorre com um preenchimento de uma ficha onde se coloca todas as características e atributos da persona a ser interpretada, passível de constante atualização conforme a evolução do tipo na trama que acompanha o jogo.

As características do jogo

Todo jogo de RPG precisa de um sistema de regras e de uma narrativa conduzida por um player denominado “mestre”. Ele é o responsável por ditar a trama, descrever cenários, controlar e interpretar os inimigos que os demais jogadores precisarão enfrentar, sempre de forma imparcial e que assegure que os demais participantes interajam com liberdade entre eles e com o cenário apresentado.

O jogo é conhecido por explorar a criatividade, já que os participantes são incentivados a tomar decisões de forma livre de acordo com as ocorrências expostas pelo mestre, e o trabalho de equipe, já que necessita de vários participantes para ser bem jogado e de um trabalho colaborativo para se chegar ao final da história.

O sistema de regras pode ser predeterminado, produzidos por empresas especializadas por esse tipo de jogo ou inventadas, produzidas e adaptadas pelos próprios jogadores.

Para se determinar que uma ação praticada por um jogador teve sucesso ou fracasso no role-playing game, normalmente os sistemas de regras se utilizam de dados, o que confere maior imprevisibilidade e emoção à partida.

RPG: a fisioterapia

A sigla se forma em razão dos termos Reeducação Postural Global (RPG) e tem como princípio trabalhar todas as regiões do corpo de modo a corrigir a postura corporal com técnicas de alongamento do tecido muscular.

Philippe Souchard, francês inventor da técnica de correção nos anos 1980, estudou por vários anos os tratamentos relacionados a correção postural e acabou desenvolvendo esse método que ficou conhecido como RPG e que consiste basicamente no relaxamento de cadeias musculares por meio de posturas terapêuticas.

A pessoa submetida a esse tratamento tem sua postura analisada pelo profissional responsável por aplicar a técnica, no caso, um fisioterapeuta, que considera o motivo que a fez ser indicada para fazer o RPG, e a partir dessa análise elabora uma série de exercícios para fortalecer e alongar os músculos mais fracos, assim como tendões e ligamentos, para realinhar todo o corpo.

RPG

Quando o RPG é indicado?

RPG passa a ser motivo de consideração quando a pessoa passa por sérios problemas relacionados a dores e problemas osteomusculares, como:

  • Lordose;
  • Cifose;
  • Escoliose;
  • Dor na lombar;
  • Problema de alinhamento da coluna;
  • Dor ciática;
  • Torcicolo;
  • Espondilite anquilosante;
  • Problemas de respiração;
  • Posicionamento de joelhos;
  • Hérnia de disco;
  • Dor de cabeça provocada por tensão nas costas e pescoço;
  • Dor crônica no quadril;
  • Posição da cabeça mais a frente que a ideal;
  • Ombros virados para frente;
  • Pé plano.

O RPG também é indicado para prevenir lesões musculares. Então, se tem uma vida muita sedentária, com excesso de repetição de movimentos por causa do trabalho e vez e outra lida com desconforto muscular, pode ser interessante fazer exercícios de RPG para evitar piora do quadro.

Os problemas musculares podem advir de postura corporal incorreta. Uma forma de avaliar se o seu corpo está bem alinhado, se anda ou fica de pé de forma considerada correta é encostar o corpo a parede, de costas, de modo que seus calcanhares estejam encostados na divisória e avaliar suas costas e nuca. Se não estiverem, naturalmente, encostados na parede, formando uma linha reta com os calcanhares, é sinal de que sua postura não é a ideal.

Fazendo o RPG

Depois de ser avaliado pelo fisioterapeuta, este te indicará um dos 8 exercícios possíveis para praticar por pelo menos 3 minutos. Enquanto se mantém na posição indicada, o profissional pode fazer ajustes no seu corpo e na respiração para que fique na posição ideal.

Apesar de poucos minutos, se manter imóvel na posição orientada pelo fisioterapeuta é desafiante para quem não está acostumado, desafio que tende a fica maior conforme o progresso do paciente, pois dificuldades são acrescidas.

A quantidade de sessões por semana e o tempo de duração do RPG dependem de cada caso. Para os que desejam um realinhamento de postura ou prevenção de lesões, uma sessão por semana pode ser o suficiente, mas os caso de avarias podem necessitar de até duas sessões por semana. Tudo depende da avaliação do profissional.

No entanto, em 3 ou 4 sessões já é possível perceber progresso significativo na postura e na regeneração muscular ou chegar à conclusão de que o tratamento não está surtindo o efeito esperado.

Problemas emocionais

Como viu no tópico acima sobre os casos que RPG é indicado, melhorar a respiração é um dos benefícios que o método proporciona.

A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos. Desse modo, é correto afirmar que a respiração é uma grande aliada para lidar ou amenizar os dissabores provocados por problemas emocionais.

E o RPG melhora a respiração por permitir maior amplitude dos músculos respiratórios. A técnica colabora ainda para relaxar os músculos das tensões acumuladas em decorrência dos problemas emocionais. Quem sofre de ansiedade, anda muito estressado, sofre de síndrome do pânico e outros problemas relacionados se beneficia grandemente com a prática de RPG.

RPG

Para fins clínicos

O RPG não pode ser recorrido para atender desejos estéticos, é solicitado apenas para lidar com questões graves de lesão muscular, alta probabilidade de agravamento de microlesões e dificuldades extremas para lidar com problemas emocionais.

Para alinhar o corpo, acertar a postura apenas com pretensão estética, recomenda-se fazer sessões de pilates que, diferentemente do RPG, pode ser feito apenas para fins estéticos.

O pilates também é voltado para correção de postura e respiração, no entanto, além da questão estética, se diferencia do RPG por trabalhar com todos os movimentos para o corpo, já que o primeiro se concentra somente na área que está comprometida com uma lesão, e por ajudar a se fazer conexão entre corpo e mente.

A sessão de pilates costuma durar até 1 hora, que é preenchida por uma série de alongamentos e exercícios que utilizam o peso do corpo para serem concretizados.

Mantendo uma frequência de 3 semanas, o pilates proporciona benefícios de longo prazo, como aumento da força muscular e da flexibilidade do corpo.

Se gostou do conteúdo, curta, compartilhe, avalie, opine. Seu apoio é opinião são muito importantes para nós!

Pode ser de interesse conferir mais de nosso conteúdo na sessão de siglas.