Geral

Tupperware: o que é, de onde surgiu e qual a sua utilidade

Presentes na cozinha da casa de milhões de famílias ao redor do mundo, os produtos Tupperware se destacam por sua qualidade e durabilidade. Quer saber mais sobre a sua história? Vem com a gente!

Como tudo começou

Os produtos Tupperware, sempre presentes nas cozinhas ao redor do mundo, coloridos, de vários formatos e tamanhos, foi criado nos anos 40 pelo engenheiro e inventor Earl Tupper, que decidiu utilizar polímeros caros em substituição aos plásticos comuns e mais baratos.

A intenção do engenheiro era criar um plástico mais leve, flexível, inquebrável e resistente, e que fosse muito útil na cozinha em substituição aos potes de vidro e porcelana para acondicionar alimentos evitando o seu desperdício. De suas experiências, já no ano de 1942, resultou um plástico versátil chamado polietileno (poli-T).

Assim, com esse invento, Earl Tupper fundou a empresa Tupperware Plastics Company, lançando seus produtos no mercado americano em 1946, onde eram vendidos em lojas de grandes redes de departamento e em lojas de utilidades domésticas. Os primeiros produtos lançados e que revolucionaram o mercado foram a tigela Wonderlier® Bowl e o copo Bell Tumbler.

Tupperware: praticidade e organização na cozinha

O grande diferencial dos produtos Tupperware era o fechamento hermético de potes e tigelas o que garantia uma maior conservação dos alimentos na geladeira evitando que ficassem ressecados, murchos ou que perdessem seu sabor e características originais, além de serem poucas as probabilidades de quebrarem, diferentemente dos potes de vidro utilizados na época.

Além disso, proporcionavam uma maior praticidade para a dona de casa por serem, a princípio, transparentes, o que facilitava na visualização de seu conteúdo, mantinham a geladeira organizada substituindo as embalagens abertas que eram utilizadas para guardar os alimentos garantindo uma maior higiene e conservação dos mesmos.

Método inovador de vendas

Apesar dos produtos Tupperware serem práticos e eficientes, após os primeiros anos que foram lançados no mercado, as vendas não decolaram da maneira que o inventor esperava. Isso porque nem todos entendiam muito bem como eles funcionavam.

Já nos anos 50, a vice-presidente da empresa, Brownie Wise, apostou no conceito de vendas por demonstração. Assim surgiu o método de Demonstração Domiciliar, a Tupperware Home Party, que consistia em uma reunião com amigas e familiares em casa de uma das demonstradoras, que as recebia como uma anfitriã, e apresentava os produtos detalhadamente.

Com isso, as mulheres passaram a entender como funcionavam, quais as suas utilidades, versatilidades, praticidades e durabilidade dos produtos Tupperware. A partir daí as vendas deslancharam e o conceito da demonstração domiciliar foi a chave do sucesso da empresa.

Demonstração domiciliar ao redor do mundo

A primeira demonstração dos produtos Tupperware fora dos EUA ocorreu nos anos 60 na Europa, mais precisamente na Inglaterra. Após essa demonstração, os produtos passaram a ser vendidos em mais de 15 países europeus e no continente africano, onde, inclusive, sete fábricas da empresa iniciaram suas operações.

No Brasil, os produtos Tupperware invadiram os lares em 1976 e reconhecidos pelas donas de casas como práticos, seguros, higiênicos, funcionais e muito úteis. Mas não foi só isso. O método de vendas pela demonstração domiciliar garantiu o reforço no orçamento doméstico de muitas famílias.

E, a empresa reconhecendo essa mudança no estilo de vida das mulheres que queriam ter uma renda própria, investiu (e ainda o faz) em programas de treinamento para força das vendas, incentivos financeiros e bônus, o que encorajou as demonstradoras cada vez mais a aumentarem as suas vendas e obterem sucesso.

Atualmente, os produtos Tupperware são vendidos em mais de 100 países por aproximadamente 2,9 milhões de revendedoras e para mais de 97 milhões de convidadas. O sucesso é tamanho que a cada 2,5 segundos uma demonstração Tupperware ocorre em algum lugar do mundo.

A evolução da demonstração domiciliar

Com a mudança no estilo de vida das mulheres que deixaram de serem apenas donas de casa e investiram em carreiras extra-lar, a demonstração domiciliar teve que se adaptar a essas mudanças.

A Experiência Tupperware como é chamada atualmente, deixou de ser apenas uma demonstração de produtos não ocorrendo necessariamente apenas em reuniões em casa. Com isso, as demonstradoras contam com uma maior flexibilidade para oferecerem seus produtos.

As reuniões podem ocorrem em lugares bem inusitados como durante uma aula de culinária, em um happy-hour, pós-academia, enfim. O importante é que o conceito de vendas-diretas ainda permanece o mesmo e ele é que garante o sucesso da empresa por mais de 70 anos.

Tupperware e o meio ambiente

A Tupperware durante os anos 80 e 90 lançou conceitos saudáveis de produção onde os produtos são fabricados sem prejudicar o meio ambiente, além de reciclar todo o resíduo de materiais.

A empresa garante que essas mudanças não alteram as características originais dos produtos e o comprometimento com o conceito de conservação e o não desperdício dos alimentos continua o mesmo.

Produtos Tupperware

Os produtos Tupperware vão além de tigelas, bandejas e potes coloridos lançados em 1960. Nesse mesmo ano, a empresa desenvolveu uma linha inovadora de brinquedos para crianças de até 3 anos, como o Shape-O®, educativo e divertido, que funcionava como um chocalho, mas que também auxilia na coordenação motora entre as mãos e os olhos.

A empresa ainda lançou outros produtos como o Mix’N Stor®, o Tortilla Keeper (para servir pratos étnicos) e o Instant Seal, uma linha desenvolvida especificadamente para os idosos com menor sensibilidade e agilidade tática.

Com o surgimento nos anos 80 do forno micro-ondas, a empresa lançou uma linha exclusiva de produtos como a Microwave Reheatables e a TupperWave, que eram utilizadas para aquecer e descongelar alimentos.

Ainda preocupada em facilitar a vida dos consumidores, a empresa lançou o Stack Cooker, desenvolvido para preparar uma refeição para quatro pessoas com três variedades de alimentos em apenas 30 minutos no forno micro-ondas. Já o Meals in Minutes Microsteamer foi desenvolvido para preparar uma refeição para duas pessoas em 10 minutos ou menos.

Já a linha CrystalWave™ de recipientes foi desenvolvida para armazenar produtos que podiam ser preparados no forno micro-ondas e apresentava sistema de medidas métrico em Braille. A preocupação com o meio ambiente fez com que a empresa lançasse produtos em substituição aos sacos e embalagens descartáveis como o porta-sanduíche Square-A-Way®, os conjuntos Lunch’N Bag e o Box Lunch.

Tupperware: evolução constante

Nos últimos anos, a empresa investiu em novos lançamentos como produtos de silicone, panelas de aço, panela de pressão para forno micro-ondas, facas e mais uma série de outros produtos, expandindo a sua área de alcance, além de aumentar o seu faturamento.

Além disso, criou uma linha de health products, que inclui equipamentos de ginástica, palmilhas ortopédicas, suplementos alimentares, produtos de beleza e cuidados pessoais. Dessa forma, a empresa se tornou gigante nas vendas-diretas e, em 2005, passou a ser denominada de Tupperware Brands Corporation.

A Tupperware, que não para de crescer, foi eleita pela revista Fortune em 2015 e, pelo oitavo ano seguido, a segunda marca mais admirada no segmento de utensílios domésticos.

Comentar