Medicina

O que é comorbidade? Entenda

Comorbidade significado

Comorbidade é quando duas ou mais doenças se manifestam de maneira simultânea em um indivíduo. Uma das características de uma comorbidade é o agravamento de ambas as doenças, ou quadros onde uma potencializa a outra.

Comorbidade diagnóstica ocorre quando as manifestações da doença associada forem similares às da doença primária; e comorbidade prognóstica ocorre quando houver doenças que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças

São exemplos de comorbidades: hipertensão e diabetes, que se manifestam em um indivíduo com obesidade; doenças que estão relacionadas com a depressão, como ansiedade e estresse.

A palavra comorbidade é formada pelo prefixo co-, que significa “junto” e morbidade, palavra que indica a existência de doenças.

Quais são os fatores que levam a comorbidade?

Geralmente uma comorbidade aparece em decorrência da doença já existente no organismo, muitas vezes sendo algo involuntário. Como por exemplo na depressão com a ansiedade e o estresse, são ambos transtornos que se relacionam, e muitas vezes um é decorrente do outro. Sendo assim, o indicado é fazer os diagnósticos corretos e combater todas as comorbidades da doença.

Outras comorbidades que servem de exemplo são as decorrentes do excesso de gordura corporal, como a hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca etc…

Apesar disso, dependendo da doença, nem sempre é possível identificar os elementos causadores da comorbidade.

Sinônimo de Comorbidade

  • Comorbilidade

Artigos relacionados:

 

About the author

Vitória Alice