Medicina Ciência

Câncer: o que é, conceito e definições da palavra. Confira!

O que significa câncer

O termo câncer é oriundo do grego ‘karkínos’, que em português significa caranguejo.

A palavra também é utilizada para nomear uma das piores doenças já existentes, que por conta da aparência da região tomada por essa enfermidade, o aspecto físico das células afetadas lembra o formato de um caranguejo.

Esse mal que conhecemos como câncer, é o nome dado a um conjunto de doenças caracterizadas pelo aumento desgovernado das células e, como se não bastasse, invadem de pouquinho em pouquinhos as estruturas dos órgão vizinhos.

Câncer signo

O termo pode ainda fazer menção a um dos Signos dos Zodíacos, que são atribuídos às pessoas de acordo com suas datas de nascimento.

Veja também – Significado de clichê

No caso, o signo de câncer é o signo daqueles que nasceram entre os dias 21 de junho e 21 de julho. E, como não é surpresa, o símbolo característico é um caranguejo.

Algumas das características de pessoas desse signo são:

  • Ressentimento
  • Fidelidade
  • Drama
  • Medo
  • Emotividade
  • Sentimentalismo
  • Manipulação

Câncer de pele

Como o nome diz, o câncer de pele afeta a pele do paciente e tem como principal causa a exposição excessiva ao sol.

Trata-se do câncer mais comum do Brasil e pode surgir, principalmente, a partir dos 40 anos.

Câncer de mama

O Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele. No entanto, embora raro, homens também podem ser acometidos por ele.

Essa enfermidade se torna muito comum em pessoas com idade superior a 35 anos, e sua incidência aumenta muito mais depois dos 50.

Existem diversos tipos de câncer de mama. Uns se desenvolvem de forma mais rápida e outros mais de vagar. Apesar disso, pacientes que recebem esse diagnóstico normalmente conseguem se reerguer, mas saem com sequelas, infelizmente.

Câncer de próstata

Trata-se de um tumor que contamina uma glândula que envolve a uretra (canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis), mais conhecido como próstata.

Depois do câncer de pele, esse tipo de câncer afeta principalmente os homens.

Câncer de boca

Esse câncer acomete tanto os lábios quanto a parte interna da boca. Por isso, fique sempre atento à sua gengiva, bordas e parte inferior da língua, bochechas e céu da boca.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica