Geral

Significado de solstício de verão: entenda a definição e conceito desse termo

O que é?

Solstício de verão trata-se de um fenômeno da astronomia que marca o início do verão, no qual o sol atinge o ponto mais alto do céu e tem-se o dia mais longo do ano.

Definição:

  • Origem: Deriva do latim “solstitius, que quer dizerponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar.
  • Antônimos: Equinócio.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Saiba mais sobre o que significa solstício de verão

solstício de verão acontece quando o sol afasta-se o máximo possível da Linha do Equador, fica estacionado por alguns dias, antes de aproximar-se novamente. É esse fenômeno que dá origem ao dia mais longo do ano e marca o início do verão. Para você entender melhor, trata-se do momento exato em que determinado hemisfério da Terra está inclinado em mais ou menos 23,5º na direção do sol, fazendo com que este receba mais raios solares.

Como forma de tradição para comemorar a chegada da estação mais quente do ano, que vem junto com o fenômeno solstício de verão, as pessoas costumam acender fogueiras. Outra curiosidade é que, como acontece o dia mais longo do ano no solstício de verão, automaticamente acontece também a noite mais curta, justamente por conta da iluminação prolongada do sol.

Em linguagem astronômica, o solstício ocorre devido aos movimentos de translação e rotação da Terra, pois é por causa destes fenômenos que a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios.

Solstício de verão no Hemisfério Sul

Enquanto o Hemisfério Sul está passando pelo solstício de verão, anunciando a chegada da estação, no Hemisfério Norte acontece o solstício de inverno, o que, ao contrário deste primeiro, marca a noite mais longa do ano. O solstício de verão geralmente acontece nos dias 21 ou 22 de dezembro, dias em que a radiação solar incide de forma de vertical sobre o Trópico de Capricórnio.

Vale ressaltar, para quem não sabe, que o Brasil está localizado no Hemisfério Sul. Já os Estados Unidos, por exemplo, estão localizados no Hemisfério Norte.

Solstício de inverno

Como você já deve imaginar, o solstício de inverno marca o início do inverno. Neste fenômeno, a luz do sol não ilumina com tanta intensidade determinado hemisfério e, portanto, tem-se a noite mais longa do ano.

Equinócio

Tal como o solstício, o chamado equinócio também é um acontecimento astronômico, que marca o começo da Primavera e do Outono.

E aí? Gostou de saber mais sobre o significado de solstício de verão? Então, compartilhe o link desse artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas também descubram!

Até a próxima…

Comentar