Ciência Medicina

O que é fator RH: definição, tipos e significado. Confira!

O que significa fator RH?

As característica dos tipos sanguíneos e o que os define como positivos ou negativos é chamado de fator RH.

Esse fator é essencial para a realização de transfusões de sangue, pois caso um sangue com fator RH positivo seja colocado em um sangue com fator RH negativo, as consequências seriam terríveis.

o que é fator RH

Descoberta do fator RH

O sistema RH foi descoberto em 1940, durante as pesquisas dos médicos austríacos Karl Landsteiner e Ales Winer.

Durante as experiências desses médicos com tipagens sanguíneas, eles utilizavam em seus testes macacos da espécie Rhesus. Por isso, o nome de fator RH, pois são as duas primeiras letras da espécie dos macacos utilizada.

Veja também – Liberação miofascial

As experiências realizadas pelos austríacos consistiam em injetar o sangue dos macacos em coelhos para ver o que acontecia, como se fosse uma transfusão de sangue, mas, obviamente, de uma espécie para outra.

Após os resultados, os médicos viram que os coelhos produziam anticorpos que ligavam-se às hemácias, fazendo, dessa forma, a aglutinação dessas hemácias, como se estes anticorpos fossem agentes estranhos ou antígenos.

Após os resultados alcançados, os médicos pesquisadores passaram a chamar esses anticorpos de anti-RH ou anti-Rhesus.

Algum tempo depois, Landsteiner e Winer começaram a realizar testes em humanos, e as pessoas que produziam o anti-RH foram chamadas de RH positivo, já as que não produziram foram chamadas de RH negativo.

Esse foi um avanço muito importante na medicina, pois através desse estudo foi possível avançar na área de transfusão se sangue, por exemplo.

Sendo assim, uma pessoa com fator RH positivo não pode doar sangue para uma pessoa como fator RH negativo, pois pode gerar uma terrível reação dos anticorpos e aglutinar as hemácias.

Por outro lado, uma pessoa com RH negativo pode doar sangue para uma pessoa com fator RH positivo, pois esse doador com fator negativo não possui anticorpos.

Em resumo, o sangue com fator RH negativo pode doar independentemente do fator RH, e o sangue com fator RH positivo pode receber independente do fato de RH.

o que é fator RH

RH nulo: O sangue dourado

Em 1960, a primeira pessoa foi detectada com o fator RH nulo, o que eu significava que os seus glóbulos vermelhos não possuíam nenhum tipo de antígeno do fator.

Desde então, apenas 43 pessoas em todo o mundo foram registradas com esse fator sanguíneo, o que o torna o mais raro de todos.

Fator genético do RH

A determinação do fator de RH vai depender da dominância completa dos alelos, que são genes pares que existem no mesmo lócus em cromossomos, um proveniente da mãe e um do pai, sendo o alelo recessivo o “r” e o alelo dominante o “R”.

o que é fator RH

Grupos sanguíneos

Descobertos no início do século XX, os tipos sanguíneos foram descobertos após cientistas colherem amostras de diversas pessoas para realizarem experimentos.

Ao misturar essas amostras, os cientistas perceberam que as hemácias sanguíneas começaram a se aglutinar, deixando bem claro a incompatibilidade de algum deles, e assim foi descoberto que vários tipos sanguíneos existiam.

Hoje, estudamos os principais tipos sanguíneos que estão inseridos no sistema ABO, são eles: O, A, AB e AB

Para que uma pessoa consiga transferir o seu sangue para outra, apenas o tipo do sangue não conta. O fator RH é imprescindível também nesse tipo de procedimento para que pessoas compatíveis possam doar e receber sangue. Confira no esquema abaixo os tipos sanguíneos e seus fatores que possuem a capacidade de serem doadores e receptores:

o que é fator RH

Artigos relacionados:

About the author

Jessica