Ciência Geral

Astrologia: o que é, conceito e definição. Saiba mais!

O que é a astrologia?

A astrologia é o estudo das influências de fenômenos astronômicos sobre a vida das pessoas, isto é, é uma pseudociência segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes poderiam prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos relacionados à vida do ser humano e da Terra.

A palavra é original da junção dos termos gregos astron, que significa “estrela” ou “astros”, e logos, que significa “estudo”. Desse modo, a astrologia seria inicialmente conhecida como o “estudo das estrelas”.

Os astrólogos (aqueles que trabalham com a astrologia) utilizam informações sobre a posição dos planetas do Sistema Solar, constelações e demais movimentos de corpos celestes para prever o futuro ou traçar um perfil sobre a personalidade das pessoas.

Os registros mais antigos mostram que a astrologia surgiu aproximadamente no terceiro milênio a.C. Ela teve um importante papel na formação das culturas, e sua influência é encontrada na astronomia antiga, nos Vedas, e em várias disciplinas através da história.

A astrologia varia de cultura e civilização, pois cada uma desenvolve a sua própria maneira de interpretação dos astros e estrelas como influência direta (e indireta) na vida dos seres vivos na Terra.

Algumas das ferramentas de estudo da astrologia são os horóscopos e os signos, e a partir destes, os mapas astrais.

Saiba mais sobre Mapa Astral

Para que serve a astrologia?

A principal função dessa pseudociência é definir os traços particulares da personalidade de um ser humano. Pode, ainda, indicar os possíveis caminhos de transformação desses traços, prevendo os possíveis acontecimentos futuros.

Astrologia e Astronomia

Os conceitos de astrologia e astronomia já assumiram o mesmo papel até a Idade Moderna. Porém, atualmente os temos apresentam algumas divergências em seus conceitos, e até causa confusão em algumas pessoas.

A astronomia assumiu um conceito diferente no século XVIII, com a remoção oficial da astrologia do meio universitário.

Desse modo, a astronomia consiste na ciência que estuda todos os corpos celestes no Universo, sem necessariamente focar na influência desses corpos sobre as personalidades humanas.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice

2 Comentários