Geral

Cunhada: quem é? Conceitos, definições e exemplos claros

Em sua família provavelmente há uma cunhada de alguém. Ao menos você já deve ter escutado este termo. Algumas vezes pode ter escutado também alguma piada. Ou até mesmo ter falado mal ou bem de alguém nessa posição. Aqui esclareceremos um pouco o que significa o termo para que nunca mais lhe reste dúvida.

Quem é e o que é a cunhada?

A palavra cunhada é um substantivo e deriva do latim. Pode causar confusões pois também é uma conjugação do verbo cunhar, que significa imprimir, marcar, colocar.

Em uma família a mulher que ocupa essa posição é a irmã de um marido ou esposa. Ou seja, se a pessoa com quem você é casado tem uma irmã ou irmão, você terá um cunhado ou cunhada. Em relação a essa pessoa, você também será cunhado ou cunhada.

No inglês o termo seria brother in law ou sister in law. Cuja tradução direta seria irmão pela lei e irmã pela lei. Tal nomenclatura e sua tradução tornam mais claras o que é uma cunhada. Ela será como uma irmã para aquele que casou, mas somente no papel.

No francês acontece algo semelhante. Eles são chamados de belle soeure beau frère. Sendo que belle ebeausignificam são bela e belo respectivamente. E soeure frère, irmã e irmão. Assim, cunhado e cunhada seriam belo irmão e bela irmão. Significado bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Já que temos o costume de denegrir, principalmente, a cunhada.

Só haverá cunhada se houver casamento jurídico ou união estável reconhecida pela lei. Caso contrário não passará da irmã ou irmão de minha namorada ou namorado.

Por exemplo, se tivermos dois irmãos, Maria e João. Se a Maria se casar com o Paulo, Paulo e João serão cunhados. E, caso João se case com a Daniela que tem como irmã a Alessandra; a Alessandra será cunhada de João.

Muitas vezes a cunhada é considerada uma “pentelha”. Por querer se intrometer na vida do casal e não entender os limites. Mas tenha em vista que isso não é com você. Isto se deve a relação entre irmãos.

Alguns irmãos possuem relações conflituosas, o que fará com que você também sofra os reflexos disso. Também é comum que muitos irmãos preguem peças um no outro. Por isso sempre vão querer contar alguma história engraçada e constrangedora de seu parceiro.

Cunhada

Mas cunhada não é parente. Errado.

Ao contrário do que escutamos normalmente pelas ruas, cunhada é parente. Não se trata de parente por relação sanguínea, como com avós, pais e irmãos

Segundo o Código Civil Brasileiro, se trata de parente por afinidade. Também entram nessa categoria sogro, sogra, nora, genro, netos da pessoa com a qual você casou, bem como seus filhos e avós.

Por isso, tenha mais cautela quando for falar que ela não é uma parente. Pois é assim como você também é para ela. São partes de uma mesma família.

Mais questões jurídicas

Sendo uma parente, a cunhada também acarreta responsabilidades legais.

No Código Civil brasileiro, a cunhada é considerada também uma parente de segundo grau. Isso é importante para casos de contratação de parentes em uma empresa. Caso você contrate alguém nessa posição em relação a você, estará cometendo nepotismo. Estará favorecendo um parente e poderá responder a algum processo.

Entretanto, em caso de separação, também ocorre o término do vínculo. Diferente do que acontece com sogro e sogra, que sempre terão esse título mesmo que haja separação.

Isso serve para evitar casamentos entre certos graus de parentesco. O Código Civil brasileiro proíbe que se casem irmãos, que se case com netos, avós, entre outros. Entretanto, caso você se separe, poderá casar com sua ex-cunhada ou ex-cunhado.

Por exemplo, caso você seja uma esposa casada com um rapaz que tem três irmãos, todos serão seus cunhados. Caso o casamento ou união estável termine, você poderá se casar com um desses três irmãos. E caso se separe novamente, poderá se casar com um dos outros dois e assim sucessivamente.

Portanto, cunhada ou cunhado só é parente enquanto durar o matrimônio. Assim que terminar, caso isso ocorra, a irmão de sua esposa ou esposo já não terá mais esse título.

Cunhada

Como se dar bem com a cunhada

Caso você não se dê bem com a sua cunhada, saiba que não é a única pessoa no mundo. É possível encontrar muitas músicas, piadas e frases para satirizar essa posição.

Isso se deve às proximidades em uma família quando um acaba interferindo na vida do outro. Não ocorre só com você. Por isso, tenha paciência. Não existe fórmula para se dar bem com um parente. Mas exercite sua paciência.

Assim como lidar com qualquer pessoa e com qualquer familiar, há dificuldades em se relacionar com ela.

Talvez a cunhada só não seja mais perseguida do que a sogra. Por isso, não ache que seu caso é exclusivo. Ainda mais se sua cunhada foi mais nova que você. E entenda que desentendimentos acontecem e eles sempre podem ser solucionados estreitando os laços entre a família.

Por exemplo, nos almoços aos finais de semana em que a família se reúne, ou mesmo em datas como Páscoa e Natal, não instigue brigas. Incentive a harmonia entre vocês. Poderá crescer uma ótima relação para todos.

Mas não tente forçar uma situação para serem melhores amigos. Apenas ter uma relação saudável já poderá ser melhor para você. Não caia nas provocações caso elas existam. E lembre-se que você quem é novo na família, por isso pode causar um certo estranhamento para alguns.

Caso você seja aquela que tem um irmão ou irmã que se casou, também tente assimilar o novo integrante na família. Pense no significado do termo pelo francês e lembre-se que ele ou ela podem ser um belo ou bela irmã. Construir boas relações depende somente de vocês e de mais ninguém.

Não se esqueça, é com a família que apesar das dificuldades você sempre poderá contar. A cunhada pode te pentelhar, mas ela poderá te ajudar em problemas futuros.

About the author

yasmin