Língua Portuguesa

Fonética é área que estuda os sons emitidos pela fala humana. Entenda mais!

O que é fonética?

A fonética é a área da linguística que analisa os diversos sons produzidos pela fala humana. Essa área de estudo é subdivida em duas: a Fonética Articulatória e a Fonética Acústica. Vamos entender um pouquinho de cada uma delas.

Fonética articulatória

Essa área estuda a maneira como o som é produzido, tendo uma visão muito voltada para questões fisiológicas e articulatórias da produção do som, e como o Aparelho fonador trabalha para o som ser produzido. Essa área procura observar, descrever, classificar e transcrever esses sons.

Fonética acústica

Esse ramo da fonética preocupa-se com a acústica dos sons da fala, ou seja, seus aspectos físicos como a amplitude, a duração, a frequência fundamental e o espectro da onda sonora.

Além das duas já citadas, há uma outra área da fonética que analisa os processos que realiza o receptor na recepção e interpretação da onda sonora, ou seja, é um estudo que procura compreender a percepção da fala, esta é chamada de fonética auditiva.

Veja também – Significado de Imprescindível

Fonética e Fonologia

Ambos conceitos estão relacionados, pois são estudos que estão focados simultaneamente nos sons expressos pela fala humana.

A fonologia, nesse aspecto, é o estudo dos fonemas (os sons) de uma língua. Para a Fonologia, o fonema é uma unidade acústica que não é dotada de significado, isso significa que os fonemas são os diferentes sons que produzimos para exprimir nossas ideias, sentimentos e emoções a partir da junção de unidades distintas. Essas unidades, juntas, formam as sílabas e as palavras.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice