Medicina

Patológico: o que é, conceito e definições. Confira!

O que significa patológico

Patológico é uma palavra que deriva do grego ‘Pathos’ e ‘ Logos’, que juntos formam a palavra patologia. Logo, patológico é uma expressão derivada de patologia.

Se por um lado a patologia está relacionada com o estudo de sintomas relacionados a algumas doenças, patológico é o termo utilizado para fazer referência a algo que se transforma em uma doença.

Por exemplo, quando uma pessoa começa a contar diversas mentiras para se safar de certas situações e acaba trazendo isso para a sua vida de forma habitual e repetitiva causando até mesmo problemas a outrem, falamos que essa pessoa é uma mentirosa patológica. Ou seja, o comportamento dessa pessoa se tornou tão absurdo que acabou se tornando patológico e, nesse caso, podemos dizer que a pessoa é mitomaníaca (que mente compulsivamente).

É importante ressaltar que o termo não tem nenhuma relação com o estudo de doenças, mas sim com o resultado que essas doenças causam na vida e no corpo do ser humano.

Em outras palavras, é a palavra utilizada para fazer menção a comportamentos não naturais que estão favorecendo o surgimento de uma doença.

Amor patológico

Amor patológico é o nome que se dá ao comportamento obsessivo de oferecer afeto excessivo e sem controle dentro de uma relação amorosa

É como se fosse uma compulsão ou um vício, algo semelhante a uma dependência química, onde a pessoa que sente porta esse transtorno cria uma dependência emocional muito grande para com seu parceiro.

Luto patológico

É o nome dado a um luto que não passa nunca e que em vez de com o tempo se tornar apenas uma lembrança, ele impede que a pessoa prossiga com sua vida por não conseguir superar a perda.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica