Expressões em inglês Tecnologia

O que significa delay? Qual a tradução? Como pode ser usado?

Delay é uma palavra do inglês. Entretanto, sua origem é do francês antigo, de delayer. Seus significados variam. Podem ser referente a um atraso temporal, como também fazer referência a uma pausa em uma música. Aqui apresentamos alguns dos significados e como são seus usos.

O significado da palavra e sua tradução

Delay significa atraso em praticamente todos os seus usos. Entretanto, possui várias aplicações. Afinal, existem atrasos em diferentes momentos de nossa vida. No caso desta palavra, refere-se quase exclusivamente a um atraso de som ou a compreensão de alguma mensagem emitida.

É um termo muito usado no inglês e que a língua portuguesa se apropriou. Principalmente no Brasil, o termo é usado e cada vez está mais popular, bem como outras expressões em inglês.

Entre seus antônimos podemos destacar adiantar, avançar. Em inglês poderiam ser seus antônimos continuation (continuação), rush (pressa).

Como sinônimos temos: retardo, demora. Em inglês: lag (atraso), discontinuation (descontinuação).

Veja outras expressões em inglês de uso comum no Brasil.

O efeito de áudio do delay

Na música a palavra delaysignifica um efeito de áudio. Trata-se de uma gravação que é armazenada e reproduzida depois. É possível aplicar outros efeitos a esse som. Por exemplo, usar o delay e reproduzi-lo várias vezes aplicando o eco.

Essa técnica para música existe desde a década de 1940. E foi sofisticada no decorrer dos anos.

Antes eram feitas com fita que eram soltadas de tempos em tempos. Hoje já é utilizada uma tecnologia digital. É possível fazer também a partir de um MP3 e inserir o atraso em um software de edição de músicas.

Este efeito é muito utilizado em músicas eletrônicas e por algumas bandas pop. Um dos grupos mais conhecidos que já usaram, foi a banda U2.

Caso você seja um guitarrista ou tenha uma banda, o delay também pode ser aplicado em suas músicas. Você pode ter um certo atraso em uma das guitarras, ou até mesmo aplicar o efeito caso tenha um pedal.

Na música o delay também pode ser aquele momento em que um guitarrista ou qualquer outro componente de um grupo está tocando e demora para escutar o retorno de algum som em uma das caixas.

Isso acontece com frequência quando as bandas estão fazendo os testes iniciais antes de começarem um show. Esse momento é fundamental para que não haja nenhum atraso e um dos instrumentistas passe a tocar em outro tempo, diferente do resto dos integrantes. Esse pré-show é conhecido como passagem de som.

Delaye seu uso comum

Um dos usos mais comuns da palavra delayrefere-se a atraso. Mas não se trata de qualquer demora. E sim quando há uma interferência em uma transmissão de vídeo ou mensagem.

Com a chegada posterior do áudio em relação a imagem, diz-se que há um delay. Essa falta de sincronia costuma a acontecer em sinais ruins em sistemas de comunicação ou de recepção de informações.

Quando conversamos pelo Skype e pelo Messenger com alguém ou com qualquer outro software de comunicação instantânea por vídeo, é comum que isso aconteça. Quando isso acontecer, você provavelmente está com uma má recepção das informações enviadas pelo outro usuário com o qual está conversando.

O delaytambém pode acontecer em uma transmissão ao vivo de televisão. Quando uma emissora faz uma transmissão às vezes pode ter algum atraso em sinal que chega até as antenas dos telespectadores.

Várias questões podem interferir nisso. Se a antena de sua casa é analógica ou digital. Ou até mesmo se o sinal provém de um satélite.

Até mesmo uma Smart TV pode ter um atraso em relação ao comando do celular ou de um tablet e a transmissão. Afinal, essa televisão funciona com internet Wi-Fi, se a sua conexão for ruim, haverá alguma perda no sinal enviado.

Entretanto, caso você tenha muitos problemas com atrasos de sinais em vários instrumentos que utiliza em sua vida, cogite trocá-los. Ou até mesmo levar na assistência técnica. Ou, se o delay for em produtos que são conectados à internet, verifique se a sua conexão está boa. Pode ser que o WI-Fi ao qual está conectado não é adequado.

Elencamos aqui algumas aplicações da palavra em frases para facilitar o entendimento:

  • Não consigo entender. O áudio está atrasado, há delay;
  • Entre o sinal de televisão HD e o analógico há um certo delay;
  • Não consigo acompanhar a transmissão do vídeo. Minha conexão é ruim e o delay

Síndrome de Delay

O termo também foi utilizado para nomear um raro transtorno. E foi descoberto a partir de experiências e observações de pacientes que demoravam a responder a algo que lhes era solicitado.

Seu nome não faz referência ao uso comum da palavra, mas sim a quem descobriu a doença e a nomeou: o doutor inglês Christian Delay.

Seu uso na gíria

Você também pode usar o termo enquanto uma gíria para dizer que alguém é atrasado.

Se você quer dizer que seu amigo às vezes não entende a velocidade de uma conversa e também chega depois da hora marcada, pode dizer que ele tem delay. Até mesmo pode apelida-lo com esse termo.

Na gíria significa a característica de uma pessoa. Quando há uma certa dificuldade de compreensão por alguém, como se fosse uma falta de recepção de sinal como ocorrem nas transmissões ao vivo. A pessoa só entende o que estava sendo dito muito tempo depois.

Como exemplo de seu uso podemos destacar:

  • O fulano não entende nada do que eu digo. Ele tem um delay impressionante;
  • Eu falo com você e você só me responde minutos depois! Você é um delay.

Considerações finais

Agora que você já aprendeu alguns dos usos da palavra delay, você pode agrega-la ao seu vocabulário. Lembre-se de fazer as distinções de quando a usá-la.

Seus diferentes significados trazem certa especificidade ao termo. E, como a palavra é em língua inglesa, faça a pronúncia corretamente para que não haja um mau entendimento.

Atente-se ao uso do delay e aplique a palavra no seu dia a dia para enriquecer o vocabulário.