Educação Expressões em latim Língua Portuguesa

Déficit: Origem e significados da palavra. Confira!

Déficit é uma palavra derivada do latim que significa ‘aquilo que ficou faltando’, de acordo com o dicionário da língua portuguesa.

Na economia, déficit é a palavra usada para descrever uma situação onde a saída do dinheiro está maior que a entrada, resultando assim em perdas no lucro.

Na medicina, o termo pode ser usado para nomear uma espécie de distúrbio de atenção que causa impulsividade, hiperatividade e dificuldade na concentração. Esse distúrbio é conhecido como Distúrbio de Déficit de Atenção.

Em resumo, déficit pode ser entendido como tudo que possui um resultado negativo.

Tipos de déficit

Na economia podemos encontrar dois tipos de déficit: o déficit comercial e o déficit orçamentário ou público.

Déficit comercial

O déficit comercial está associado à balança comercial de uma nação, descrevendo quando suas importações estão sendo superiores às suas exportações, e, consequentemente, gerando lucro para o exterior e não para o capital interno.

Déficit orçamentário ou público

Déficit orçamentário ou público é o déficit que ocorre nas contas publicas quando o governo faz um balanço e percebe que há mais despesas sendo pagas do que receitas sendo arrecadadas.

Dentro desse conceito existem quatro formas distintas. São elas:

Déficit primário

O termo ‘primário’ se refere a todos os gastos do governo, sem contar o pagamento da dívida pública. Dívidas essas que surgem quando o governo precisa pegar dinheiro emprestado.

Sendo assim, pagamento primário é aquele que não conta os juros das dívidas públicas. Logo, quando a conta (sem os juros da dívida) tem um resultado negativo, chamamos de déficit primário.

Déficit nominal

É o resultado negativo após o pagamento das despesas, incluindo aqui os juros das dívidas públicas.

Déficit operacional

É quando há a precisão de um financiamento por parte do poder público. No entanto, nesse caso, os efeitos da correção monetária e cambial das despesas e das receitas são excluídos.

Déficit previdenciário

Déficit previdenciário é o termo usado para descrever o saldo negativo da soma do que é arrecadado com o contribuinte e o que paga  para os trabalhadores ativos e inativos.

Déficit de atenção

É o distúrbio causado por uma disfunção neurológica que pode acometer tanto crianças quanto adultos.

Pessoas com DDA tendem a ter extrema dificuldade para se concentrar, assim como possuem mais impulsividade e hiperatividade.

Esse tipo de distúrbio é muito sério e precisa de diagnóstico clínico preciso. Quanto mais o paciente demora para ser diagnosticado, mais o seu quadro vai piorando, pois quanto mais a pessoa com DDA força para se concentrar, ao invés de aumentar, as atividades do seu córtex pré-frontal tendem a diminuir.

Artigos relacionados: