Língua Portuguesa

Significado de ironia: entenda essa figura de linguagem

Ironia

A ironia é uma figura de linguagem na qual as palavras são usadas de tal maneira que o significado pretendido é diferente do significado real das palavras. Também pode ser uma situação que termina de uma maneira bem diferente do que é geralmente previsto. Em palavras simples, é uma diferença entre aparência e realidade.

Figura de linguagem

Antes de entender do que se trata a ironia, o ideal é saber o que é e quando usar uma figura de linguagem. Nada mais é do que uma palavra ou frase que usa linguagem figurada, ou seja, um discurso que tem outro significado além de sua definição normal. Em outras palavras, figuras de linguagem se baseiam em significado implícito ou sugerido, em vez de uma definição de dicionário. Nós os expressamos e desenvolvemos através de centenas de diferentes técnicas retóricas, de tipos específicos, como metáforas e comparações, há formas mais gerais, como sarcasmo e gírias.

Figuras de linguagem compõem uma grande parte da língua portuguesa, tornando-a mais criativa, mais expressiva e mais interessante. Muitas delas já existem há centenas de anos, e alguns até milhares, mais são adicionados à nossa linguagem essencialmente todos os dias.

Tipos de ironia

Com base na definição acima, distinguimos dois tipos básicos de ironia: a ironia verbal e a ironia situacional. A ironia verbal envolve o que não se quer dizer. Por exemplo, quando em resposta a uma ideia tola, dizemos: “Que ótima ideia!”. Isso trata-se de uma ironia verbal. A ironia situacional ocorre quando, por exemplo, um homem está rindo da infelicidade do outro, mesmo quando o mesmo infortúnio, sem o conhecimento dele, também está acontecendo com ele.

Sarcasmo

O sarcasmo é um tipo de ironia verbal que tem um tom mordaz ou crítico, embora possa ser usado para expressar afeto entre amigos. É uma das formas mais comuns de ironia. Todos nós já ouvimos pessoas usarem a ironia verbal para zombar, insultar ou ridicularizar alguém ou algo assim.

Ironia

Objetivo da ironia

O objetivo mais comum da ironia é criar humor ou apontar o absurdo da vida. A vida tem uma maneira de contradizer nossas expectativas, muitas vezes de maneira dolorosa. A ironia geralmente nos faz rir, mesmo quando as circunstâncias são trágicas.

Nós não rimos porque as situações foram trágicas, mas porque elas violam nossas expectativas. O contraste entre as expectativas das pessoas e a realidade das situações não é apenas engraçado, mas também significativo, porque chama a atenção para o quão errados os seres humanos podem ser. A ironia é melhor quando nos aponta para significados mais profundos de uma situação.

Diferença entre Ironia Dramática e Ironia Situacional

A ironia dramática é frequentemente empregada por escritores em suas obras. Na ironia situacional, tanto os personagens quanto o público não têm consciência das implicações da situação real. Em ironia dramática, os personagens não percebem a situação, mas o público sim. Por exemplo, em Romeu e Julieta de Shakespeare, sabemos bem antes dos personagens que eles vão morrer. Em circunstâncias da vida real, a ironia pode ser cômica, amarga ou às vezes insuportavelmente ofensiva.

Definições de ironia

Existem algumas definições de ironia que podem ser:

  • Um fingimento de ignorância assumido e de vontade de aprender com o outro, a fim de tornar as falsas concepções do outro, evidenciadas por um hábil questionamento, também chamada de ironia socrática;
  • O uso de palavras para expressar algo diferente e especialmente o oposto do significado literal;
  • Um estilo literário geralmente humorístico ou sardônico, ou ainda uma forma caracterizada pela ironia;
  • Uma expressão irônica ou enunciação;
  • Incongruência entre o resultado real de uma sequência de eventos e o resultado normal, ou esperado. Um evento ou resultado marcado por tal incongruência;
  • Incongruência entre uma situação desenvolvida em um drama e as palavras ou ações que são compreendidas pelo público, mas não pelos personagens da peça, chamou-se também ironia dramática, ironia trágica;

A definição do Google para a ironia

“A expressão do significado de alguém usando linguagem que normalmente significa o oposto, tipicamente para efeito cômico ou enfático”.

Uma maneira simples de dizer isso é que a ironia geralmente indica uma diferença entre a aparência das coisas e a realidade. Outro bom exemplo, é como a Wikipedia define a palavra ironia:

“Declarações irônicas (ironia verbal) frequentemente transmitem um significado exatamente oposto ao seu significado literal. Em situações irônicas (ironia situacional), as ações geralmente têm um efeito exatamente oposto ao pretendido”.

Ironia

Exemplos comuns de ironia

Analisando alguns exemplos interessantes da nossa vida diária, nós temos:

  • Eu postei um vídeo no YouTube sobre o quão tedioso e inútil é o YouTube;
  • O nome do maior cachorro do mundo era “Pequenino”;
  • Você ri de uma pessoa que escorregou pisando em uma casca de banana, e a próxima coisa que você sabe, você escorregou também;
  • A manteiga é tão macia quanto um pedaço de mármore;
  • Oh ótimo! Agora você quebrou minha nova câmera.

Exemplos de ironia verbal

  • O médico é tão bondoso quanto um lobo;
  • Ele tirou umas férias muito necessárias, fazendo um mochilão nas montanhas. Infelizmente, ele voltou morto de cansaço;
  • A mão de seu amigo era tão suave quanto uma rocha;
  • O deserto era tão frio quanto uma camada de brasas;
  • O aluno foi ‘excelente’ em obter zero no exame;
  • O frango assado era tenro como uma bota de couro;
  • As crianças do meu amigo se dão bem como gatos se dão com cachorros;
  • Seu novo chefe era tão civilizado quanto um tubarão;
  • O novo gerente é tão simpático quanto uma cascavel;
  • O tempo estava tão ameno quanto um dia de inverno na Sibéria;
  • Um veículo estava estacionado em frente ao sinal de proibido estacionar;
  • O CEO de uma grande empresa de tabaco disse que não fumava;
  • O medo de palavras longas é chamado de “fobia Hipopotomonstrosesquipedaliofobia”

Função de ironia

Como todas as outras figuras de linguagem, a ironia traz alguns significados adicionais a uma situação. Declarações e situações irônicas na literatura desenvolvem o interesse dos leitores. Isso torna uma obra literária mais intrigante e força os leitores a usar sua imaginação para compreender os significados subjacentes dos textos. Além disso, a vida real é cheia de expressões e situações irônicas. Portanto, o uso da ironia traz uma obra de literatura para a vida.