Expressões em latim

Significado de carpe diem: entenda o que quer dizer essa expressão latina

O que é?

Carpe diem significa “aproveite o dia”, no sentido de aproveitar o presente, o agora. Trata-se de uma expressão latina de autoria do poeta romano Horácio (65-8 a.C.), em seu Livro I de “Odes”, no qual ele aconselha a sua amiga dentro da obra literária, Leuconoe, com a seguinte frase: “…carpe diem, quam minimum credula postero”, que pode ser traduzida como “…colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.

Definição:

  • Origem: Do latim “carpe diem”, que quer dizer “aproveite o dia”.
  • Sinônimos: Colha o dia, desfrute a vida, aproveite a vida, viva a vida, gozar o momento presente.
  • Antônimos: Desperdice a vida, pense só no amanhã, não aproveite o momento, não viva o agora.
  • Classe gramatical: Locução latina.

Saiba mais sobre o que significa carpe diem

Carpe diem significa aproveitar o dia, mas não um dia específico, mas sim no sentido de aproveitar o agora. A expressão em latim é um tipo de convite para que aproveite o tempo presente, desfrutando ao máximo de cada momento sem se preocupar muito com o que o futuro reserva.

Em seu Livro I de “Odes”, o poeta Horário (65-8 a.C.), autor da frase, segue a linha do epicurismo e defende que a beleza é perecível e a vida é breve. Portanto, sendo a morte a única certeza, o a ideia é que o presente seja aproveitado antes que seja tarde. Logo, carpe diem quer dizer algo como viver o hoje sem preocupações com o amanhã, aproveitando a vida e os prazeres do momento e que se vive.

O objetivo da expressão latina é ressaltar que a vida é efêmera e breve e, sendo assim, deve ser desfrutada ao máximo, a cada instante. O tema é bastante popular na Literatura, com o seu auge especialmente no maneirismo e Renascimento. Inclusive, no filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, a frase “carpe diem” é dita em determinado momento aos jovens estudantes para lhes lembrar a brevidade da vida e que, por esta razão, deveriam vivê-la de forma extraordinária.

Além disso, no período da decadência do Império Romano, carpe diem era considerado algo como “cada um por si”, devido ao fato de o império estar se desfazendo. Nesta época, a visão era a de que cada dia poderia ser o último. Portanto, a frase que hoje é usada como uma coisa boa, na verdade teve origem no desespero da destruição de um grande império antigo.

Atualmente, a definição de carpe diem ganhou grande popularidade e, por isso, muitas pessoas apostam em tatuagens com essa expressão em latim.

E aí? Gostou de saber o que significa carpe diem? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas também tirem essa dúvida!

Até a próxima…

Comentar