Geral

Significado de procrastinar: descubra a definição e conceito da palavra

O que é?

Procrastinar significa adiar ou prolongar algo para outro momento.

Definição:

  • Origem: Derivada do latim procrastinare ou procrastinatus, que quer dizer “à frente de amanhã”.
  • Sinônimos: Postergar, adiar, deixar para depois, tardar, protelar, pospor, atrasar, demorar, prolongar, espaçar, retardar, delongar.
  • Antônimos: Adiantar, abreviar, antecipar, acelerar, apressar, precipitar, aproximar, avançar, agilizar, prematurar.
  • Classe gramatical: Verbo transitivo direto e verbo intransitivo.

Entenda mais sobre o que significa procrastinar

O ato de procrastinar é considerado normal do ser humano. Porém, quando a procrastinação passa a ser frequente no cotidiano e começa a impedir o funcionamento de rotinas profissionais e pessoais, torna-se algo prejudicial.

O verbo procrastinar é utilizado no sentido de referir-se à negligenciação de atividades, isto é, quando um trabalho não recebe a importância e devida atenção que deveria, sendo deixado de lado para a realização de outras atividades menos importantes, por exemplo, ou simplesmente para descansar ou usufruir de horas de lazer.

De acordo com especialistas, dentre as causas do ato de procrastinar podemos citar o estresse, ansiedade, falta de criatividade e outros sentimentos que ajudam a distrair a pessoa de seu objetivo. No entanto, a boa notícia é que existem várias técnicas simples que você pode aplicar no dia a dia pra reduzir a procrastinação e conseguir focar na otimização da divisão do tempo entre trabalho, descanso e de entretenimento.

Uma delas é chamada de Pomodoro, criada na década de 80 por Francesco Cirillo. Neste procedimento, o indivíduo deve dividir períodos de tempo de 25 minutos (chamados de “pomodoros”), intercalando com intervalos de 5 minutos de descanso entre cada. Depois de 4 “pomodoros”, o indivíduo tem o direito de 30 minutos de repouso, voltando a uma nova sequência de “pomodoros”.

5 dicas para parar de procrastinar agora mesmo

Agora que você já sabe o que significa procrastinação, chegou a hora de saber quais são as melhores formas para evitar a procrastinação no cotidiano. Veja:

1 – Divida a tarefa em pequenas partes

Em vez de pensar no trabalho que precisa ser concluído, divida atarefa em pequenas partes e vá fazendo aos poucos. Desta forma, o seu cérebro não achará tão difícil realizar o que precisa.

2 – Fuja das distrações

Para melhorar a sua concentração, tente evitar ao máximo as distrações cotidianas, como o celular, por exemplo, pelo menos até enquanto conclui sua tarefa. A dica é deixá-lo no modo avião ou carregando longe de você. Fazendo isso, o tempo que você poderia estar gastando olhando as redes sociais poderá ser gasto de maneira mais produtiva no trabalho.

3 – Faça uma lista e coloque prazo

Se você quer facilitar a rotina e evitar a procrastinação, uma dica é listar as suas atividades e tarefas para deixar você mais consciente do que é preciso ser feito. Estipular um prazo vai te deixar desconfortável se não fizer.

4 – Desenvolva bons hábitos

Talvez você não saiba, mas o seu cérebro vai tentar sabotar você o máximo possível para que dê mais atenção ao prazer momentâneo. E a única maneira de combater essa tentação é com disciplina. Por isso, comece a desenvolvê-la adquirindo bons hábitos.

5 – Visualize o futuro

Estudar ou jogar videogame? Sempre que você se deparar com um dilema, basta praticar um exercício simples: imagine-se daqui 5 anos. Se até chegar neste cenário você optou por estudar ou fazer academia; e em outro jogou videogame sempre que teve chance, você pode visualizar em qual deles estará melhor de vida. Simples assim!

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais para que outros amigos também o vejam…

Até a próxima!