Siglas

Significado de TEV: entenda o que quer dizer essa sigla

O que é?

TEV é a sigla para Transferência Eletrônica de Valores. Uma TEV é feita entre contas bancárias diferentes, mas de um mesmo banco. Ao contrário de TEDs ou DOCs, que são transferências feitas entre contas bancárias de bancos diferentes.

Saiba mais sobre o significado de TEV

As TEVs são transferência bancárias realizadas entre diferente contas bancárias, mas de uma mesma instituição financeira. Esse tipo de transação pode ser feita tanto entre contas correntes como entre contas poupanças e são gratuitas, desde que os seus titulares não excedam o limite estipulado pelo banco para a gratuidade do serviço.

Veja também – Significado do símbolo do infinito

Como fazer?

Uma TEV é feita de maneira muito simples, semelhante aos demais tipos de transferências bancárias. Para realizá-la, basta ter em mãos os dados bancários do destinatário, isto é, números da agência e conta corrente ou poupança. Diferente de uma TED ou de um DOC, não é preciso ter o nome completo e CPF ou CNPJ da pessoa que irá receber a transferência.

Taxas

O Banco Central determina um número mínimo de TEVs que podem ser feitas entre contas bancárias de uma mesma instituição financeira de maneira gratuita. No entanto, fica a cargo de cada banco definir o número máximo para a realização desse tipo de transação.

Portanto, depois de atingir o número máximo de transferências gratuitas, as instituições financeiras estão permitidas a cobrar taxas, que vão variar de acordo com cada uma. É diferente de transferências feitas a partir dos serviços.

Significado de TEV

Vantagens

Assim como os demais tipos de transferências bancárias, uma TEV também é muito simples, rápida e segura de ser feita. Qualquer pessoa que tenha uma conta bancária em qualquer instituição financeira pode realizar uma TEV em um terminal de atendimento, computador ou celular.

O dinheiro cai na hora na conta do destinatário, com prazo máximo de 10 minutos para que o valor seja creditado. E o melhor é que este prazo vale tanto para dias úteis quanto para feriados e finais de semana.

Geralmente, as TEVs são mais facilmente identificadas do que um depósito feito na boca do caixa, o que aumenta a segurança da pessoa que está transferindo o valor.

TEV desconhecida: o que fazer?

Em caso de receber na sua conta bancária uma TEV não identificada, o ideal é não utilizar o dinheiro e entrar em contato com a instituição financeira para verificar a origem do valor.

Diferenças entre TEV, TED e DOC

Existem diferentes tipos de transações financeiras diferentes e, por isso, muitas pessoas costumam ficar em dúvida sobre quais operações realizar na hora de pagar uma conta ou transferir valores para outra pessoa. A TEV é uma delas, mas existem também a TED e a DOC, que, apesar de parecerem a mesma coisa, possuem algumas diferenças entre si:

  • TED (Transferência Eletrônica Disponível): trata-se de uma transferência que é realizada entre contas de diferentes bancos, creditada na conta do beneficiário em poucos minutos, quando feita até às 17h. Após esse horário, o dinheiro só cai no dia seguinte.
  • TEV (Transferência Eletrônica de Valores): trata-se de uma transferência realizada entre contas do mesmo banco, creditada em, no máximo, 10 minutos após a operação.
  • DOC (Documento de Crédito): trata-se de uma transferência entre diferentes bancos, mas limitada ao valor de R$ 4.999,99. O valor é creditado na conta no dia seguinte, quando feita até às 21h59. Após esse horário, o valor só entrará na conta no segundo dia útil depois da transferência.

Gostou de saber o significado de TEV? Compartilhe!

Até a próxima!

About the author