Geral

Dia internacional da mulher: quando é? Como surgiu?

O dia internacional da mulher é comemorado em diversas partes do mundo. Nos dias que antecedem o 8 de março, é comum que exista uma grande comoção relacionada à data. Ao mesmo tempo em que propagandas exaltam a importância da mulher para a sociedade, protestos liderados por mulheres tomam as ruas de alguns lugares.

Mas qual é o verdadeiro significado do dia internacional da mulher? Como esta data foi definida? Continue a leitura para saber mais!

Como surgiu o dia internacional da mulher

O dia da mulher foi, inicialmente, uma data comemorada pelas norte-americanas em 1909. O Partido Socialista organizou uma passeata em 28 de fevereiro, sugerida pela sufragista Theresa Malkiel.

Veja também – Significado de u.u

Nessa época, mulheres que tinham um emprego poderiam ser mal vistas, mesmo que sua classe social assim exigisse. Isso acabava gerando diversos problemas para as mulheres, fossem eles diretamente relacionados ao trabalho ou não.

Era muito comum, por exemplo, que as mulheres trabalhassem muito mais horas dentro das fábricas que os homens. As fábricas chegavam a exigir 16 horas diárias de expediente, muitas vezes sem folga. Além de receber menos que os homens, as mulheres podiam trabalhar de 6 a 7 dias na semana e eram obrigadas a executar as tarefas em ambientes com pouca ou nenhuma manutenção.

Em uma sociedade patriarcal e conservadora, esse pouco dinheiro recebido era, muitas vezes, também delegado aos cuidados do “chefe de família”, geralmente um pai ou marido. As mulheres tinham pouca voz na sociedade, sendo inclusive impedidas de votar. Ciente dessas grandes diferenças, foi criado o movimento sufragista, que basicamente lutava para que as mulheres tivessem mais voz dentro da política.

Foram movimentos semelhantes que deram voz a mulheres na Alemanha, Dinamarca, Áustria e Suíça. Nesta época, porém, embora o dia da mulher já fosse considerado internacional, ele era comemorado em datas distintas.

Entre diversos outros eventos, em 8 de março de 1917, mulheres do Império Russo iniciaram uma greve operária. Durante a primeira guerra mundial, elas exigiam comida e paz. Este foi um dos movimentos que deu origem à Revolução Russa, que então derrubaria o Czar Nicolau II e acabaria mais tarde dando origem à União Soviética.

Dia internacional da mulher

Porque 8 de março

Embora o 8 de março tenha um enorme significado político para as mulheres russas e tenha tido seu lugar em outros eventos históricos relacionados à luta feminina, a escolha da data tem outra razão.

Clara Zetkin, uma ativista dos direitos das mulheres, foi a responsável por sugerir a data ainda em 1910. No entanto, ela começou a ser mais reconhecida após ser adotada pelo movimento feminista em 1967 e, mais ainda, após ser aceita pela ONU em 1975.

Acredita-se que a aceitação da data por parte da ONU e do movimento feminista seja, principalmente, pela soma de fatos históricos ocorridos no 8 de março. Na Rússia, por exemplo, a data já era considerada um feriado nacional em honra das mulheres operárias. No entanto, um dos acontecimentos mais antigos relacionados à data foi ainda em 1908, quando uma fábrica de Nova York pegou fogo e matou 129 funcionárias. Estas mulheres haviam sido trancadas no ambiente de trabalho para que não pudessem participar de uma greve promovida por outros trabalhadores.

As cores têm algum significado?

O dia internacional da mulher é frequentemente ligado a tons de lilás e roxo. E isso também não é por acaso. As cores escolhidas para o logo que representa a data e que também acabam caracterizando muitas campanhas da época tem ligação direta com o incêndio da fábrica de Nova York em 1908.

As funcionárias que acabaram perdendo a vida no incêndio trabalhavam para a indústria têxtil. E trabalhavam especialmente com tecidos em tons de lilás e roxo.

O dia internacional da mulher é feriado?

Nem todos os países reconhecem o dia internacional da mulher como feriado. Alguns países sequer comemoram a data, enquanto outros aproveitaram o período para tornar uma espécie de data comercial.

Na Rússia, o 8 de março já era um feriado nacional dedicado às mulheres operárias que estiveram entre os primeiros responsáveis pela Revolução Russa. Na China, mais tarde, a data também passou a ser um feriado de meio período, embora nem todas as empresas tenham aderido a ele. Em algumas áreas da Ásia e da África, o feriado pode se alternar. Em alguns locais, ele é nacional para todos ou apenas nacional para as mulheres.

Na Europa e nas Américas, a data é lembrada e pode ter conotação política ou comercial. No entanto, não é considerado um feriado oficial.

Dia internacional da mulher

Mas, afinal, o que esta data representa?

O dia internacional da mulher no Brasil é muito usada como uma forma de alavancar vendas no início de Março. No entanto, é inegável que este dia seja dedicado a se relembrar da luta das mulheres para igualdade na sociedade.

Foi, afinal, graças às lutas das mulheres do passado que hoje em dia outras mulheres têm mais liberdade no mercado de trabalho e na política. No entanto, é indiscutível que o sexismo e a desigualdade ainda permaneçam na sociedade moderna. Por isso, em muitos países, o 8 de março é também uma forma de se recordar ativamente das lutas do passado. E, neles, as mulheres contemporâneas lutam pela igualdade de salários, entre outros.

Há alguns anos, a ONU também passou a atrelar temas às passeatas dedicadas ao Dia Internacional da mulher. Entre os principais, destacam-se:

  • 1998 — Um mundo livre da violência contra a mulher
  • 2003 — Igualdade de gêneros e as metas de evolução para o novo milênio
  • 2008 — Investimento em mulheres e meninas
  • 2010 — Direitos iguais, oportunidades iguais: progresso para todos
  • 2011 — Acesso igualitário à educação, treinamento e à ciência e tecnologia: o caminho para um emprego decente para as mulheres

Considerações finais

O dia internacional da mulher pode ter adquirido cada dia mais um significado comercial para muitos países. Outros, entretanto, continuam a defender um viés político. Geralmente, nestes países a data é marcada por protestos para a igualdade e melhores condições de trabalho para as mulheres. Não há como negar, porém, que a data tem uma enorme importância para a luta das mulheres pela própria liberdade ao longo dos anos.

About the author

yasmin