Expressões em inglês

Fairy tail: conto de fadas, anime, mangá ou tudo isso

Fairy tail

Fairy Tail é uma expressão do inglês que dá nome a uma série de mangás e animes japoneses. O termo vem do inglês e sua tradução, do contrário do que muita gente pode achar, é “rabo de fada”. Diferente de fairy tale, outra expressão também do inglês, que nesse caso significa conto de fadas, ou seja, as histórias que conhecemos de livros e filmes infantis e temos contato desde criança.

Mas qual a diferença no final das contas? há relação entre os dois termos? por que a série de mangá e anime tem esse nome?

Esse material tem a intenção de trazer a tona todos esses assuntos e explicar tudo o que gira em torno desse termo. Quer saber mais sobre tudo isso? continue lendo esse conteúdo!

Fairy Tail: o Mangá

A história inicia-se com o mangá, escrito e ilustrado pelo mangaká, artista que produz histórias em quadrinhos, Hiro Machima. Também criador dos mangás e animes de menos sucesso Rave Master e Monster Soul, Machima publicou os primeiros capítulos de Fairy Tail no ano de 2006 em 2 de agosto. Foi através da revista Weekly Shōnen Magazine que suas produções foram veiculadas e passaram a ser conhecidas pelo público japonês.

A narrativa trata da história de um grupo de jovens membros de uma guilda de magos que viajam pelo mundo, fazendo missões e enfrentando inimigos. O nome dessa guilda é Fairy Tail, o que dá nome ao mangá.

Tudo se inicia quando Lucy, uma jovem maga de 17 anos decide se tornar mais poderosa e evoluir sua magia. Com esse objetivo, ela vai até a cidade de Hargeon para tentar entrar em uma guilda, onde poderá treinar e aprimorar suas habilidades, assim como ganhar dinheiro para sobreviver. Nesse lugar, ela acaba encontrando problemas com perigoso criminoso que tenha transformá-la em sua escrava. É aí que, ocasionalmente, ela conhece Natsu e seu gato falante Happy, que ao perceberem a garota em apuros, agem para salvá-la do bandido.

Após ser salva, a garota descobre que Natsu é, na verdade, um mago membro de uma das guildas mais famosas, a Fairy Tail. Assim, após ser convidada por ele, Lucy passa a fazer parte do grupo junto com os magos Erza Scarlet e Gray fullbuster. Desde então eles vivem todos tipos de aventuras perigosas juntos, dando início a uma longa amizade.

Fairy tail

O anime

A história na adaptação para anime, como de costume, não apresenta muitas diferenças no seu enredo mas acrescenta uma experiência diferenciada da de ler os mangás. Aqui você sabe a voz dos personagens e a suas personalidades ganham mais clareza, conforme o diretor quer passar.

Nesse caso, o anime foi lançado em 12 de outubro de 2009 na TV Tokyo e encerrado em 13 de março de 2013. Porém antes mesmo de terminar de ser exibido, seu criador Hiro Machima já havia confirmado a sua continuação. Então, em 4 de abril do ano seguinte a segunda série começou a ser exibida novamente, tendo seu fim em 26 de março de 2016. Mais uma vez, quatro dia antes de deixar de ser exibida, seu criador anunciou que uma nova temporada de Fairy Tail estava sendo produzida.

O anime, assim como mangá, conta a história de Lucy, uma maga com o poder de invocar espíritos celestiais através de chaves que funcionam como portal acesso desses seres para nosso mundo. Seu interesse por grande parte da narrativa é conseguir as doze chaves de ouro. Artefatos esses, muito raros e poderosos pois abrem as “12 portas do zodíaco”, com as quais ela poderá se tornar mais poderosa e evoluir sua magia.

Já Natsu, o outro personagem protagonista, passa boa parte do enredo buscando se conhecer melhor e poder libertar seus poderes, que estão aprisionados dentro dele e só são liberados através das emoções do personagem. No início do anime ele encontra Lucy enquanto procurava pelo Igneel, o dragão que o criou quando criança e que subitamente sumiu.

Relação entre Fairy tail e contos de fadas

Os contos

Como dito de início, os termos que tratam do mangá e o que se refere a contos de fadas não são os mesmos. Fairy tail e fairy tale tem traduções diferentes para o português, sendo apenas o último que dá nome aos contos de fada para a língua inglesa. Porém, ainda assim é suspeito que haja uma relação, já que o anime trata de assuntos fantasiosos da mesma forma que as histórias tradicionais, como branca de neve, bela adormecida, e Cinderela.

Contos de fadas são histórias fantásticas que tratam sobre narrativas envolvendo pessoas seres folclóricos da tradição europeia. Muitas delas têm origens milenares dos povos celtas e vieram sendo contadas oralmente por gerações até chegarem as versões que conhecemos hoje em dia.

Elas se chamam contos de fadas por justamente envolver esses seres mitológicos que interagem com os humanos nas histórias. Muitas vezes os ajudando e muitas vezes sendo seus inimigos. Além disso, essas narrativas costumam envolver tanto pessoas normais, camponeses, fazendeiros, e simples moradores de vilas, quanto reis, rainhas, príncipes e princesas, bruxas, feiticeiros, gnomos, unicórnios e outros seres fantásticos. Muitas vezes tratam sobre uma grande história de amor e acabam num final feliz (dando origem ao termo “fim de conto de fadas”), e muitas vezes é o contrário.

Fairy tail

Fairy Tail

Por sua vez, A história de Fairy Tail se passa num mundo onde também existem magos, animais falantes, reis e seres celestiais. Além disso, eles tem uma trama parecida com os contos de fada, onde os personagens viajam por lugares desconhecidos onde há criaturas estranhas. Também encontram inimigos, personagens que precisam derrotar. Sem falar dos finais felizes, onde todo fim de saga há uma celebração por uma vitória.

De fato não há como negar a possibilidade do anime ser influenciado pelas histórias antigas. A forma que a trama é contada é bastante semelhante a sequência de acontecimentos que geralmente os contos de fadas tem. No entanto, é inevitável que a ficção contemporânea se inspire nessas obras, foram elas as primeiras em criar enredos envolventes e emocionantes.

Conclusão

Fairy Tail é o nome do grupo de magos que intitula a série de mangás e animes japoneses criado por Hiro Machima. Porém não dá para desconsiderar uma possível brincadeira do autor com o nome de sua produção, para que se relacione e nos traga mais perto dos contos de fadas.

E aí, gostou de saber mais sobre o universo do anime Fairy Tail e sua relação com os contos de fadas? compartilha aqui nos comentários!