Uncategorized

O que é redenção? Significado, conceitos e definição

Redenção

A palavra redenção pode te remeter a muitas coisas. É o que acontece quando utilizamos uma palavra que não é muito utilizada por nós no dia a dia e que possui diversos sentidos.

E por conta dessa vasta gama de significados, às vezes acabamos nos confundindo na hora de usá-la. Para que não haja mais dúvidas, vamos explicar no texto de hoje o que é redenção, assim como o seu significado, os principais conceitos e a sua definição. Ficou curioso? Confira aqui!

Redenção no dicionário

O significado mais comum da palavra redenção, pelo menos hoje em dia, tem a ver com o ato de se redimir de alguma coisa, de recomeço ou alguma forma de salvação. A palavra tem origem religiosa e ligação íntima com a salvação divina, sobre a qual falaremos mais adiante.

Em uma linguagem figurativa e mais informal, a palavra redenção é usada como alívio para uma situação que poderia ser ruim ou muito difícil, dando também o sentido de salvação, mas sem o contexto religioso. Redenção também já foi usada como uma espécie de esmola dada a quem estivesse preso, mas não se faz mais o uso da palavra dessa forma hoje em dia.

Redenção no cristianismo

No cristianismo, redenção é o termo utilizado para falar sobre a libertação do homem de seus pecados por meio do sacrifício de Jesus Cristo. A palavra remete não só à libertação, mas também ao perdão dos pecados cometidos pelos homens, à paz com Deus, a liberdade total da maldição do pecado e à promessa da vida eterna.

Nas religiões cristãs, acredita-se que todo homem já nasce pecador, por conta dos pecados de seus ancestrais e do pecado original cometido por Adão e Eva. Por essa razão inclusive, as pessoas são batizadas assim que nascem no catolicismo, por exemplo, já que ela fica limpa do pecado original.

Por conta disso, a palavra redenção está intimamente ligada à palavra resgate, pois ela remete exatamente a isso: Ao resgate do homem da condição de pecador. Portanto, segundo as crenças cristãs, o único meio de salvação, ou seja, redenção, é através da aceitação de Jesus Cristo e de seus preceitos.

É importante falarmos sobre como a palavra é utilizada no cristianismo, pois é essa forma que fez com que a utilizássemos de todas as outras formas, como no sentido figurado, por exemplo, assim como explicamos no tópico anterior. Essa é a origem primeira da palavra.

Redenção em outras religiões

Não é apenas no cristianismo que o conceito de salvação aparece. Existem diversas outras religiões que também possuem seus próprios meios de redenção, ainda que não tenham influenciado tanto a cultura ocidental como a utilizada pelo cristianismo.

No hinduísmo, por exemplo, a palavra “mukti” (também chamada de “moksha”) é utilizada com o mesmo significado, libertando o homem do ciclo de renascimentos da lei do carma. O budismo também carrega a ideia de libertação, não através da aceitação dos preceitos, mas por meio de esforço pessoal para atingir a perfeição dentro de suas crenças.

O islamismo, que tem suas origens no antigo testamento cristão, também acredita que o homem nasce com pecados e que sua alma só pode ser salva através da completa submissão à deus. Apesar disso, o islamismo não carrega a ideia do pecado original que o cristianismo traz.

Etimologia da palavra Redenção

A palavra redenção tem suas origens no latim e significa, literalmente, comprar de volta. A palavra em latim é REDEMPTIO, que, por sua vez, é originada da palavra REDMERE. Enquanto o “RE” traz a ideia de “novamente”, assim como utilizamos na língua portuguesa até hoje, a parte “EMERE” significa “obter, comprar ou ganhar”.

Portanto, se analisarmos a fundo, a origem da palavra tem a ver com conquistar algo que você já tinha anteriormente, o que tem tudo a ver com o significado religioso da palavra, seja no cristianismo ou em qualquer outra das religiões que utilizam o termo.

Outros usos da palavra Redenção

Apesar de ter origem religiosa, a palavra redenção também é utilizada em diversas situações, tanto para dar nome a lugares ou a obras da cultura pop, quanto para expressar ideias em linguagem informal, como já dissemos anteriormente. Alguns exemplos do uso da palavra redenção são:

Geográfica: Geograficamente falando, a palavra redenção é bastante utilizada, sendo nome de uma cidade no estado do Pará e de outra no estado do Ceará. Além disso, a cidade de Manaus também tem um bairro com esse nome. Há ainda outras cidades que possuem nomes derivados como Redenção da Gurgueia, no estado do Piauí e Redenção da Serra, no estado de São Paulo. Na cidade de Porto Alegre, ainda, o Parque Farroupilha era chamado de Parque da Redenção.

Redenção

Cinema: Quando falamos em obras cinematográficas, há dois filmes que levam o nome Redenção, sendo um americano do ano de 2004 e dirigido por Vondie Curtis-Hall e outro brasileiro, de 1958 dirigido por Roberto C. Pires. Há ainda um filme brasileiro chamado Redentor, do ano de 2004 e dirigido por Cláudio Torres.

TV: Na televisão, duas obras já adotaram esse nome. Uma novela brasileira exibida entre 1966 e 1968 pela extinta TV Excelsior e uma minissérie portuguesa, exibida em 2011.

Música: O cantor Brother Simon lançou um álbum o título Redenção em 2001, a faixa título é a primeira do disco. A banda Fresno também lançou um álbum com esse nome em 2008, sendo a faixa título a oitava no disco.

Considerações finais

Entender o significado de determinadas palavras, bem como seus conceitos, é de extrema importância para termos uma compreensão maior da língua que falamos. Mas, além disso, é interessante perceber também que, estudando a origem das palavras, você acaba aprendendo muito sobre história em diversos sentidos. Redenção é um ótimo exemplo disso, pois aprendemos sobre suas origens em diversas religiões e como isso influenciou a forma como a usamos hoje em dia. Portanto, fazer esse tipo de estudo é sempre positivo para você. Não deixe de continuar pesquisando e conhecendo mais sobre as palavras que não são tão utilizadas por nós, mas que carregam informações valiosas consigo.