Língua Portuguesa

Significado de idem: conceito e definição

Você sabe o que significa o termo idem? Gostaria de obter mais informações? Vamos acompanhar ao longo do texto?

Idem é um termo de origem vinculada ao latim. Seu significado está relacionado a repetição. Trata-se de uma palavra muito usada em textos acadêmicos, especialmente quando o autor quer se referir a citações que já haviam sido feitas anteriormente. Vamos conhecer melhor o uso do idem?

Idem como recurso estilístico

O termo idem tem como principal objetivo evitar a repetição de um termo anteriormente citado. Isso quer dizer que o termo está vinculado a um recurso estilístico. Ao colocar o “idem” no texto, o autor está se referindo a uma expressão que foi citada antes. Normalmente, é um nome que está posto na parte de cima do texto.

Por exemplo, ao colocar um texto e citar o nome do autor, é possível acrescentar um “idem”, na próxima situação que exigir o nome do autor do texto. Com isso, o texto se torna mais inteligente, bonito e com uma coesão textual mais adequada.

Da mesma forma, também pode ser utilizado em um diálogo, para dizer que concorda com a opinião citada anteriormente. Vamos entender melhor como isso funciona?

Exemplos

“A atriz Fernanda Montenegro é uma das mais prestigiadas da história do cinema nacional, na minha opinião”.

“Idem!”

Neste caso, a segunda interlocutora está concordando com a opinião citada pela primeira pessoa que ofereceu a opinião sobre a atriz.

Vamos ver outro exemplo?

“O meu primeiro carro foi escolhido por ter a cor vermelha. O segundo, idem”.

Nesse segundo exemplo, a mesma pessoa se referiu à característica do carro vermelho, após ter falado a respeito, anteriormente. Para evitar que as palavras se repetissem, bastou acrescentar o termo idem. Desta forma, o objetivo foi atingido, ou seja, mostrar, de uma forma mais simples, que o carro era da mesma cor.

Legal, não?

Exemplos vinculados a textos acadêmicos

Uma das principais aplicações do termo idem está relacionado a citações. Quando o autor deseja fazer citações bibliográficas de um mesmo autor, o uso do idem se torna bastante interessante. Isso ocorre pelo fato de que ele não precisa repetir todas as regras da ABNT para cada citação realizada. Basta colocar na primeira ocasião. Isso evita repetir as mesmas regras, o tempo todo.

Para que esse objetivo seja atingido, é só colocar o termo Idem, a partir da segunda citação. Interessante, não é mesmo? Vale ressaltar que estamos nos referindo a referências bibliográficas. Vamos a um exemplo?

  1. CARDOSO, Fernando. A história do mundo. Editora Aquarela. 1999.
  2. Idem.

Vale ressaltar que o idem, nesse caso, só pode ser usado para referências bibliográficas que tenham o mesmo autor, mas com obra diferente. Certo? O termo Ibidem é o aplicado para a mesma obra e o mesmo autor.

Importante ressaltar ainda que o uso de idem, conforme as regras ditadas pela ABNT, deve ser realizado apenas na parte de notas de rodapé. Importante também evitar o uso conjunto de idem e ibidem.

Significado de idem

Desta forma, o significado da palavra é “o mesmo”, “concordo com”, “de igual modo”. Significa concordância, ponto de vista igual. Como foi explicado acima, pode ser utilizado tanto em textos acadêmicos como em diálogos informais, para demonstrar concordância com algo que foi citado anteriormente.

Portanto, o termo “idêntico” pode ser uma espécie de sinônimo de idem. Significa algo como “meu pensamento é idêntico ao seu”.

O termo idem tem origem no latim, tendo um sinal tipográfico, sendo representativo para a palavra. Este sinal é o seguinte: ”.

Isso quer dizer que, em alguma atividade informal, quando você deseja evitar a repetição de alguma palavra – em uma tabela, por exemplo – basta usar este símbolo para demonstrar que o texto é exatamente o mesmo que o acima citado.

Vale ressaltar, no entanto, que esse tipo de repetição deve ser evitada em atividades de cunho formal, haja vista o seu caráter de total informalidade.

A classe gramatical do termo idem é a de um pronome demonstrativo, estando presente em qualquer texto com o objetivo de gerar uma substituição, como foi demonstrado ao longo do texto.

Aplicação (relativamente) informal

Um detalhe bastante curioso de se observar com relação ao uso da palavra idem é que, apesar de ser um termo relativamente comum e de ensinamento corriqueiro no ensino fundamental e no ensino médio, algumas pessoas ainda não o conhecem e tendem a estranhar a sua presença.

Desta forma, é possível ver até pessoas perguntando “por que esse idem apareceu aqui no whatsapp?”, por exemplo. Algumas pessoas desconhecem o seu uso, mostrando que se trata de um termo relativamente formal, apesar de seu uso ser relativamente comum em todos os ambientes e situações.

Aplicações correlatas

Uma das aplicações correlatas do termo idem, sendo talvez a mais comum de todas, está vinculada ao uso do termo “idem” para determinados contextos jurídicos. Desta forma, o uso do termo “bis in idem” é extremamente comum para pessoas que estão dentro deste meio, especialmente na área de direito penal.

O bis in idem é um dos mais comuns conceitos de direito penal, referindo-se a uma situação na qual o acusado não pode responder duas vezes pelo mesmo delito praticado. Também é bastante comum no direito tributário, sempre se referindo a situações nas quais a dupla penalidade deve ser evitada, para uma situação que já se enquadra em outra, anteriormente.

Este é um dos mais importantes axiomas do direito, sendo utilizado com uma frequência enorme por advogados, promotores, juízes, dentre outros profissionais deste meio.

Idem, um termo elegante

O termo idem possui uma certa elegância, devendo ser usado com cautela e com critério. Não deve ser utilizado a todo momento, mas possui um certo refinamento, sendo sempre usado com um cunho de respeito e formalidade.

Ao utilizar o idem, o interlocutor mostra conhecer a língua portuguesa, o latim e muito mais. Vale a pena utilizar com inteligência.

Exemplo final do bom uso de idem:

“- Gostou do nosso texto?

– Sim!

– E gostou de nosso site?

– Idem!”

Esperamos que tenham gostado! Até a próxima!

Conheça outros termos em latim, como carpe diem e ps.