Medicina

O que é o metabolismo? Como funciona? Qual sua importância?

Nosso corpo é muito parecido com uma máquina e deve ser cuidado como tal, para que funcione da maneira mais correta possível. O que determina como o corpo vai funcionar é o seu metabolismo. Você até deve ter ouvido falar essa palavra, mas você sabe de fato o que ela significa? Vamos entender melhor a seguir!

Muitas pessoas ultimamente estão loucas atrás de dietas milagrosas para emagrecer ou então, como conseguir determinado alimento que é excelente para manter o corpo funcionando. Mas, muitas nem sequer sabem o que significa metabolismo.

É muito importante entendermos o significado dessa palavra, pois ela é essencial para o funcionamento do corpo.

Todo o corpo, seja ele magro ou não, possui um sistema de funcionamento, esse sistema é muito importante para que todos os órgãos respondam ao estímulo que recebem.

Um metabolismo prejudicado pode causar danos ao corpo humano, por exemplo, se ele for muito lento, provavelmente, a pessoa é mais gordinha, agora se ele for muito acelerado, a tendência de a pessoa ser magra é muito grande.

Entender esse funcionamento e o que significa essa palavra é essencial para manter uma boa forma por exemplo.

Entenda o que é o metabolismo e como ele funciona

Metabolismo em grego significa mudança, e esse termo é utilizado para a descrição das diversas mudanças que que acontecem no nosso organismo em relação as diversas reações químicas.

Essas reações químicas são necessárias para que as estruturas físicas e energéticas funcionem de maneira adequada. A produção de energia das células, a quebra das biomoléculas e a conversão das moléculas de nutrientes em macromoléculas são exemplos dessas reações químicas.

Todas as quebras e trocas moleculares são feitas graças a utilização de energia obtida com a degradação de alguns nutrientes importantes dentro do organismo.

Todos os seres vivos, sejam eles pluricelulares ou unicelulares, possuem um metabolismo. Catabolismo e anabolismo são as duas grandes reações que existem dentro desse processo metabólico.

Qual a diferença entre catabolismo e anabolismo

As células e suas estruturas possuem reações químicas necessárias para que as estruturas metabólicas tenham condições de viverem de maneira natural e funcional. Entenda o significado de cada uma dessas reações.

Anabolismo

O anabolismo também é conhecido como metabolismo construtivo, ele está relacionado principalmente com a síntese de cada biomolécula dentro do nosso organismo. Essas biomoléculas são importantíssimas para a produção de substâncias necessárias para o nosso corpo e organismo. Essas substâncias garantem o seu crescimento sadio e sua manutenção. Para se ter uma ideia, são elas que fazem parte da formação das macromoléculas, ou seja, que compõem cada célula.

A síntese de proteína, onde ocorre a sua quebra para que seja formado o aminoácido e consequentemente o armazenamento de energia, é um exemplo desse processo anabólico. A formação dos estoques de glicogênio dentro do tecido muscular também é outro exemplo fácil de entender sobre anabolismo.

Catabolismo

Já o catabolismo ou como também é conhecido, metabolismo oxidativo, são todas as reações químicas que visam a quebra ou a desordem das moléculas presentes no nosso organismo. A liberação de energia que acontece nesses processos de quebra é muito grande. Lipídios, proteínas e carboidratos são quebrados em partículas menores, justamente nesse processo do catabolismo.

Existe ainda dentro desse metabolismo catabólico uma divisão importante, chamada de anaeróbico e aeróbico.

O catabolismo aeróbico precisa obrigatoriamente da presença do oxigênio para que as reações químicas aconteçam. Dentro da respiração celular o oxigênio é o aceitador de elétrons, onde combina com o hidrogênio, formando a água.

No catabolismo anaeróbico as coisas acontecem um pouco diferente, as reações químicas não precisam de oxigênio.

Se você achou que as reações do catabolismo são completamente opostas ao do anabolismo, você acertou, elas são opostas mesmo, mas são interligadas e completamente necessárias uma com a outra para que o organismo funcione.

A matemática é bem simples, enquanto o processo catabólico faz o organismo liberar energia, o anabolismo sintetiza essas biomoléculas no corpo.

O que é o metabolismo basal?

Todo ser vivo precisa de uma quantidade mínima de energia para continuar vivendo e realizar as atividades básicas em estado de repouso.

Para entender melhor, precisamos de uma quantidade de energia para fazer nosso coração bater, para respirarmos e etc.

Esse mínimo de energia para conseguirmos viver, mesmo estando em repouso é chamado de metabolismo basal.

Não pense que essa quantidade mínima de energia para vivermos é a mesma para todo mundo, isso não é verdade. Cada pessoa possui um gasto energético, mesmo estando em repouso. Essas taxas variam de acordo com alguns fatores importantes como a idade, o sexo, a atividade que esse indivíduo realiza, entre outros.

Restrição calórica acelera o metabolismo?

Existem ainda muitos estudos a respeito desse tema, segundo pesquisadores de Louisiana, local onde existem as 4 melhores câmaras metabólicas do mundo, a dieta restritiva pode sim alterar o metabolismo do ser humano de maneira positiva, acelerando-o e consequentemente atraindo uma melhora celular em todos os sentidos.

Os grupos de pesquisa que foram utilizados com restrição alimentar, apresentaram uma perda de peso significativa, cerca de 9 quilos em média, além de uma redução significativa da utilização do metabolismo basal e das alterações que acontecem nas células associadas principalmente com o envelhecimento.

Muitos estudos e pesquisas estão sendo feitas ainda, se comprovada, conclui-se que ter uma dieta calórica restritiva é muito melhor para o organismo, estando ele em repouso ou não.

Pessoas que se consideram fitness já possuem uma restrição alimentar significativa.

3 dicas para você acelerar o seu metabolismo

Está acima do peso e quer perder uns quilinhos? Que tal acelerar o seu organismo e queimar mais calorias?

Separamos algumas dicas importantíssimas para você acelerar o seu metabolismo de maneira fácil.

1 – Não esqueça de beber água

O recomendado é que um ser humano saudável beba em média de 8 a 10 copos de água por dia, logicamente, quanto mais você beber melhor será. A água é fundamental para que que as toxinas nocivas do corpo sejam eliminadas, contribuindo assim para um organismo mais limpo.

É importante deixar claro que estamos falando da água pura e não em forma de sucos, chás e etc.

2 – Evite o consumo de gorduras denominadas trans

Nosso organismo precisa de gordura para viver, mas as que são chamadas de trans não devem ser consumidas, pois elas são as que mais causam doenças e inflamações dentro do organismo.

Lanches de fast food nada saudáveis, comidas processadas, biscoitos, doces, entre outros são verdadeiros venenos. Fique longe deles, opte por comidas vinda da natureza, pois são mais saudáveis.

3 – Invista nos exercícios cardiovasculares

Esses exercícios são fundamentais e completamente importantes para a perfeita saúde do coração e dos pulmões. Os exercícios feitos de maneira correta permitem uma queima de gordura de até 1 hora depois de você ter se exercitado. Converse com o seu educador físico, ele te indicará o melhor horário para se exercitar.

Para de procrastinar e coloque seu corpo em movimento o quanto antes. Afinal, você não quer ficar doente!