Língua Portuguesa

O que é sina? Qual seu significado?

Dá-se o nome de sina às circunstâncias da vida que podem ser consideradas, de certa forma, inevitáveis. Este evento geralmente também recebe o nome de destino.

É comum se ouvir dizer que o termo, de fato, é ligado a certa ordenação cósmica. Esta conduz o universo e a vida das maneiras mais naturais possíveis. No entanto, entende-se que nada que já tenha sido previsto para acontecer com cada um de nós poderá ser evitado.

Esta palavra pode ser encontrada em inúmeras lendas, em especial dentro da mitologia grega. Um bom exemplo é a história das três irmãs nefastas, que eram chamadas “as moiras”. Elas decidiam os destinos que os seres humanos teriam, assim como os dos deuses, e faziam isso cortando e tecendo os fios das suas vidas.

Veja também – Significado de ergonomia

As moiras sempre usavam a dita “Roda da Fortuna”, que era o nome dado ao tear onde teciam os fios da vida. A boa sorte ou a má sorte de cada um dos indivíduos acabava sendo decidida de acordo com a posição que o fio parava no tear. O topo era mesmo a melhor posição de todas, já a parte de baixo era sempre a menos “querida” (claro!).

Comumente, quando o termo é encontrado em determinada conversa, quer indicar algo relativamente negativo. É como se existisse uma sorte ruim na vida do individuo, algo o perseguindo, tal como o destino que lhe apetece.

É possível exemplificar a situação em que se encaixa a expressão na sentença seguinte: “Os seus relacionamentos, sem exceção, não são bem sucedidos. Ao que parece é a sua sina permanecer solteiro”.

Este é um indicativo de que o indivíduo está sendo alertado sobre o azar que tem em não conseguir manter um relacionamento de cunho amoroso saudável.

A sina na cultura, na arte e no entretenimento

A sina já foi motivo de inspiração para mitologias, filosofias e até para criação de obra de arte. Como uma coisa determinada, como uma coisa para o qual não se tem escolha, como o destino de que não somo capazes de alterar ou fugir, é motivo de muita inspiração.

Neste sentido, podemos ver que a sina é compreendida como essência do fatalismo ou determinismo na filosofia. Já na mitologia grega, como mencionamos, as moiras determinavam a sina das pessoas. Até mesmo dentro do cenário musical podemos encontrar um exemplo na canção do Djavan: “Sina”. A letra explora bem o assunto dentro da proposta da música.

sina

A música Sina

Djavan compôs uma música chamada Sina para integrar a lista de canções do seu 5º álbum feito em estúdio. O lançamento de “Luz” se deu no ano de 1982, fazendo grande sucesso no Brasil e em algumas partes do exterior.

Segundo informações do site musical Hot 100 Brasil, este foi o seu maior sucesso do disco. A música ficou na posição 8 das mais tocadas em 1986. Por mais incrível que pareça, não foi o que aconteceu no ano em que foi lançada.

Na letra de Sina, Djavan conta um pouco sobre o cotidiano romântico, incorporando metáforas, impondo palavras. Estas têm certas referências ao que é luminoso ou a que o talentoso compositor acabou interpretando como:

  • Natureza;
  • Reveillon;
  • Beleza;
  • Som;
  • Prazer;
  • Neon;
  • Dom;
  • Sonho;
  • Lapidar;
  • Etc:

Como a música foi considerada um dos grandes fenômenos da carreira do talentosíssimo cantor, até pouco tempo atrás ela era constantemente adicionada nas coletâneas e compilações.

Lá em meados de 1999, foi incluída dentro do repertório de seu show e em “Djavan Ao Vivo”, seu álbum gravado ao vivo. Logo após seis anos, também esteve na compilação de remixes “Na Pista etc.”. A música, remixada pelo produtor musical Liminha, foi destaque nesse álbum.

Tanto por esse sucesso, ela foi escolhida para participar da trilha sonora da novela global “Belíssima”, também em 2005. Paola Oliveira interpretava Giovana, e Sina era o tema de sua personagem.

Em 2006, a canção participou do álbum da Somlivre, série Perfil. Sua versão remixada também foi adicionada em “Perfil Djavan”, uma coletânea que também foi bastante aclamada.

A vilã Sina

A Marvel Comics, inserida no universo do entretenimento, tem como uma de suas personagens a Sina. Originalmente ela era Destiny, uma das mutantes que lutou em desfavor dos X-men.

Nas histórias em quadrinhos, a personagem chamada Irene Adler tem o codinome Sina. Ela foi a criação de John Byrne, famoso desenhista e de Chris Claremont, um escritor.

A vilã Sina é cega. O poder da mulher está em prever todos os acontecimentos, mas não só isso. Ela também tem a habilidade de fazer alterações no presente de forma a fazer ou impedir que determinadas coisas aconteçam.

A rede social

Existe uma rede social chinesa chamada Sina Weibo que faz um estrondoso sucesso lá em seu país natal. Pode-se dizer que é bem uma mistura do Facebook com o Twitter. A mídia teve seu lançamento feito no ano de 2009 e conta hoje com cerca de 300 milhões de pessoas cadastradas.

sina

Exemplos de frases com sina

Para que você possa entender o contexto em que a palavra pode ser inserida, observe alguns exemplos:

  • Você adora aquela pessoa, porém, não está em seu destino permanecer ao lado dela. Isso significa que a sua sina está em vê-la partir para longe;
  • O ano de 2002 foi o último em que o Real Madri foi campeão, além de não ganhar a Europa também. O time se atormenta com a sina de sempre cair nas oitavas de final da Copa dos Campeões, isso desde que passou a temporada 2004/2005;
  • A África do Sul sofre a sina de suas expectativas que nunca serão alcançadas;
  • Ele merecia uma sina diferente;
  • Elas são idênticas em quase tudo, também na sina;
  • Esta será a sua sina?;
  • É sina minha, todas as vezes chego atrasada;
  • Tudo aquilo por quê? Obviamente por ser a sua sina;
  • Este é o meu legado; sempre terei como sina em minha vida;
  • Sua sina é ver seres fantasmagóricos e predizer os futuros alheios;
  • Nos meses da trágica sina, todos os inventários de festas antigas soavam ofensivos e também perigosos;
  • Ele bebe uns tragos, mas nem se considera um beberrão. Sua sina é ser duramente criticado por gostar de cachaça.

About the author

yasmin