Educação Geral

Balança comercial é o controle do capital que entra e sai de um país

O que significa o termo balança comercial?

Balança comercial é a medida de todo dinheiro estrangeiro que entra e que sai de um país.

É essa balança que registra todas as compras que nós brasileiros fazemos no exterior e, também, a venda que fazemos para outros países dos produtos produzidos internamente.

Como funciona a balança comercial?

Tudo que é produzido no país pode ter dois destinos: consumo interno ou consumo externo.

Veja também – Piercing: história, significados e conceitos

Quando exportamos um produto, estamos mandando para fora um bem que foi produzido no nosso país, e isso tem diversas vantagens.

Na produção desse material que exportamos foram consumidas matérias-primas, mão-de-obra e, também, foi gerada riqueza para o país.

Então, além de gerarmos economia interna, ao vendermos esse bem para outros países, estamos captando recursos contabilizados ao longo de um determinado período.

Significado de balança comercial

Se as exportações pesam de um lado da balança, o que fica do outro?

O contrapeso das exportações são as importações, que é quando compramos bens de outros países.

Ao adquirirmos um bem que foi produzido em outra nação, estamos enviando recursos financeiros para o país de origem do produto, e como não foram usados recursos e mão-de-obra nacional, nós deixamos de gerar riqueza interna.

Para que serve essa medição?

Serve para sabermos se no final de um período, nós enviamos ou recebemos mais capital.

Quando observamos exportações e importações, podemos ver três situações:

  • Superávit = Quando as exportações são maiores que as importações.
  • Déficit = Quando as importações são maiores que as exportações.
  • Equilíbrio comercial = Quando o saldo de entrada e de saída são equivalentes.

O resultado da balança comercial influencia várias coisas na nossa economia, e a principal delas é o câmbio, uma vez que a balança comercial envolve a entrada e a saída de recursos e, na maioria das vezes, esses recursos são em moedas estrangeiras, como dólar, por exemplo.

Significado de balança comercial

Como as importações e exportações alteram o câmbio?

Quando há um grande fluxo de exportações há uma quantia maior de entrada de moeda estrangeira. Quanto mais dólar há no Brasil, por exemplo, fica mais fácil ter acesso a ele e, por isso, a sua cotação cai, ou seja, ela desvaloriza.

É o que acontece também com as importações. Quando as moedas desvalorizam, as importações ficam mais acessíveis e as pessoas e empresas podem comprar mais produtos no exterior.

Dessa forma, acabamos enviando mais dinheiro para o exterior do que para o nosso próprio país e isso faz que a cotação fique flutuando.

Balança comercial, é, portanto, uma via de mão dupla que registra a entrada e a saída de bens, serviços e dinheiro do país, assim como em uma balança.

Artigos Relacionados:

About the author

Jessica