Geral Língua Portuguesa

Egresso: Significado e origem da palavra

Egresso é uma palavra com origem latina, “egressus, significando “saída” ou “escape”. Dependendo da situação o termo pode ter vários entendimentos, mas de uma maneira geral, e de acordo com o dicionário de língua portuguesa, a palavra diz respeito a “que saiu”, “que se afastou” ou “que deixou de fazer parte”.

A palavra também pode ser utilizada como substantivo masculino, nomeando alguém que deixou um convento e desistiu da vida eclesiástica, alguém que realizou a conclusão ou a interrupção de uma formação acadêmica ou alguém que deixou um sistema prisional.

Significado de egresso no comércio e na economia

No comércio, a palavra é usada para referir-se ao dinheiro utilizado em um negócio ou ação para o pagamento de custas. No sentido econômico, se refere a todo capital extraído de uma renda para pagar serviços e ônus.

Em muitos lugares a palavra também é entendida como despesa. Quando os egressos são superiores ao ingresso em uma balança comercial, significa que o resultado das contas estará sempre negativo ou em déficit.

O que se entende por egresso nos termos da Lei de Execução Penal (7.210/84)?

É muito frequente a aplicação do termo em “egresso do sistema prisional” para designar o detento ou recluso que, tendo cumprido a pena ou por outra causa legal, se retirou do estabelecimento penal.

De acordo com o artigo 26 da LEP , considera-se egresso:

– O liberado definitivo, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da saída do estabelecimento;

– O liberado condicional, durante o período de prova.

Depois dos prazos estabelecidos pela lei, o libertado do sistema perde a qualificação jurídica de egresso, assim como a assistência que recebe do Estado pela sua situação, retornando à vida normal de cidadão.

Sinônimo de Egresso

afastamento, apartado, egressão, ex-prisioneiro, partida, retirada, saída, separado

Antônimos de Egresso

Admissão, entrada, ingressão, junto

Artigos Relacionados: