Geral

Significado de Halloween: veja a definição e conceito dessa palavra

O que é?

Halloween – ou “Dia das Bruxas” – é uma data comemorativa popular de culto aos mortos.

Definição:

  • Origem: Derivada da expressão “All Hallows Eve”, onde “Hallow” refere-se a um termo antigo para designar “santo” e “Eve”, que significa “véspera”. Portanto, até o século XVI, a expressão era utilizada para definir a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
  • Sinônimos: Dia das Bruxas.
  • Classe gramatical: Expressão em inglês

Entenda melhor o que significa Halloween

Popular principalmente nos Estados Unidos e outros países de língua anglo-saxônica, o Halloween é uma celebração popular de culto aos mortos e é comemorada na noite de 31 de outubro, véspera do famoso feriado religioso do Dia de Todos os Santos, em 1º de outubro. A tradição foi originalmente pelos irlandeses aos Estados Unidos, localidade onde até hoje a data é amplamente comemorada.

Muitas histórias contam que o Halloween surgiu entre o povo celta, a partir de festividades pagãs que aconteciam no fim do verão e começo do inverno, como é o caso do chamado Festival de Samhain, que ocorria sempre no final de outubro.

Durante a comemoração de Halloween, acredita-se que nesta data os espíritos dos mortos voltavam para visitar os seus lares e, com eles, também poderiam aparecer assombrações para amaldiçoar as colheitas e os animais. Inclusive, é por esta razão que os símbolos usados pelos celtas tinham a função de afastar os maus espíritos.

Atualmente, entre as atividades mais comuns para festejar o Halloween estão as festas à fantasia, decoração com lanternas abóboras, jogos de adivinhação, visitar as casas e oferecer “doces ou travessuras”, acender fogueiras, contar histórias assustadoras, ir em atrações assombradas ou assistir filmes de terror.

Halloween no Brasil

Aqui no Brasil, o Halloween é comemorado a partir de festas particulares, mas até hoje ainda não possui nenhum valor cultural ou significado tão forte como nos países do Hemisfério Norte, especialmente nos Estados Unidos. Porém, algumas comemorações também são vistas em território nacional através de fantasias, decoração e da prática de assistir filmes de terror nessa data, principalmente aqueles que envolvem fantasmas, bruxas e outros temas assustadores.

Quais são os principais símbolos do Halloween?

Dentre os símbolos mais comuns da comemoração de Halloween podemos citar a abóbora com feições humanas iluminadas com vela acesa, fantasias de bruxas, caveiras, mortos-vivos e outros personagens que fazem parte do imaginário popular, objetos e temas assustadores para decorar as casas.

Fora isso, também há o costume de distribuir doces para crianças fantasiadas nesta data. Mais conhecida como “trick or treat” (“gostosuras ou travessuras”, em tradução para o português), essa prática infantil é muito comum nas festividades de Halloween dos Estados Unidos e demais países do Hemisfério Norte.

Gostou de saber o significado de Halloween? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Boas festas!

Leave a Comment