Língua Portuguesa

O que é ser extrovertido? Características e definições

O extrovertido é frequentemente descrito como “a vida de uma festa, de uma reunião”. Sua natureza vibrante atrai as pessoas para si, fazendo-o sempre prosperar na interação que desejar.

No lado oposto está o introvertido. Essa pessoa geralmente é apresentada como mais reservada. Ela pode se envolver em uma multiplicidade de atividades sociais, mas precisam de um tempo longe dos outros para recarregar suas energias.

Veja também – Significado de autocarro

Na década de 1960, o psicólogo Carl Jung descreveu pela primeira vez um introvertido e um extrovertido quando discutia elementos da personalidade. Ele classificou esses dois grupos com base em onde eles encontraram sua fonte de entusiasmo.

Em suma, Jung argumentou que os extrovertidos são energizados por multidões e interação com o mundo externo. Os introvertidos precisam estar consigo mesmos para recarregar. Geralmente são mais reservados em suas maneiras e envolvimento com os outros.

Como Jung descobriu, ser extrovertido não é uma opção de tudo ou nada. Em vez disso, a maioria dos indivíduos cai em algum lugar em um espectro entre as duas extremidades polares.

Nos anos em que as teorias de Jung se tornaram populares pela primeira vez, a pesquisa descobriu que existem razões genéticas e hormonais para que algumas pessoas exibam características mais extrovertidas do que outras.

Características do ser extrovertido

Extroversão é uma característica de pessoas cujo interesse é centrado no ambiente e nas pessoas ao seu redor. Isto é, o mundo externo. Elas têm uma grande tendência para as relações sociais e de comunicação, tornando muito fácil para fazer novas amizades.

O extrovertido é caracterizado por ser um indivíduo muito sociável que precisa estar em contato contínuo com os outros. Ele precisa compartilhar e fazer atividades em conjunto ou simplesmente conversar, tomar uma bebida. Ele tem um temperamento vital e passa bem dessa forma.

Constantemente este ser precisa de emoções e amor para viver intensamente. É ele que conduz as atividades do grupo, transmitindo uma gama de emoções novas e fazendo com que todos sintam um poder espiritual aventureiro.

A pessoa extrovertida não suporta a rotina. Em geral, ela é otimista e tem um ótimo senso de humor. No entanto, engana-se quem acha que isso seja uma característica exclusiva daqueles que são alegres demais.

Ser extrovertido é gostar de festas e diversão, é ter muitos amigos e gostar de estar com eles. Contudo, devemos enfatizar que ninguém é absolutamente introvertido, nem totalmente extrovertido. Existe sim uma tendência de seu caráter.

extrovertido

Qualidades positivas do extrovertido

Esta pessoa torna mais fácil para as outras se adaptarem a diferentes ambientes, a novas situações e aos vários eventos que devem ser enfrentados ao longo da vida. Ela reage rapidamente às mudanças.

Quem age diante de atitudes extrovertidas acabam transmitindo alegria e desejo de viver. São seres muito simpáticos e apaixonados, têm uma atitude positiva em relação ao que acontece e vivem a vida com grande intensidade.

Eles têm a facilidade de transmitir suas ideias, objetivos e projetos com entusiasmo e charme. Com isso, acabam infectando outros com esse entusiasmo, resultando na colheita de frutos positivos em suas ações.

Os extrovertidos têm grandes habilidades sociais. São muito eficientes em trabalhos que exigem contato direto com o público. Dão-se muito bem naquelas tarefas em que é preciso manter boas relações públicas para conquistar clientes ou fechar negócios importantes.

O extrovertido é espontâneo e comunicativo. Ele naturalmente expressa tudo o que pensa e não sente medo do que os outros dirão. Sua capacidade de comunicação é grande, além de ser amigável e raramente incomodar ou ofender alguém. Pessoas assim não gostam de entrar em discussões e geralmente não entram em questões que levantam controvérsias.

A sua natureza é muito aberta, por isso podem conversar com estranhos sem sentir qualquer vergonha e ter uma ótima facilidade para fazer amigos.

A criatura extrovertida adora organizar festas, almoços ou jantares, e está sempre disposta a se divertir e brincar, sendo espirituosa e divertida.

Qualidades negativas do extrovertido

Às vezes, ele pode ser um pouco “pesado” ​​porque tende a falar demais e deixa pouco tempo para os outros se expressarem. O extrovertido gosta de ser o centro das atenções, e nas reuniões de amigos, ele geralmente impõe para onde ir ou qual atividade fazer.

As pessoas com espírito de extroversão têm uma vitalidade excessiva que pode ser desgastante para os que as rodeiam. Elas estão sempre ativas e é difícil manter-se em seus níveis. Raramente entendem que o resto do mundo precisa de momentos de tranquilidade.

Os extrovertidos são pessoas efusivas que se deixam levar pelo momento, agem mais por impulsos do que por reflexão. Em algumas ocasiões, mostram pouco controle de seus sentimentos e pouca tolerância a frustrações.

Podem ser superficiais e ter pouca ambição pessoal. Em geral, são conformistas e têm um espírito prático. Não possuem grandes ideais ou lutam para mudar o que não gostam. Eles são pouco exigentes consigo mesmos.

Em geral, não sabem ficar sozinhos, ficam nervosos e ansiosos com a solidão e tentam evitar os momentos de silêncio que ocorrem ao longo do dia.

extrovertido

Extroversão é um espectro

Se você acha que não corresponde a todas as características extrovertidas, não está sozinho. A realidade é que a maioria das pessoas cai em algum lugar que fica no meio disso tudo.

Poucas pessoas são puramente um tipo de personalidade. Mesmo aquelas que não podem sonhar em passar uma noite de sábado em casa por medo de perder uma grande festa, precisam de tempo para si mesmas ocasionalmente.

Além disso, os indivíduos podem mudar de personalidade ao longo da vida. Você pode ser mais introvertido quando criança, mas achar que é mais extrovertido quando adulto.

Flutuações no espectro da personalidade são normais. Algumas pessoas até trabalham para ser mais ou menos extrovertidas com a ajuda de terapeutas ou programas de autoajuda.

Naturalmente, uma grande parte de sua personalidade é determinada antes mesmo de você fazer seu primeiro amigo. Seus genes desempenham um papel em seu jeito de ser e agir.

De fato, estudos descobriram que os genes que controlam como o cérebro responde à dopamina, podem prever suas características de personalidade.

É claro que a química do cérebro não é o único fator envolvido na determinação do curso de sua vida. Não é possível determinar se alguém será introvertido ao extrovertido, mas seus traços de conduta fazem parte de sua evolução e crescimento como indivíduo. Eles são o que fazem você ser único.

About the author

yasmin