Uncategorized

Significado de hibernar: veja o que quer dizer

Você pensa que apenas os ursos têm o habito de hibernar? E até onde vai seu conhecimento sobre a palavra? Saiba que ela é ampla e, por estar no lugar certo, você vai saber suas origens, definições, significados e exemplos para ampliar seu leque de cultura. Vem conosco, e desperte para nossos conhecimentos!

O enigma da hibernação

Como sabemos, o ato de hibernar, também chamado de “sono do inverno”, é um dos grandes enigmas em relação ao mundo animal, pois ele passa das fronteiras do sono profundo. Tudo porque, além de reduzir respiração e pulsação cardíaca, a digestão em diversos animais cai drasticamente.

Em época como a de inverno, esses seres acabam por aumentar reservas de lipídios e, assim, as consomem gradativamente conforme seu corpo exija a reposição de nutrientes.

Entre os mais conhecidos animais que usam a hibernação como sobrevivência, podemos citar os seguintes exemplos abaixo:

  • Morcegos;
  • Esquilos;
  • Marmotas;
  • Hamsters;
  • Ratos silvestres;
  • Ouriços.

Para você ver como a natureza é sabia e perfeita, ainda apresentamos o caso de alguns tipos de peixes, sapos e caracóis, pois eles podem se enterrar e hibernar em terrenos lamacentos durante a seca e, assim que os rios voltam a encher, eles estão fortes e sadios para a retomada da vida. Esse é um fenômeno curioso e chamado de “estivação”.

Conceituando o vocábulo “hibernar”

O ato de hibernar é relacionado ao longo período em que muitos seres vivos dormem ao mesmo tempo em que reduzem o gasto de energia. Mas, dentro da classificação gramatical, o vocábulo “hibernar” é um verbo intransitivo, embora apresente conjugações como verbo transitivo direto. Em síntese, o termo ter os seguintes significados:

  • Sonolência;
  • Sono;
  • Ausência de atividade.

Com origens do termo latim hibernare, a palavra “hibernar” vem da palavra “hibernação”. Ou seja, uma referência à característica de alguns animais que podem se adaptar a climas muito frios, simulando um estado de hipotermia controlado e mantido por dias, semanas e até meses, essencial para que resistam e guardem energia para os dias de inverno.

Pelo lado biológico, podemos dizer que hibernar é o estado físico em que o metabolismo diminui a um nível baixo, assim como a temperatura corporal e sua frequência respiratória. Nesta fase, as reservas energéticas são armazenadas para manter o corpo quente nesses dias de baixa temperatura.

Para melhores resultados, o fenômeno é marcado por animais que têm sangue quente e denso, como ursos e até mesmo no mais improvável inseto: a joaninha. O processo é interessante graças à preparação dias antes de o ser hibernar.

Tudo começa quando a temperatura do ar cai e provoca sono, diminuindo a taxa cardíaca e a necessidade de respiração. Nessas situações, o que está em estado de hibernação fica semelhante a algo morto, ainda mais pela presença de pele fria e sintomas comuns à rigidez de cadáveres.

O vocábulo hibernar

Entre os significados mais comuns para a palavra “hibernar”, você vai saber que, pelo dicionário da língua portuguesa, ela tem as seguintes variantes:

  • Quando o inverno se aproxima, toda a família de ursos costuma hibernar;
  • Passar dias frios em modo de entorpecimento, adormecimento, quase uma prostração;
  • Ele é tão devagar até parece estar em modo de falta de atividade, sonolência.

Em relação a seus sinônimos, a palavra hibernar pode ter as seguintes definições:

  • Dormir;
  • Invernar;
  • Sono.

E, os antônimos de “hibernar”, você confere abaixo:

  • Acordar;
  • Agitar;
  • Levantar;
  • Despertar.

Exemplos de usos e frases

Você já deve ter ouvido algumas frases com a palavra hibernar, mas vale a pena ressaltarmos aqui para você gravar sua função. Confira abaixo alguns exemplos em sentenças quase que comum ao nosso dia-a-dia.

  • Quando eu lia famosas enciclopédias, tinha admiração sobre o ato de hibernar dos ursos;
  • Se meu computador fica com falta de atividade, ele entra no modo hibernar e, além de economizar energia, ainda pode impedir que alguém faça um desbloqueio indevido;
  • Ontem ele comeu tanto na janta que parece que hoje ele vai hibernar a tarde toda.

O modo hibernar para computadores

Afinal, você sabe para que serve a função de hibernar nos PCs? Saiba que esse recurso de hibernação é próprio nos computadores e é parte de todos os sistemas operacionais. Originalmente, o termo, assim como os animais no inverno, tema função primordial de economizar energia, embora os computadores e dispositivos eletrônicos ainda garantam mais segurança em relação a cada usuário.

Mas a função hibernar em computadores vai mais além desse propósito. Isso porque os programas, e sistemas operacionais, hoje em dia, estão cada vez maiores, ocupam sempre mais espaço e exigem mais dos processadores. Em contrapartida, seu modo “hibernar” equilibra o tempo entre a inicialização e tempo ocioso, evitando até mesmo a necessidade de desligamentos temporários.

Outra função importante é que, ao hibernar, os dados gravados da memória RAM são salvos num um arquivo local, preservando todas as informações gravadas até você desligar o seu PC. Com isso, pelo processo de hibernação, ao ligar o computador de novo esses dados estarão de volta à memória e manterá o sistema operacional exatamente como estava antes de hibernar, como se ele não tivesse sido desligado.

É um pouco diferente do modo “suspender”, pois ao suspender o computador ele precisa estar conectado a uma fonte de energia para que os dados não sejam perdidos. É mais rápido, porém, voltar da suspensão do que voltar da hibernação, mas a suspensão também gasta mais energia.

Com essa dica, você já sabe que, se demorar para voltar ao computador, use sempre o modo “suspender” ou o deixe em modo para hibernar, para ele ter uma inicialização mais rápida e garantir até quatro vezes mais velocidade no retorno às atividades.

O ato de hibernar e os seres humanos

Apesar de apenas sentirmos aquela sonolência em épocas como outono e inverno, muitas outras espécies precisam passar semanas e até meses em sono profundo, ou seja, hibernar. Mas você sabia que isso vai além dos já falados ursos? Outros animais que costumam hibernar para sobreviver a clima extremos de frio são insetos e demais primatas. Mas que é mais gostoso “hibernar” em meio a colchas, cobertores e edredons, isso é…