Geral

O que é globalização? Consequências, vantagens, desvantagens

O termo globalização foi criado em 1980 com o intuito de descrever um processo caracterizado pela intensificação das interações e da integração econômica, política internacional e cultura. Ele é marcado pelo forte avanço que ocorreu com os meios de comunicação e com os sistemas de transporte. Alguns autores ainda preferem o termo mundialização.

Vale lembra que, apesar do termo ser recente, que o fenômeno vem ocorrendo há muitos séculos. Cientistas sociais citam que a globalização já ocorria com a expansão colonial europeia, já no fim do séc. XV e no início do séc. XVI.

Veja também – Quem é Pikachu? Significado e características

Isto mostra o quando este não é um fenômeno repentino, mas sim um processo gradativo de integração, que se expande constantemente.

Algumas críticas à globalização

Recentemente, alguns grupos sociais organizados e intelectuais vem criticando os moldes atuais da globalização. Segundo eles, este processo beneficiaria somente os países dominantes e as elites econômicas, deixando de lado as populações pobres de diversas regiões do mundo.

As principais críticas à globalização estão relacionadas aos impactos econômicos. Para muitos pensadores ela beneficia apenas um pequeno grupo de países e pessoas privilegiadas, que já possuem uma situação financeira mais estável. Um bom exemplo é que as 3 pessoas mais ricas do mundo, possuem mais dinheiro do que se juntasse os 48 países mais pobres.

Muitas das diretrizes que com as quais a globalização funciona, teriam sido pensadas com base no modelo cultural e de civilização europeu. Ou seja, ele pode não se encaixar em todas os padrões e realidades mundiais.

globalização

Quais são as vantagens da globalização?

1. Redução de barreiras

Com a globalização muitas barreiras de espaço e de tempo foram vencidas. Isto fez com que as empresas tivessem um maior acesso aos mercados consumidores e a novas oportunidades de empreendimento e de negócios

2. Redução de custos

A redução dos custos médios dos produtos e com uma produção de mercadorias cada vez mais descentralizada, é outra importante vantagem deste processo. Isto fez com que muitos produtos conseguissem chegar até mercados onde antes não era possível.

3. Avanços tecnológicos

Os avanços tecnológicos permitidos com este processo também são um grande destaque. Eles permitiram que o acesso às informações e a forma como ele é comunicado, tudo sendo feito em pouquíssimos minutos e ao alcance da sua mão.

Os países em desenvolvimento talvez foram os que mais se beneficiaram com esta vantagem, já que a tecnologia em geral vem dos países desenvolvidos.

4. Facilidade de investimentos

A globalização também facilitou a realização de investimentos financeiro em diferentes regiões do mundo. Ela permitiu também que fossem utilizados outros instrumentos financeiros não apenas para empresas, mas também pelos governos. Possibilitando até mesmo um sistema bancário global.

Esta facilidade também permitiu que um maior volume de dinheiro entrasse em diversos países em desenvolvimento. Portanto, há chances maiores das pessoas serem empregadas e da melhoria das condições econômicas destes países.

5. Incentivo à criatividade

A globalização levou muita inovação e novas ideias para lugares que antes elas não existiam. Isto fez com que os empreendedores e empresas precisem ser cada vez mais criativos para conseguir o melhor produto e conquistas o mercado.

6. Conhecimento de novas culturas

Já que o contato com outras culturas foi facilitado, muito graças à internet, ficou mais simples saber como são os hábitos e costumes de outras culturas. E, à medida que as pessoas tomam conhecimento dessas culturas, elas vão sendo enriquecidas e melhor compreendidas.

Quais são as desvantagens da globalização?

Mas a globalização também trouxe algumas desvantagens, intensificando alguns problemas já existentes no sistema capitalista. Para alguns pensadores isto tem feito com que o capitalismo tenha se tornado a forma econômica predominantes no mundo.

1. Benefícios aos países desenvolvidos

Os países ditos desenvolvidos são os investem dinheiro nos países em desenvolvimento. Essa relação originaria uma grande dependência e até mesmo subordinação entre estes os dois países envolvidos na negociação.

Além disso, muito do que se é consumido em termos de tecnologia pelos países em desenvolvimento, são fornecidos pelos países em desenvolvidos. Aumentando ainda mais a dependência entre as nações.

2. Concorrência desleal

Como as empresas multinacionais conseguem produzir produtos em maior escala, o resultado são valores menores. Isso resulta em uma concorrência desleal com as empresas locais, que não conseguem diminuir os valores dos produtos sem comprometer o negócio.

globalização

3. Poluição ambiental

Como houve um aumento significativo no tráfego de pessoa entre os diversos países um dos resultados foi a poluição ambiental. A emissão de gases poluentes, dejetos em rios, lagos e mares, e descarte de materiais de forma inadequada tem prejudicado o meio ambiente.

O impacto ambiental também ocorre quando árvores são derrubadas para que haja a construção de indústrias. E também devido à exploração dos recursos minerais e florestais locais.

4. Favorecimento de crises

Com a globalização, toda a economia global está interconectada. Quando uma das nações apresenta instabilidade econômica, as nações que estão diretamente ligadas a ela poderão sentir de maneira mais drástica esta instabilidade.

Alguns especialistas atribuem à globalização a crise econômica, em 2008, que teve início nos Estados Unidos. Com todas as relações existentes entre os países, ela acabou afetando a Europa rapidamente.

5. Perda de identidade dos povos

A globalização aumentou muito o trânsito de pessoas pelo mundo. Com isto, pessoas de diferentes culturas passaram a conviver e com o tempo alguns traços de culturas podem se perder.

Movimentos contra a globalização

Por acreditar que a globalização trás mais desvantagens do que vantagens para as nações, muitos movimentos e organizações que são contra ela surgiram. Vale destacar dois deles: Fórum Social Mundial e o Occupy Wall Street.

Eles acreditam que com o imperialismo político econômico e com o protecionismo comercial, que apenas as nações desenvolvidas levam vantagem com este processo.

O que você achou deste artigo? Afinal de contas, a globalização possui mais vantagem ou mais desvantagem para os países? Deixei as suas dúvidas e os seus comentários no espaço abaixo que nós responderemos. E não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais.

About the author

yasmin