Filosofia

Significado de ego: entenda o real conceito e definição da palavra

O que é?

Sob o ponto de vista filosófico, ego significa o “eu de cada um”, ou seja, a parte central da personalidade que caracteriza um indivíduo.

Definição

  • Origem: A palavra é originária do latim “ego”, que quer dizer “eu”. Também é derivada do latim “illud”, que diz respeito ao pronome pessoa da terceira pessoa (ele), substituindo o objeto a ser designado.
  • Sinônimos: Eu, personalidade, individualidade.
  • Antônimos: Grupo, coletividade, nós, conjunto, outro.
  • Classe gramatical: substantivo comum.

Saiba mais sobre o que significa ego

O conceito de ego é bastante utilizado dentro da filosofia e da psicanálise. Filosoficamente falando, ego nada mais é que o “eu” de cada pessoa, ou seja, a personalidade que cada uma traz consigo.

Em diálogos populares, ego pode significar também a admiração exagerada que um indivíduo pode ter de si mesmo. Já dentro da psicanálise, o estudioso Sigmund Freud define ego como a consciência do indivíduo, isto é, aquilo que determina os instintos e ações do indivíduo diante de situações que se manifestam no mundo real.

Para você entender melhor, de acordo com a teoria psicanalítica, desenvolvida por Freud, o ego faz parte da tríade do chamado modelo psíquico, composto pelo egosuperego e Id. O primeiro em questão diz respeito àquele que é responsável por evitar que impulsos inconscientes passem para o campo da consciência, levando em conta o mundo externo, atuando, então, como um “defensor da personalidade”. É o que a psicanálise define como princípio da realidade.

Pode-se dizer que uma das principais funções do ego é equilibrar os desejos do Id com a realidade do superego. É ele quem deve fazer a diferenciação do que um indivíduo é capaz de realizar, entre seus próprios processos interiores (Id) e a realidade que lhe apresenta (Superego). Ou seja, o ego suspende as vontades inconscientes do Id com “medo” dos castigos que lhe serão direcionados.

Por exemplo, o ego tem o papel de coibir desejos inaceitáveis do Id, como a vontade de roubar. Neste caso, visto que o indivíduo não pode sobreviver obedecendo somente aos impulsos do Id, como roubar, é necessário que ele reaja realisticamente a seu ambiente de convívio, o que dá origem ao conjunto de procedimentos que leva o indivíduo a comportar-se assim: o ego.

Qual é a diferença entre Id, Ego e Superego?

Como foi dito anteriormente, esses três componentes fazem parte da chamada tríade do modelo psíquico, dentro da teoria psicanalítica desenvolvida por Sigmund Freud, em 1923. E Ego, como você já entendeu, funciona como um “defensor da personalidade” que age a partir da interação do ser humano com a realidade.

Ele adequa os instintos e desejos primitivos do indivíduo (Id) conforme o ambiente e realidade onde este vive, buscando satisfazer as necessidades do Id sem extrapolar os seus valores morais (Superego).

Enquanto isso, o Id refere-se ao instinto nato de cada pessoa, ou seja, suas vontades, desejos e pulsões interiores, que devem ser filtrados pelo Ego e, também, pelo Superego.

Por último, o Superego serve como uma espécie de “conselheiro” para o Ego. Ele se preocupa com a interação do indivíduo com a realidade, representando os valores morais e culturais que devem ser assimilados por ele.

O que é Alter Ego?

Um conceito também bastante conhecido dentro da psicanálise, o Alter Ego se trata da existência de uma segunda personalidade que possa estar presente em uma única pessoa. É chamado de “outro eu” ou “segundo eu”.

No conhecimento psicanalítico, o Alter ego está relacionado a um sintoma patológico no qual um indivíduo pode ter um ou mais estados de personalidade diferentes um do outro, chamado de Transtorno Dissociativo de Identidade, ou dupla personalidade, como o problema é conhecido popularmente.

Já na literatura, o Alter Ego acontece, por exemplo, quando um autor produz uma história sob o ponto de vista de uma outra pessoa, atribuindo a si uma personalidade diferente da sua para elaborar e dar vida aquela obra.

E aí? Gostou de saber mais sobre o significado de ego? Conhece alguém que também gostaria de entender mais sobre essa palavra? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que ele (a) também o vejam!

Até a próxima…