Ciência

O que são anticorpos: Conceito e definição. Confira!

O que são anticorpos

Anticorpos são espécies de proteínas produzidas pelos glóbulos brancos chamados de ‘linfócitos B’ e que possuem a capacidade de se combinarem com corpos estranhos, inativando-os.

Também chamados de gamaglobulinas e imunoglobulinas, eles atuam como defensores do nosso organismo combatendo vírus, bactérias e demais substâncias estranhas.

Como os anticorpos funcionam

Mais especificamente, os anticorpos reconhecem e neutralizam antígenos se combinando a eles e em seguida os eliminando através das células de grande tamanho do tecido conjuntivo.

Veja também – Significado de candidíase

A criação desses combatentes funciona da seguinte forma: Pelo fato de nenhum antígeno ser igual ao outro, os linfócitos B observam as respostas imunológicas dos antígenos (moléculas de alerta) e criam anticorpos específicos para combatê-los.

No corpo humano, 20% das proteínas encontradas no sangue são anticorpos, sendo cada um deles produzidos quando há algum tipo de invasor não permitido no nosso organismo.

o que são anticorpos

Antígenos e anticorpos

Antígenos e anticorpos são extremamente essenciais para detecção de problemas, proteção da saúde e até mesmo da vida, sendo partes muito importantes do sistema imunológico.

Como dito acima, os anticorpos são imprescindíveis para combater substâncias estranhas do nosso organismo e, dessa forma, garantir a nossa saúde. Eles são os responsáveis pelo combate de várias doenças, assim como impedir a multiplicação delas, detectando os antígenos e impedindo suas toxinas. Além disso, os anticorpos ainda atraem macrófagos capazes de devorar os copos estranhos, mais conhecido como fagocitose.

Para que o anticorpo seja criado, a primeira coisa que o corpo humano faz é identificar o corpo estranho através de moléculas responsáveis por desencadear uma resposta imunológica no organismo, chamando a atenção dos linfócitos B e D. Essas moléculas são mais conhecidas como antígenos e elas são encontradas nas estruturas invasoras.

Anticorpos monoclonais

Os anticorpos são chamados de monoclonais quando são produzidos em laboratório para combater uma menor porção do antígeno.

É exatamente essa característica que diferencia um anticorpo produzido no organismo (policlonais), que são capazes de combater qualquer molécula antigênica por produzir várias imunoglobulinas, de um anticorpo produzido em laboratório.

Apesar disso, os anticorpos monoclonais são os mais usados para teste, pois diferentemente dos anticorpos policlonais, eles são mais específicos.

Anticorpos Matheus e Kauan

Além de serem verdadeiros heróis, os anticorpos serviram ainda de inspiração para letras de diversas músicas, assim como na canção dos cantores sertanejos Matheus e Kauan.

A música fala sobre o fato de não existir anticorpos para combater uma possível paixão. Logo, o personagem está fadado a dor e ao sofrimento causado por um amor não correspondido.

Confira a letra da musica:

Anticorpos – Matheus e Kauan

Ah, se eu já tivesse superado esse negócio
Se contra você coração tivesse anticorpos
Me impediriam de me embriagar com promessas tão vazias

Se eu tivesse te beijado um pouco menos
Me afastado um pouco mais
Talvez essa saudade pegaria um pouco mais leve
Se eu entendesse que pra mim você não serve

Se eu tivesse bebido um pouco menos
Não seria mais um na sua lista
Foi sofrimento à primeira vista, aiai

Artigos relacionados:

About the author

Jessica